Na manhã desta terça-feira, 18, foi realizada na Sala de Sessões João Niceras de Morais, a abertura do 3º período da 17ª legislatura da Câmara Municipal de Mossoró (CMM). Na sessão inaugural, o prefeito provisório do município, Francisco José Júnior (PSD), fez a leitura da mensagem anual do poder executivo diante dos 21 vereadores e da casa lotada de autoridades e da população.
O prefeito – no poder há pouco mais de dois meses – destacou o importante papel da sociedade em contribuir com a condução do governo municipal. “Encontro-me nesta casa hoje, pelo dever constitucional de apresentar as ações, planejadas e em curso da administração que assumimos em dezembro de 2013, por determinação da justiça em razão do processo vivido pelo nosso município nesses últimos meses, mas, movido pelo objetivo de fazer uma administração justa e equânime a todos os mossoroenses naturais e aos que optaram em adotar essa terra como seu lar. Tenho a consciência que administrar Mossoró é um desafio que precisa do apoio de todos”, enfatizou.
A leitura proferida pelo chefe do executivo foi norteada pela prestação de contas da sua administração nos últimos 65 dias. Francisco José Júnior apontou ações importantes, que foram tomadas com urgência, e que sustentaram seus primeiros dias na condição de prefeito. “Tracei como objetivo resolver os problemas mais urgentes e trabalhar de forma transparente informando a população sobre as nossas ações para que possamos juntos enfrentar o desafio de construir a cidade que queremos, avançando e buscando melhorias em todas as áreas”, afirmou.
Gabinete Popular
Uma das primeiras atitudes, de acordo com o prefeito, foi trazer a população para perto das tomadas de decisões através do projeto Gabinete Popular. “Convocamos a população a participar através de Projetos como o Gabinete Popular que estreita o diálogo entre o prefeito e sua equipe e as comunidades, buscando agilizar a resolução dos problemas com a participação de todos. Outro Projeto importante é o Projeto Ação no Campo que leva in loco o gestor junto ao homem do campo para ouvir o que pensam, o que sentem e o que precisam. São ações como essa que nos mostram o caminho certo de administrar com e para o povo”, disse.
O serviço da saúde pública precisava passar por transformações para atender com mais dignidade aos usuários. “Priorizamos inicialmente a saúde. Considerando o período de orçamento fechado e limitado ao aprovado para o ano em curso foi necessário estabelecer algumas contenções de despesas. Fizemos entrega de carros locados, aplicamos uma redução significativa na verba publicitária, determinamos todo o rigor na execução de despesas, buscando criar as economias para investir em áreas vitais e que necessitavam de aporte de recursos imediato, como foi o caso da saúde, principalmente para garantirmos ações importantíssimas, como será a abertura da UPA do bairro Belo Horizonte”, destacou.
Valorização salarial
O reconhecimento do trabalho do servidor também foi realizado nesses mais de dois meses de administração. O profissional da rede pública de ensino foi estimulado através da sua valorização salarial. “Antes de solicitado pela categoria cumprimos com o compromisso de implantar em janeiro do ano corrente o aumento salarial dos professores. Estamos trabalhando para ampliação da rede e da infraestrutura com a ampliação de Escolas do Ensino Fundamental e de Unidades de Educação Infantil em processo de construção para atender as nossas crianças e adolescentes, como também na aquisição de livros e material de apoio pedagógico”, mostrou o prefeito.
Na sequência do pronunciamento o prefeito falou da responsabilidade do município em contribuir com a promoção da segurança pública.
Segurança
“Outra pauta prioritária em nossa gestão é a Segurança Pública, mesmo estando constitucionalmente sob a responsabilidade do governo estadual, atentamos como prioridade. Segurança exige atitudes ágeis, renovamos o convênio com a Base Integrada Comunitária – BIC. Entendemos que precisamos de mais e apresentamos em Brasília o pleito de ampliação de mais duas unidades da BIC para a região nos bairros dos Abolições e Nova Vida. Para a zona rural estamos realizando estudo de viabilidade para a criação do Programa Guarda Rural que visa á proteção ao homem do campo”, afirmou Francisco José Júnior.
Outras duas atitudes mostram a preocupação e o zelo da prefeitura com o dinheiro público. Diante disso o prefeito planeja a realização de uma auditoria na folha de pagamento dos servidores e estabeleceu a lei da impessoalidade administrativa que impede que o prefeito faça autopromoção.
“Com coragem, na busca da otimização administrativa e na regularização da máquina pública, autorizamos a realização do censo dos servidores pela UERN, a autorização da realização da Auditoria da Folha de Pagamento. Inovamos na comunicação institucional assinando o decreto que convencionou a utilização do Brasão no lugar de símbolos de gestão. E tudo isso gera e pode gerai mais economia nos cofres públicos”, finalizou o prefeito.
Com informações da Prefeitura de Mossoró.
Nota do Blog – O vereador Tomaz Neto (PDT) quebrou o protocolo da sessão específica à leitura da mensagem, levando à galeria (local de acesso a populares), pessoas que invadiram casas no Conjunto Santa Júlia e cobram regularização de teto. Pediu integração de poderes e apoio legal, para garantir moradia a quem precisa e não afronte a lei.
“O serviço da saúde pública precisava passar por transformações para atender com mais dignidade aos usuários.“
Que transformações?
MEDICAMENTOS CONTINUAM FALTANDO!
Que transformações?
CONSULTAS SOLICITADAS O ANO PASSADO CONTINUAM ESPERANDO POR MARCAÇÃO!
Que transformações?
UBS FECHADA EM DIA ÚTIL, CADEADO NA PORTA, POVO GRITANDO DE DOR, PORQUE UMA REUNIÃO ADMINISTRATIVA ESTAVA SENDO REALIZADA.
Estão são as tranformações na saúde?
“trabalhar de forma transparente”
Trabalhar de forma transparente?
Que transparência é esta que até hoje não disse o que comprou quando Presidente da Câmara Municipal de Mossoró com quase 150 mil reais de MATERIAL DE LIMPEZA e GÊNEROS ALIMENTÍCIOS?
Só pode abrir a boca para falar em transparência quando disser o que comprou com o MEU DINHEIRO, o dinheiro dos impostos que paguei.
““Priorizamos inicialmente a saúde.”
Com esta o Zé ruela danou-se a rir.
FALTANDO MEDICAMENTOS, CONSULTAS DE 2013 POR SEREM MARCADAS, UBS FECHADA PARA REALIZAÇÃO DE REUNIÃO ADMINISTRATIVA E O POVO NA PORTA GRITANDO DE DOR E SEM ATENDIMENTO.
Eu fico a imaginar se a Saúde não tivesse sido priorizada.
Falar que prorizou a saúde só pode ser uma piada de muito mal gosto.
“apresentamos em Brasília o pleito ”
Tem coisa que só acontece mesmo em Mossoró.
APRESENTAÇÃO DE PLEITO SER MOSTRADA COMO REALIZAÇÃO.
Para de rir, Zé Ruela.
“estamos realizando estudo de viabilidade”
Agora quem está rindo sou eu.
Zé Ruela já bola no chão.
Apresentar como REALIZAÇÃO estudo de viabilidade…
KKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKK
“zelo da prefeitura com o dinheiro público”
Quando eu me lembro que quem está falando em ZELO COM O DINHEIRO PÚBLICO foi o mesmo que quando Presidente da Câmara Municipal de Mossoró comprou quase 50 mil reais de MATERIAL DE LIMPEZA.
Quando eu me lembro que quem está falando em ZELO COM O DINHEIRO PÚBLICO foi o mesmo que quando Presidente da Câmara Municipal de Mossoró comprou quase 100 mil reais de GÊNEROS ALIMENTÍCIOS sem que na Câmara funcionasse nenhum restaurante.
Quando eu me lembro que quem está falando em ZELO COM O DINHEIRO PÚBLICO foi o mesmo que aprovou a LEIDA MORDOMIA, Lei 3068, de 25/09/2013.
Pode falar em ZELO COM O DINHEIRO PÚBLICO quem assim procedeu?
A menos que o dinheiro da CMM não seja dinheiro público.
CHEGA!
Chega para evitar que o Zé Ruela morra de tanto rir.
////
A CÂMARA MUNICIPAL DE MOSSORÓ PRECISA REVOGAR A LEI DA MORDOMIA, LEI 3068, DE 25/09/2013.