quarta-feira - 16/07/2025 - 08:36h
Martins-RN

Primeiro vinho do RN com registro federal é apresentado ao público

Alice, com o médico e marido Salismar Correia, apresenta seus vinhos (Foto: Sebrae)

Alice, com o médico e marido Salismar Correia, apresenta seus vinhos (Foto: Sebrae)

Embora considerada atividade ainda incipiente no Rio Grande do Norte, a vinicultura demonstra atributos e estrutura para progresso. Exemplo desse potencial vem do município de Martins, na região serrana do Alto Oeste potiguar, onde, com o apoio do Sebrae no Rio Grande do norte, acaba de ser lançado o vinho Serra de Martins, primeiro no estado com registro no Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa).

A iniciativa pioneira é da Destilaria Serra de Martins, que produz a bebida a partir de três variedades de uvas cultivadas em vinhedos na cidade serrana. São três tipos de vinhos, com edição limitada e lançados no Espaço Sebrae na 17ª edição do Festival Gastronômico e Cultural de Martins, realizado no último final de semana. Trata-se de um tinto seco – Syrah; um branco, meio seco, produzido com uvas Lorena, e um rosé suave, um blend das uvas Lorena e Vitória. Média de 80 garrafas por tipo de vinho. Degustações pelos visitantes marcaram o lançamento.

A sócia-proprietária da Destilaria Serra de Martins, Alice Monteiro conta que a apresentação do produto no Festival Gastronômico de Martins foi mais que um marco para o negócio. A empresária relata o orgulho em lançar a bebida no evento na cidade de serrana.

Sebraetec

Para a produção dos vinhos, o empreendimento contou com o suporte do Sebrae RN, por meio do Programa Sebraetec, que subsidia em 70% projetos de inovação e tecnologia desenvolvidos por pequenos e médios negócios. O trabalho começou ainda nas primeiras etapas da produção, com orientação em análise do solo, escolha do melhor momento para o plantio, até a condução da colheita.

“Além disso, recebemos suporte também na elaboração dos rótulos, pensando em valorizar não só o vinho, mas também a identidade da Serra de Martins e do nosso terroir potiguar”, detalha a empresária.

Acesse nosso Instagram AQUI.

Acesse nosso Threads AQUI.

Acesse nosso X (antigo Twitter) AQUI.

Compartilhe:
Categoria(s): Economia / Gerais

Faça um Comentário

*


Current day month ye@r *

Home | Quem Somos | Regras | Opinião | Especial | Favoritos | Histórico | Fale Conosco
© Copyright 2011 - 2025. Todos os Direitos Reservados.