Do Blog da Chris
Em entrevista ao programa “Cenário PolÃtico” (TV Cabo Mossoró-TCM/Telecom) dessa quarta-feira (22), o vereador Petras VinÃcius (DEM) foi questionado pela própria presidente da Câmara Municipal, Izabel Montenegro (MDB), sobre sua postura de querer sessões ordinárias virtuais (remotas) nessa poder.
Um pouco antes, a vereadora Izabel Montenegro já tinha dito ao programa “Boa Noite, Cidade”, apresentado por Wellington Morais na Rádio Difusora, qual sua opinião sobre a tentativa da oposição de realizar sessões ordinárias remotas:
– “Não adiantar ficar querendo aparecer”.
Nas mãos da prefeita
A presidente, que integra a bancada da prefeita Rosalba Ciarlini (Progressistas), defende que a Câmara Municipal só deve se reunir, mesmo remotamente, nos casos previstos no art. 77 do Regimento Interno da Casa, que é quando o chefe do Executivo manifestar desejo de encaminhar alguma matéria ou quando a solicitação partir da maioria dos vereadores, que não é o caso já que apenas seis vereadores integram a bancada de oposição.
Seis vereadores que compõem a bancada da oposição formalizaram pedido (veja AQUI) à presidência da Câmara Municipal de Mossoró, nesse dia 22, para instituição de sessões ordinárias remotas. Assinaram o documento além do vereador Petras, Raério Araújo (PSD), Gilberto Diógenes (PT), , Ozaniel Mesquita (DEM), Genilson Alves (Pros) e Alex do Frango (PV).
Nota do Blog – A prefeita Rosalba Ciarlini conseguiu um feito raro, só comparável a perÃodos de exceção no paÃs, como o Estado Novo de Getúlio Vargas e o Regime Militar de 1964: fechou a Câmara Municipal. Segue poupada de simples cobranças ou crÃticas na mais legÃtima tribuna do ordenamento institucional brasileiro: o legislativo.
Há quase um mês, ninguém abre o bico por lá. É como se não existisse uma pandemia, lixo nas ruas, buracos do centro à periferia, falta de remédios em unidades de saúde, estradas intransitáveis na zona rural e outros problemas. Mossoró parece um cantão suÃço.
A CMM definitivamente se transformou num puxadinho do Executivo. Serve à sua vontade, quando deveria representar quem os elegeu. PerÃodo dos mais vergonhosos que testemunhamos.
Que tempos sombrios vivemos. E ainda se fala que esse lugar é “terra da liberdade”. Quanta hipocrisia histórica, polÃtica e cultural.
* O Cenário PolÃtico é apresentado pelos jornalistas Vonúvio Praxedes e Carol Ribeiro.
Leia também: Câmara não faz sessão ordinária há quase um mês.
Acompanhe o Blog Carlos Santos pelo Twitter AQUI, Instagram AQUI, Facebook AQUI e Youtube AQUI.
Senhora respeitada , processada , sem condenação , Izabel sabendo que não é fácil sua reeleição , sonha em ser vice de Rosalba . Será ? Não . A vaga é de Elviro . O céu é o Senado e é pra lá, com a mesma ” organização de 2010 ” que o Sr CA vai tentar .