• Repet - material para campanha eleitoral - 16 de maio de 2024
sexta-feira - 09/12/2011 - 12:51h
Ludibriados

Previdência municipalizada apavora servidor de Mossoró

Os servidores públicos de Mossoró realizam na próxima sexta-feira (16), assembleia e ato público contra o projeto que cria a Previdência própria do funcionalismo mossoroense, o Previ Mossoró.

Será às 8h, provavelmente em frente ao Palácio da Resistência, sede da prefeitura.

De acordo com a presidenta do Sindicato dos Servidores Públicos Municipais de Mossoró (SINDISERPUM), Marilda Sousa, a proposta de criação da Previ Mossoró, feita às escondidas pela prefeita Fátima Rosado (DEM), prejudica os servidores em vários aspectos.

“O mais grave é que a composição do seu conselho contempla os trabalhadores apenas enquanto suplentes. Isso significa que os gestores terão poder irrestrito”, afirma. Ainda segundo ela, a prefeitura também quer reduzir a sua contrapartida.

“Atualmente, o servidor contribui com 11% e a prefeitura com 18%. Ela quer reduzir o seu percentual para 11%. Em suma, a Previ Mossoró já vai nascer deficitária e quando um servidor tiver que se aposentar poderá não conseguir simplesmente porque não terá dinheiro para que ele se aposente”, frisa Marilda Sousa.

Para a sindicalista, a prefeita “Fafá Rosado” agiu de má-fé ao não realizar debates sobre a criação da Previ Mossoró. “Um projeto dessa importância não deveria ter sido elaborado na calada da noite, na surdina, como foi feito. Era preciso que os trabalhadores fossem ouvidos, o Ministério Público fosse ouvido, setores da sociedade organizada, enfim, a criação deveria ter sido precedida de amplo debate, mas infelizmente a prefeita parece ignorar preceitos constitucionais, republicanos e democráticos”.

Com informações do Sindiserpum.

Nota do Blog – Os servidores devem também cobrar dos vereadores que apoiam essa pouca vergonha, um pingo de respeito à categoria. A forma como tudo tem sido conduzido é “o jeito certo” de fazer a coisa errada.

Compartilhe:
Categoria(s): Administração Pública

Comentários

  1. José Maria de Souza Luz Filho diz:

    Trabalhei na Prefeitura de Mossoró no último governo de Dix-Huit Rosado na Secretaria de Finanças , o que eu observava era que todos os funcionários desejavam que a Prefeitura tivesse a sua Previdência. Tinha um Senhor que já estava na época de se aposentar e o mesmo não solicitava devido a sua renda na época ser próxima de R$ 10.000,00 e se aposentando ficaria com pouco mais de R$ 3.000,00. Não sei como é essa previdência, mas acredito que deve ser muito melhor do que os funcionários ficassem com o desumano INSS. Agora se a Previdência não tiver da maneira que o servidor quer, acredito que o mais correto é negociar, pois na minha opinião tinha que pelo menos alguem criar a Previdência. Eu tambem já fui servidor mesmo que comissionado e provisório, tenho a certeza que nunca ficará 100% da maneira que todos desejam. É muito fácil, o melhor caminho é o servidor, sindicato negociar para o bem do servidor municipal.

  2. Daniel Dantas diz:

    Eu queria saber quem foi o gênio que ” copiou” esse projeto de previdência e de onde. E essa previdência não é melhor e nem pior do que o INSS, os dois se equivalem em ruindade. No estatuto do servidor tem um artigo que garante ao servidor a equiparação ao pessoal da ativa, pois obriga a prefeitura a fazer a complementação. Em vista de muitos servidores terem ganho a equiparação na justiça, a prefeitura correu com esse projeto nas coxas para os vereadores aprovarem de última hora.

  3. ze paula diz:

    Esse sistema de previdencia,do INSS,é um Robin Hood,ao contrário,e,o fator previdenciario,quem o inventou,tenha a maior das certezas,quando morrer,o Satanás,o receberá com festas.Homi,vá cagar!

  4. Carlos Mota diz:

    CARLOS SANTOS, Hoje no Blog O CÂMERA, O Jurista Paulo Linhares disse que o Funcionalismo Público Municipal vai se beneficiar com a “PREVI-MOSSORÓ”.
    Eu não estou entendendo e faço a seguinte pergunta: O Que a Prefeitura quer dizer com isso? “A Previ-Mossoró não terá o fator previdenciário, que atualmente é usado pelo sistema previdenciário nacional. O fator age como redutor das aposentadorias em prejuízo do trabalhador que não tenha complementado seu tempo de serviço ou não tenha alcançado a idade mínima. Esse fator faz com que na maioria dos casos, o aposentado receba menos do que ganhava na ativa.
    Na Previ-Mossoró não haverá este fator e isso assegura que o servidor se aposentará com salários integrais.”

    Pergunto: Isso quer dizer que o Funcionário Público Municipal de Mossoró não precisará atingir o tempo de aposentadoria e a idade mínima, mesmo assim Ele vai ganhar uma aposentadoria integral????
    Isso é de verdade?? Se for verdade, muitos Funcionários Municipais vão pedir para se aposentar logo logo.

    Obrigado.

    Tenha um bom dia

    Carlos Mota

  5. Jesus Divino Barbosa de Souza diz:

    Carlos,

    Estes servidores estão muito desinformados sobre este tema, veja:

    //jesusprev.zip.net/arch2011-04-01_2011-04-30.html#2011_04-10_19_16_26-129422711-0

    Se precisarem posso ajudá-los.

    Jesus

  6. valdecy Alves diz:

    Leiam matéria sobre o seminário que tratou do regime de previdência próprio realizado em Mossoró, no dia 16/12/2011, em: //www.valdecyalves.blogspot.com

Faça um Comentário

*


Current day month ye@r *

Home | Quem Somos | Regras | Opinião | Especial | Favoritos | Histórico | Fale Conosco
© Copyright 2011 - 2024. Todos os Direitos Reservados.