• Cachaça San Valle - Topo - Nilton Baresi
segunda-feira - 03/02/2014 - 11:25h
Joaquim Barbosa

Presidente do STF destaca importância de juiz de 1º grau

Em breve solenidade, o presidente do Supremo Tribunal Federal, ministro Joaquim Barbosa, abriu as atividades do Judiciário para o ano de 2014, enaltecendo o trabalho desenvolvido para tornar mais ágeis e modernos os sistemas de informação da Justiça brasileira e enfatizando a importância da valorização do juiz de primeiro grau.

O ministro lembrou que a sessão solene de abertura do Ano Judiciário foi concebida há dez anos pelo então presidente da Corte, ministro Maurício Corrêa, “e tornou-se uma tradição que se renova a cada ano”.  O presidente da Corte citou os institutos da Repercussão Geral e da Súmula Vinculante, ressaltando que o Poder Judiciário tem passado por grandes transformações na funcionalidade de seus trabalhos – o que tem levado à redução do tempo de tramitação e do custo dos processos.

Joaquim Barbosa ressaltou a importância da independência do Judiciário com a valorização do juiz singular e dos servidores do primeiro grau de jurisdição, além do fortalecimento dos juizados especiais, e lembrou que, no ano passado, foram julgados no STF 46 temas  de repercussão geral que tiveram um impacto sobre mais de 116 mil processos sobrestados nos tribunais à espera do entendimento da Suprema Corte.

Balanço

A comemoração dos 25 Anos da Constituição brasileira e a sessão inaugural da 49ª Sessão Extraordinária da Corte Interamericana de Direitos Humanos também foram lembradas na sessão solene. O balanço dos trabalhos do Judiciário no ano de 2013 consta do Relatório Anual de Atividades, encaminhado aos ministros durante a cerimônia.

O presidente do STF agradeceu as presenças “dos ministros de hoje e de sempre do STF”, do presidente do Congresso Nacional, Renan Calheiros, do ministro da Justiça, José Eduardo Cardozo, representando a presidente Dilma Rousseff, do procurador-geral da República, Rodrigo Janot, do advogado Geral da União, Luís Inácio Adams, e de presidentes dos Tribunais Superiores e estaduais, conselheiros do Conselho Nacional de Justiça (CNJ), comandantes das Forças Armadas e representantes de entidades de classe da advocacia e da magistratura.

O ministro anunciou que, em 2014, terá continuidade o esforço da Corte em julgar processos com repercussão geral, de forma a dar resolução definitiva a diversos temas. Desejou a todos um ano produtivo e declarou abertos os trabalhos.

Do site do STF.

 

Compartilhe:
Categoria(s): Justiça/Direito/Ministério Público

Comentários

  1. Carlos Andre diz:

    O petismo evoluiu tanto de um partido politico para uma organização dogmática, religiosa que agora estão adotando uma saudação que é análogo a famosa saudação nazista, faltou só o “heil hitler”, mais no caso tupiniquim seria algo como “SALVE O BARBA”.

    Hoje ocorreu mais uma demonstração desta “mais nova modinha petista”, o petista Andre Vargas repetiu a saudação na câmara enquanto o Ministro Joaquim Barbosa se encontrava no ambiente participando da reabertura dos trabalhos daquela casa legislativa.

    Ridículo!!!!!, em outubro eles vão ver para onde eles vão com essas “estripulias”.

Faça um Comentário

*


Current day month ye@r *

Home | Quem Somos | Regras | Opinião | Especial | Favoritos | Histórico | Fale Conosco
© Copyright 2011 - 2024. Todos os Direitos Reservados.