• Cachaça San Valle - Topo - Nilton Baresi
terça-feira - 19/03/2013 - 04:07h
Descruzemos os braços

Presente que condena a Mossoró do Futuro

Mossoró, sobretudo através de suas universidades, faculdades e entidades representativas da sociedade empresarial (CDL, ACIM, Sindicato do Sal etc.), Prefeitura e Câmara de Mossoró precisa sair desse ramerrame.

Continuamos num eterno “oito” ou imersos na omissão.

Discutimos sobre nomes, abominamos o debate de ideias.

Existe uma série de fatores convergindo para profunda crise econômico-social e quase nada acontece de forma articulada para que enfrentemos essa situação.

Temos recúo nos investimentos e desemprego crescente no setor petrolífero;

Seca que é uma das maiores das últimas décadas;

Instabilidade e queda de preços na área salineira;

Baixa qualificação de mão-de-obra para os mais diversos setores;

Alta concentração de renda;

Gargalos para o crescimento econômico como falta de um aeroporto de verdade, telefonia, internet, melhores estradas, abastecimento de água;

Saúde sucateada;

Segurança pública em frangalhos;

Ameaça inflacionária.

Bote na conta, também, a própria instabilidade político-institucional. Pairam no ar indefinições quanto à administração municipal.

Tudo precisa ser posto à mesa, para uma discussão de cunho científico, com envolvimento técnico e não passional de mossoroenses e pessoas de outros centros, que possam contribuir ao bom debate.

Senhores, senhoras… descruzem os braços. Façam alguma coisa.

Essa cidade/município não pode passar mais algumas décadas funcionando ao deus-dará, à base de obras cosméticas, ações de marketing e idolatrias politiqueiras.

Todos somos responsáveis por seu crescimento equilibrado e desenvolvimento humano.

É uma obra de cada um de nós.

Se não, não haverá uma Mossoró do Futuro como preconizam em propagandas surreais.

Compartilhe:
Categoria(s): Opinião da Coluna do Herzog

Comentários

  1. weverton diz:

    Nem uma Mossoró do Futuro, e nem uma Mossoró para Todos.

  2. Nilson Gurgel Fernandes diz:

    Caro amigo;
    Concordo plenamente e acrescento ao seu eterno “oito” ou imersos na omissão que também parece Mossoró com um cachorrão daqueles bem grandão, bonitão e latidor, correndo atrás do próprio rabo para poder morde-lo. Nilson

  3. Dinarte Bento diz:

    Ratifico seus sempre lúcidos comentários sobre assuntos que envolve esse pedaço do Brasil, sempre esquecido pela classe política. As inúmeras reuniões que acontecem, sempre em busca de espaços próprios; interesses de seus grupos e nunca em busca de melhorias para o povo em geral. EX: não existe vergonha maior que o Hospital da Mulher. Pensávamos que seria pelo menos um paliativo para saúde das mulheres, mas tornou-se mais uma fonte de roubo dos “gestores” do dinheiro público. É UMA VERGONHA. Nada acontecerá porque a CORRUPÇÃO está generalizada em todos os poderes, com rariiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiissimas exceções. Talvez em outras REENCARNAÇÕES. Dinarte Bento

  4. FERNANDO fF diz:

    Se colocar tudo iso na mesa de discução, não
    sobrará tempo para os donos da cidade cuidar dos intereses de sues familiares, coisas que eles só fazem.
    E, se tudo for resolvido, o povo se libertará e, será o fim da oligarquia.

    • CALIBRE 50 diz:

      Caro,Fernando com um veradadeiro batalhão de comicionados encalacrados dentro do judiciário e em outras unidades do estado é município fica muito difícil,o CNJ deveria chegar e ver as unidades da justiça sendo feitas de comitê eleitoral,a PM que era pra fazer a segurança também está sendo usada como aparelhamento político partidário,dentro das unidades da Saude tanto do estado como do Município,é bom que fique registrado estamos vivendo em Mossoró em pleno estado democrático de direito um verdadeiro regime de excessão.
      JUSTIÇA APARELHADA,SAÚDE APARELHADA,EDUCAÇÃO APARELHADA,DENTRAN APARELHADO
      coisa de fazer inveja a qualquer SS e GESTAPO,ameaças indiretas a funcionários coisa CHOSE DE LO QUE mesmo!É só!

  5. FERNANDO fF diz:

    interesses.Digo

  6. Rui Nascimento diz:

    A Mossoró do Futuro parou no passado. E o povo? Bem, o povo está esperando a próxima eleição!
    Quando der conta do que está acontecendo, a Mossoró do passado terá ultrapassado a “Metrópole do Futuro”!
    Aliás, da tão decantada Terra do Sol, do Sal, do Petróleo e da Liberdade, parece que só sobrou o Sol, pois o Sal parece que ficou insosso, o Petróleo secou, foi transferido pra um tal de Pré e a Liberdade, bem, essa é privilégio só dos bandidos. Portanto, só sobrou o Sol, e ele que se cuide, porque senão os bandidos roubam!

  7. Inácio Augusto de Almeida diz:

    Hoje, dia 19 de março e o fardamento escolar ainda não foi distribuído.
    E olhe que estão prometendo apenas duas blusas, enquanto que cidades muito mais pobres já distribuiram com os alunos da rede municipal de ensino um fardamento completo constituído de duas blusas, uma calça, um calção, duas meias, um tênis e um boné.
    Será que não veio para Mossoró a VERBA do fardamento escolar?
    Será que Mossoró recebe menos para fardamento escolar do que cidades como S. José dos Basílios-MA?
    2014 teremos eleições.
    E em 2016, também.

  8. Francy Granjeiro diz:

    Continuamo atolados até o eixo e não vemos nada…
    Ah, o vereador Fernando Lucena falou ao Portal no Ar que o anúncio de Rosalba é mais uma tentativa de tirar votos de Dilma e Lucena comparou apoio de Rosalba ao anúncio de Micarla no ano passado É mais uma medida para tirar voto da presidente do que algo bem intencionado. Parece até aquele anúncio de Micarla de Sousa, que na ‘hora H’ anunciou o apoio a Carlos Eduardo Alves.
    Dilma sabe quem é Rosalba e a avaliação que a população tem do Governo.

  9. Ieda chaves diz:

    Senhor Inácio

    De fato Mossoró ainda distribuiu uniformes escolares por algumas razoes que passo a esclarecer:
    A) as matriculas oficialmente só concluem quando iniciam as aulas, e termos informações precisas sobre o número de alunos por respectiva faixa etária e uma condição, no mínimo, responsável, pois utilizamos recursos públicos;
    B) nao sei realmente qual a prioridade estabelecida por outros municípios, pois a gestão de cada município deve ser pautada por uma política definida a partir de um diagnostico e planejamento estratégico, no caso da Rede Municipal de Ensino a prioridade e a melhoria continua da qualidade da educação e os principais eixos sao os relativos ao apoio pedagógicos, entre outros, a formação continuada dos professores, a melhoria continua das condições de infraestrutura de apoio pedagógico, acervo bibliográfico atualizado, por isso a melhoria de nossos resultados: evasão a taxa de 0,6%; aumento de matricula, taxa de aprovação de 92%, taxa de alfabetização de 87%, IDEB de 5.1, e participação em olimpíades de matemática, Língua Portuguesa, História em que os alunos da Rede municipal tem obtido avanços e destaque em nível nacional;
    C) o processo de Registro de Preços dos Uniformes esta em tramitação como deve ser os processos no sistema publico;
    D) só estão sem uniformes os alunos que ingressaram na Rede este ano, o equivalente a mais de 700 novos alunos, pois no ano de 2012 todos os 21 mil e 400 alunos receberam, e hoje mesmo somei visitas ao longo dos ultimo dias a 15 escola e tenho o prazer de encontrar escolas organizadas, aulas com qualidade e alunos uniformizados, merenda com qualidade, alunos felizes. Aconselho voce fazer visitas as seguintes escolas: Rotary (Santo Antônio); Manoel Assis ( Boa Vista); Paulo Cavalcante (Sumaré); Marineide Pereira ( Santa Delmira); Celina Guimarães e Antônio da Graca Machado (Barrocas); só como exemplo das 99 unidades Educacionais, certamente nessa voce Vera boas praticas de educação, principalmente pelo compromisso dos profissionais da educação municipal.
    E) o senhor sabe informar qual a fonte de recursos do fardamento escolar? Eu sei, assim como sei também sobre os usos e destinos dos recursos da Educacao publica, temos Conselhos de Controle Social que acompanham e Ministério publico também.
    A propósito o senhor sabe qual foi o Ideb da cidade que o senhor utilizou como referencia? Fiz uma pesquisa e fiquei triste, pois em 2011 a nota foi 3,6, e li uma reportagem que em 2011 os alunos nao comeram uma bolacha, mesmo o município tendo recebido mais de R$120 mil para merenda escolar, qual sua opinião? Fiz uma pesquisa e fiquei certa que a nossa política educacional e mais consistente e coerente com a responsabilidade que devemos ter com os recursos públicos, notadamente os destinados a educação.
    A Educacao e responsabilidade de todos, vamos contribuir com ações concretas, nossas crianças e jovens agradecem.

    Profa Ieda Chaves
    Secretaria

    • Inácio Augusto de Almeida diz:

      Excelentíssima Secretária de Educação Ieda Chaves.
      Vamos por etapas:
      A) “as matriculas oficialmente só concluem quando iniciam as aulas”
      Não acredito que a senhora desconheça que as aulas tiveram início no dia 18 de FEVEREIRO.
      Se desde este dia até hoje a Secretaria de Educação de Mossoró ainda não tem “informações precisas sobre o número de alunos por faixa etária” isto deixa claro a total desorganização reinante neste setor.
      B) “nao sei realmente qual a prioridade estabelecida por outros municípios”
      Não é preciso saber com riqueza de detalhes quais as prioridades dos outros municípios para se adotar uma política voltada para a melhoria do ensino na nossa cidade, até porque Mossoró, como cidade muito mais rica do que S. José dos Basílios, pode adotar procedimentos mais ambiciosos no campo educacional.
      “taxa de aprovação de 92%”
      A senhora não desconhece que nas primeiras séries a aprovação é automática.
      Logicamente de 100%. Se no todo resulta uma taxa de aprovação de apenas 92% isto significa que é altíssimo o número de reprovações na rede de ensino público em Mossoró.
      “taxa de alfabetização de 87%”
      Aqui a senhora confessa que 13% dos alunos não conseguem sequer se alfabetizar.
      Para uma cidade rica como Mossoró isto é inaceitável.
      Por que não colocar estes alunos com dificuldade de aprendizagem em aulas de reforço?
      Porque isto implica na contratação de mais professores?
      A senhora fala em alunos que se destacaram nas olimpíadas de matemática, português e história a nível nacional.
      Parte a senhora para justificar o todo pela parte.
      Claro que em todo grupo existem alunos que se destacam. E aqui em Mossoró não é diferente.
      Será que estes alunos conseguiram este resultado pelo bom nível de ensino das nossas escolas públicas?
      MOSSORÓ PAGA AO SEU PROFESSORADO O PISO NACIONAL?
      Quanto ganha uma professora da rede pública municipal em Mossoró?
      Se ganha menos de 1.567 reais não está recebendo nem o piso determinado pelo Ministério da Educação e que foi amplamente anunciado pelo Ministro Aloísio Mercadante.
      O valor exato do salário de uma professora em Mossoró a senhora jamais informará.
      C) “o processo de Registro de Preços dos Uniformes está em tramitação como deve ser os processos no sistema publico;”
      As aulas começaram no dia 18 de FEVEREIRO, hoje estamos em 20 de março e o processo ainda está em tramitação?
      Será que até dezembro esta tramitação termina?
      Mais adiante a senhora diz perguntando:
      “o senhor sabe informar qual a fonte de recursos do fardamento escolar? Eu sei,”
      Já que a senhora sabe, sabe mas não diz, deve saber também o montante destinado à compra do fardamento escolar.
      Dê a conhecer o valor destes recursos.
      Isto a senhora não faz.
      Como não gosto de deixar pergunta sem resposta, para compra de material escolar os estados e municípios podem usar recursos do Fundef, do salário educação e do tesouro municipal.
      Usar recursos dos cofres da prefeitura para compra de uniforme escolar é difícil. Normalmente os prefeitos não querem gastar. Daí determinadas prefeituras só distribuírem duas blusas a título de uniforme escolar.
      Quanto a prefeitura de Mossoró vai gastar de recursos próprios na compra das duas blusas que promete distribuir a título de uniforme escolar?
      Será que estas duas blusas serão compradas apenas com recursos os do Fundeb?
      São questões como estas que os mossoroenses gostariam que fossem respondidas.
      Que Deus abençoe a todos nós.

  10. Marcos Pinto. diz:

    O RN e Mossoró em especial se contextualizam naquela parte do Hino Nacional que enfatiza: “DEITADO ETERNAMENTE EM BERÇO ESPLÊNDIDO”. Vá pra frente desse jeito!.

  11. Inácio Augusto de Almeida diz:

    O PROFESSORADO DE MOSSORÓ RECEBE O PISO NACIONAL QUE É DE 1.567 REAIS?
    HOJE, DIA 21 DE MARÇO E O FARDAMENTO ESCOLAR AINDA NÃO FOI DISTRIBUÍDO.

  12. Inácio Augusto de Almeida diz:

    PROFESSORES DO RN
    QUEM NÃO LUTA PELOS SEUS DIREITOS NÃO MERECE O DIREITO QUE TEM.
    PISO NACIONAL JÁ!
    SE NECESSÁRIO VÃO ÀS RUAS COM FAIXAS E CARROS DE SOM.
    QUE TODOS FIQUEM SABENDO O QUE ACONTECE EM RELAÇÃO AO SALÁRIO DE VOCÊS.
    O PISO NACIONAL É LEI.

  13. Cleide Sousa diz:

    Carlos, num estado onde o nossos representantes, a maioria não comparece a uma plenária que seria votado recursos do petróleo a serem destinado a Educação, e os dois que compareceram votaram contra. Já se prever o destino que teremos no futuro. Nunca em toda historia do Rio Grande do Norte, existiu tantos desmando e corrupção a mostra, sem a população poder fazer nada. O injusto age dentro da justiça e ficam impuni, isso não acontece só em nosso estado. Eles fazem as leis , E agora José?

Faça um Comentário

*


Current day month ye@r *

Home | Quem Somos | Regras | Opinião | Especial | Favoritos | Histórico | Fale Conosco
© Copyright 2011 - 2024. Todos os Direitos Reservados.