A Federação das Indústrias do Rio Grande do Norte (FIERN) comemora a notícia divulgada pelo Governo do Estado no dia passado (veja AQUI), de parceria entre a indústria Coteminas e a empresa chinesa de e-commerce Shein. Haverá produção de vestuário na unidade de Macaíba, com perspectiva de 4 mil vagas de trabalho a partir de julho.
“A Federação acredita na multiplicação dessas vagas, inicialmente centradas na fábrica da Coteminas e nas oficinas de costura ligadas ao projeto Pró-Sertão no interior do Estado. Diante da qualificação do profissional que atua no ramo têxtil e das oportunidades geradas, a Fiern almeja o alcance, para o RN, dos 20 mil novos empregos como meta do setor,” assinalou em nota a entidade empresarial.
Lembrou, que a chegada da gigante chinesa é reflexo, também, das dimensões e da seriedade do programa “Pró-Sertão, do qual a Fiern orgulha-se de ser idealizadora e uma das principais fomentadoras, desde seu início. De 2013 até hoje, o Serviço Nacional da Indústria (SENAI) já investiu cerca de R$ 5 milhões em capacitação profissional para o programa.”
Oficinas
O Pró-Sertão pulverizou facções têxteis em vários municípios. Hoje, são cerca de 124 oficinas de costura em funcionamento, e só neste ano, mais de mil pessoas já foram qualificadas pelo Senai, atendendo indústrias de peso e alcance nacional, como o Grupo Guararapes.
No Brasil, facção têxtil é o nome dado às indústrias de confecções que fazem seus serviços exclusivamente para outras empresas de confecções instaladas em ambientes menores, muitas vezes familiares. O sistema de facções funciona como uma linha de produção descentralizada, que segue padrões de qualidade comuns, produzindo milhares de peças de vestuário, numa terceirização em escala, mas seguindo padrões de qualidade da marca contratante.
Acompanhe o Blog Carlos Santos (Canal BCS) pelo Twitter AQUI, Instagram AQUI, Facebook AQUI e YouTube AQUI.
Faça um Comentário