segunda-feira - 30/08/2021 - 22:46h
IPVA e ICMS

Prefeitos podem acionar governo para repasse de direitos tributários

O presidente da Federação dos Municípios do Rio Grande do Norte (FEMURN) e prefeito de São Tomé, Anteomar Pereira (Babá), encaminhou ofício ao Secretário de Estado do Planejamento e das Finanças (SEPLAN), Aldemir Freire. Cobra o repasse da parcela de 25% de Imposto sobre Circulação de Mercadorias e Prestação de Serviços (ICMS), e 50% de Imposto de Propriedade de Veículos Automotores (IPVA).

Babá: presidência trabalha recebimento (Foto: arquivo)

Babá: presidência trabalha recebimento (Foto: arquivo)

São recursos arrecadados através da dívida ativa estadual, em atraso pelo Estado.

Diante do atraso nos repasses pelo Estado, prefeitos ligados à FEMURN têm solicitado que a entidade ingresse com medida judicial para garantir o cumprimento da obrigação constitucional pelo Estado, o que não tem sido descartado pelo presidente Anteomar Pereira.

“Nossa opção sempre foi pelo diálogo, mas se o diálogo não prospera ou se o que é combinado no diálogo não é cumprido, não temos outra opção a não ser buscar nosso direito na Justiça. Só não podemos é perder o que estamos perdendo diante da maior crise que estamos atravessando”, destacou Babá.

O artigo 158 da Constituição Federal estabelece que “pertencem aos municípios” 25% da receita de ICMS e 50% do IPVA arrecadados pelo estado. A falta desses repasses pelo Estado configura descumprimento de norma clara da Constituição Federal podendo ocasionar graves penalidades ao gestor responsável.

Auditoria

A pedido dos prefeitos, a Femurn contratou estudo sobre o assunto. O trabalho demonstrou, entre outras irregularidades, que o ICMS e o IPVA arrecadados pelo Estado através da dívida ativa não vinha sendo partilhado com os municípios, o que configura flagrante descumprimento da Constituição Federal.

Com base nas informações levantadas há estimativa de que só este ano cerca de R$ 20 milhões deixaram de ser repassados aos municípios.

Diante das evidências, a Femurn formalizou pedido à governadora Fátima Bezerra (PT) para que o seu governo começasse a realizar o repasse. A governadora determinou solução à Seplan, que iniciou o repasse no mês de março/21 mas não deu continuidade nos meses subsequentes. Daí a possibilidade de que haja acionamento judicial.

Acompanhe o Canal BCS (Blog Carlos Santos) pelo TwitteAQUIInstagram AQUIFacebook AQUI e Youtube AQUI.

Compartilhe:
Categoria(s): Administração Pública / Política

Faça um Comentário

*


Current day month ye@r *

Home | Quem Somos | Regras | Opinião | Especial | Favoritos | Histórico | Fale Conosco
© Copyright 2011 - 2025. Todos os Direitos Reservados.