Mamografia salva vidas. Foi pensando nisso que o presidente da Assembleia Legislativa do RN (ALRN), Ezequiel Ferreira (PSDB), formalizou nesta terça-feira (28) a doação de um mamógrafo para a Liga Contra o Câncer do Rio Grande do Norte.
Além do mamógrafo digital de alta tecnologia (Selenia Dimensions, 3000 2D), foram doados uma estação de trabalho (SECUREVIEW 1200) e o sistema de orientação para biopsia de mama ereta (AFFIRM). A doação foi feita através de um convênio firmado entre as instituições.
Os equipamentos custaram aproximadamente R$ 1,7 milhão e permitirão o aumento do número de atendimentos diários de 80 para 100 exames, podendo chegar a 120, bem como o aumento da realização de biópsias com melhor qualidade, inclusive à vácuo (mamotomia).
“A doação foi possível graças a economicidade praticada na Assembleia Legislativa que pudemos colaborar com instituições que prestam relevantes serviços a sociedade. Hoje, em nome da Casa do Povo, entregamos esse aparelho de mamografia à Liga contra o Câncer. Essa ação representa um diagnóstico mais preciso e, consequentemente, mais chances de cura do câncer de mama, doença que acomete tantas mulheres. São os recursos do povo, voltando para o povo”, disse Ezequiel Ferreira, presidente da Assembleia Legislativa, ao discursar durante a inauguração do novo aparelho.
O diretor presidente da Liga Contra o Câncer, Aldo da Cunha Medeiros, destacou a importância do convênio, o formato como ele aconteceu e a sensibilidade do presidente da Assembleia Legislativa em atender a solicitação da instituição.
“Quero destacar a licitude com que esse convênio foi realizado, a importância dele no combate ao câncer de mama, visto que a precisão do aparelho vai permitir um diagnóstico mais seguro e um tratamento mais assertivo e ressaltar a sensibilidade de Ezequiel Ferreira, que de prontidão ouviu nossa solicitação e entendeu, além do tamanho do gesto da Casa do Povo ao adquirir esse aparelho tão sofisticado”, resumiu.
Acompanhe o Canal BCS (Blog Carlos Santos) pelo Twitter AQUI, Instagram AQUI, Facebook AQUI e YouTube AQUI.
Tudo errado no RN. Se a AL está doando equipamentos é por que o repasse do governo é maior do que deveria ser, assim como o repasse para o judiciário é um dos maiores percentuais do país. Não foi à toa que o des. Cláudio Santos economizou 500 milhões quando comandou o TJ do estado. Enquanto isso, o governo estadual sequer paga o reajuste dos professores. O povo é quem paga pela incompetência das autoridades do RN, um estado que se limita apenas a pagar a máquina pública, ficando entregue à insegurança, à falta de saúde e educação. Infelizmente, o estado não tem nenhuma capacidade de investimento, apesar da propaganda afirmar “que o melhor vai começar”.