As prefeituras do Rio Grande do Norte promoverão nos próximos dias 5 e 6 de novembro (terça e quarta-feira da próxima semana) um protesto coletivo e simbólico contra a crise financeira. A decisão foi tomada nesta terça-feira, 29, em assembleia convocada pela Federação dos MunicÃpios do Rio Grande do Norte (FEMURN).
No protesto, que faz parte do movimento SOS MunicÃpios, lançado no último dia 21, as Prefeituras terão suas sedes administrativas fechadas e sinalizadas com uma faixa preta e uma mensagem à população.
Os serviços públicos essenciais serão preservados.
Também nos dias 5 e 6, uma comissão de prefeitos, liderada pelo presidente da Femurn, Benes Leocádio, estará em BrasÃlia onde pretende visitar todos os parlamentares federais do Estado. Os prefeitos pretendem solicitar que deputados e senadores se comprometam em votar de acordo com os interesses dos municÃpios. As estratégias estabelecidas pela assembleia extraordinária da Femurn não param por aÃ.
Todos os prefeitos se comprometeram em telefonar para os deputados e senadores para exigir que votem a favor de medidas de socorro à s gestões municipais. Os gestores também pretendem procurar os veÃculos de comunicação locais para prestar esclarecimentos à população e conscientizar a respeito dos problemas decorrentes da falta de recursos financeiros.
Uma das medidas solicitadas ao Congresso Nacional é a aprovação da Proposta de Emenda Constitucional 39 que aumenta em 2 por cento a destinação dos recursos arrecadados com o Imposto de Renda e o Imposto sobre Produção Industrial (IPI) para o Fundo de Participação dos MunicÃpios (FPM).
O Movimento SOS MunicÃpios vai continuar e ser ampliado. Nos dias 11 e 12 de novembro, a Confederação Nacional dos MunicÃpios promoverá, conjuntamente com as Federações Estaduais, uma grande mobilização junto ao Congresso Nacional dos MunicÃpios.
Com informações da Femurn.
garanto a vocês tem muita prefeitura com muita gordura para queimar, ou seja com caixa abarrotado, só esperando qualquer festejo para gastar.
Boa ideia da FEMURN. Só não entendo a presença de tantos cargos comissionado e as contratações de bandas durante todo o ano, principalmente em perÃodo de estiagem. Em Patu tem adutora mais falta água e a prefeitura não está nem ai. Fica esperando pelos outros poderes. A responsabilidade é de todos.