• Cachaça San Valle - Topo - Nilton Baresi
quinta-feira - 01/07/2021 - 21:22h
Funcionalismo

Sindicato não se entende com prefeitura e volta a fazer ameaça

A Prefeitura de Mossoró recebeu pela quinta vez este ano o Sindicato dos Servidores Públicos Municipais de Mossoró (SINDISERPUM), no Palácio da Resistência, nesta quarta-feira (30). O prefeito de Mossoró Allyson Bezerra (Solidariedade) conversou com a diretoria da entidade ao lado de equipe de auxiliares.

O prefeito destacou iniciativas que estariam atendendo os servidores, numa realidade  financeiro-administrativa crítica, em face dos problemas herdados. Já o sindicato propaga em seus endereços em redes sociais que não há avanço nas conversas, apesar das portas abertas às discussões.

Reunião serviu para prefeito traçar radiografia da relação com servidor; sindicato não sai satisfeito (Foto: Sindiserpum)

Reunião serviu para prefeito traçar radiografia da relação com servidor; sindicato não sai satisfeito (Foto: Sindiserpum)

“Tem mais de seis anos que o servidor municipal não tinha o tratamento que está tendo agora por parte da prefeitura. Salário-base em dia dentro do mês, adicionais dentro do mês, gratificações dentro do mês, plantões dentro do mês, salubridade dentro do mês e tudo pago. Há quanto tempo isso não ocorria?”, destacou o prefeito.

“Esse um compromisso que estamos tendo com os servidores e é importante deixar claro porque recebemos uma demanda de dívidas salariais em torno de R$ 12 milhões da gestão passada, caiu aqui no nosso colo. Caiu também um deficit previdenciário de R$ 231 milhões. Caiu aqui o 13º atrasado, caiu também a situação do servidor não ter o salário dentro do mês sendo pago de forma completa. Aqui, graças a Deus, os servidores estão dentro do mês com salários pagos, adicionais, 13º salário e tudo de forma completa sendo paga”, acrescentou (veja AQUI).

O outro lado

Já o Sindiserpum diz que não vê avanços e apenas cumprimento de obrigações por parte do gestor. “Em cinco reuniões com o Sindicato dos Servidores Públicos Municipais de Mossoró, o Sindiserpum, quase nada foi atendido das demandas apresentadas, em muito, se ampara o prefeito na lei federal nº 173/2020 que impede aumentos de despesas por conta da pandemia”, afirmou a entidade em seu site na Internet (veja AQUI).

“O Sindiserpum está na iminência de completar 33 anos de luta e por ele já passaram toda espécie de gestor, Alysson é só mais um. O contexto da grave pandemia associado à uma Lei Federal, utilizada como escudo pela gestão, freou neste momento uma parada de advertência. Porém a insatisfação dos servidores públicos começa a crescer. Se o prefeito está pedindo para ver a força do Sindiserpum, este momento vai chegar, pode esperar“, ameaça.

Participantes

Participaram da reunião pelo Sindiserpum, Eliete Vieira da Silva, presidente; Marleide Cunha (vereadora, PT) e diretora de Formação Política Sindical; Izabele dos Santos Aires Martins, vice-presidente; Jerônimo Emiliano Marcolino Apolinário, secretário Geral; Luiz Fernandes da Costa Filho, diretor Executivo; Vencerlina Celina Gondim de Aquino, diretora Financeira.

Pela municipalidade, além do prefeito, João Eider, secretário Administração; Humberto Fernandes, consultor Geral; subsecretário da Saúde Marcos Medeiros; Thiago Marques, assessor especial.

Nota do Blog – O Sindiserpum está no seu honroso papel de cobrar e pressionar o governo. Tem legitimidade e deve continuar sua pressão, mas acho pouco provável que tenha força mínima para liderar qualquer movimento grevista. Na verdade, quer resolver tudo na paz. A intimidação vem há meses, com promessa de greve (veja AQUI e AQUI) e acaba recuando, “esquecendo”. Assim seguirá. Anote.

O Sindiserpum foi recebido pelo atual prefeito com 18 dias do gestão (veja AQUI). De lá para cá, apesar da falta de alinhamento, já foram cinco reuniões de trabalho com a administração. Só para lembrar: A última vez em que a ex-prefeita Rosalba Ciarlini (PP) concedeu audiência aos sindicalistas foi dia 10 de maio de 2017 (primeiro ano de seu governo) – veja AQUI.

O sindicato levou mais de três anos e sete meses para voltar a ser recebido por um prefeito.

Acompanhe o Blog Carlos Santos pelo  TwitteAQUIInstagram AQUIFacebook AQUI e Youtube AQUI.

Compartilhe:
Categoria(s): Administração Pública / Política

Comentários

  1. Q1naide maria rosado de souza diz:

    Pode ter demorado a ser recebido por um prefeito, mas adiantou?

Faça um Comentário

*


Current day month ye@r *

Home | Quem Somos | Regras | Opinião | Especial | Favoritos | Histórico | Fale Conosco
© Copyright 2011 - 2024. Todos os Direitos Reservados.