• Cachaça San Valle - Topo - Nilton Baresi
quinta-feira - 14/05/2015 - 06:08h
Mossoró

Problema de coletivo exige coragem

A Prefeitura de Mossoró resolveu enfrentar um problema que é negligenciado há décadas: o transporte coletivo urbano. Não é fácil, mas precisa ser enfrentado.

Ao longo de décadas, as governantes (isso mesmo, no gênero feminino) utilizaram arranjos e a omissão como regras. Não levaram em conta a necessidade de planejamento urbano, de mobilidade e respeito aos cidadãos.

Nesse espaço de tempo, acabaram surgindo serviços paralelos e alternativos, que na verdade atestavam a incompetência das gestoras. Serviços de mototáxi e de táxi-lotação são exemplos disso.

Taxistas fizeram movimento ontem no centro de Mossoró (Foto: Jaílton Rodrigues)

O novo governo pega o problema pronto e expandido. Depara-se com a necessidade de implantar um serviço coletivo de verdade, que atenda convenientemente à população, mas precisa equacionar situação dos mototáxis e táxi-lotação.

Ninguém sabe precisar quantos mototaxistas existem entre regularizados e clandestinos. Talvez, algo em torno de mil. Sua regulamentação advém da década passada.

Os táxi passam de 300, segundo nos adianta uma fonte da municipalidade. O táxi-lotação foi amparado em lei no ano de 1992.

Nenhuma empresa de ônibus sobreviverá, prestando pleno atendimento ao usuário, com ambiente tão conturbado.

Daí, é óbvio que a discussão precisa avançar sob critérios e primados técnicos, mas também sob o prisma social. Entretando com coragem, o que faltou ao longo de todo esse tempo.

Compartilhe:
Categoria(s): Administração Pública / Opinião da Coluna do Herzog

Comentários

  1. Inácio Augusto de Almeida diz:

    “Os táxi passam de 300”
    Isto representa 300 famílias que são mantidas graças a esta prestação de serviço.
    Simplesmente colocar os ônibus e proibir a circulação dos táxis é inaceitável do ponto vista social.
    Encontrar um meio termo é preciso.
    Por que não criar uma tarifa subsidiada para os ônibus tornando assim mais atrativo para o usuário este meio de transporte?
    O que está me deixando espantado é o preço anunciado pela prefeitura para a construção de um abrigo de ônibus, os conhecidos pontos de espera onde os passageiros aguardam sentados num banco de cimento a chegada do coletivo.
    MAIS DE 25 MIL REAIS CADA ABRIGO DE PASSAGEIRO.
    Como justificar gasto tão absurdo na construção de um banco e de uma cobertura de cimento?
    Se isto se confirmar a reforma da Praça da Saudade foi feita com gastos diminutos.
    O Ministério Público deve atentar para o custo de construção destes abrigos.
    De absurdo já bastam a construção de uma quadra numa escola municipal por mais de 611 mil reais e os 500 mil gastos na reforma da Praça da Saudade. Não vamos nem mais falar da compra de calção e camiseta para alunos das creches realizado no ano passado com gastos superiores a 600 mil reais. Cada aluno de creche recebeu apenas UMA blusa e UM calção. Quantos são os alunos das creches? Fácil imaginar o preço absurdo destes calções e camisetas pago com dinheiro do contribuinte.
    Que venham os ônibus e que permaneçam mototáxis e táxis lotações.
    Quanto maior a oferta de transporte coletivo melhor.
    ////
    QUANDO SERÃO JULGADOS OS RECURSOS SAL GROSSO?
    O UNIFORME ESCOLAR NÃO FOI ENTREGUE EM MOSSORÓ.
    UM TAC, EM 2008 FOI FEITO UM, PARA ACABAR COM A LEI DA MORDOMIA DOS VEREADORES.

  2. Rui Nascimento diz:

    Impressiona a capacidade que que Mossoró tem de ser diferente, mas diferente no sentido de tudo que é ruim! Se andarmos em qualquer cidade do porte do Mossoró, como Campina Grande, Caruaru, Juazeiro do Norte, percebe-se como o transporte coletivo funciona, pelo menos razoavelmente, nestas cidades. No entanto, aqui, é sofrível, vergonhoso, desrespeitoso com os cidadãos! É incompreenível uma cidade com trezentos mil habitantes ter 17 ônibus pra atender esse contigente de pessoas!
    Como diria minha querida vovozinha (que Deus a Tenha), figa diabo!

  3. igor jadson diz:

    Corretíssimo!

    Apoio que mossoró tenha transporte público eficiente, mas, com esses táxis-lotação fica muito difícil. sem falar da concorrência desleal, tanto para o transporte público, como para os mototáxis (que deveriam ter uma tabela fixa de preço) e aos táxis que trabalham no taxímetro.

  4. João Claudio diz:

    Em termos de transporte publico, em Mossoró a esculhambação é generalizada. Tipico de cidade de quinta categoria.

    Salve-se quem puder.

    Pensando bem, Mossoró é não é uma das 50 melhores cidades brasileiras para se viver?

    Na minha ótica e por conhecer bem este país, de Boa Vista(RR) a Porto Alegre(RS) inclusive centenas cidades do interior do país (viajando de carro próprio), Mossoró está longe de ser o que a revista afirmou.

  5. Gilvan diz:

    Sou usuário do transporte coletivo em Mossoró desde que nasci, como tal digo que: 1- Mossoró nunca teve um sistema de transporte coletivo que preste; 2- Atualmente a situação está horrível, diria que está no fundo do poço, portanto esse serviço de taxi-lotação não tem resolvido e não resolverá o problema; 3- O município mais uma vez promete que irá resolver o problema. Será?; 4- Uma coisa é certa, Mossoró precisa de uma empresa de ônibus , que, juntamente com metrô e VLT é um meio de transporte coletivo urbano em massa muito utilizado em varias partes do mundo. Assim, como cidadão que usa o transporte coletivo, se realmente essa empresa vier, se disponibilizar os ônibus necessários para atender a necessidade população, se o usuário não tiver que ficar praticamente acampado durante horas esperando os ônibus nas paradas, se não houver um aumento exagerado no custo da passagem, com certeza o usuário do transporte coletivo irá apoiar a gestão municipal. É o que penso, muito obrigado.

  6. João Claudio diz:

    Continuando, quem começou com o transporte de passageiros em Mossoró, foi um cidadão chamado Belmont. Possuía duas Kombis fazendo a linha Centro, Alto de São Manoel. Depois implantou alguns ônibus caindo aos pedaços.Com o passar do tempo,vieram outras empresas, mas nenhuma que service e fato a população.
    A quebradeira dos empresários começou com implantação do Moto Taxi , que por sua vez quebrou também o serviço de Taxi oficial.

    Hoje, só um empresario louco investiria no setor. Caso os Moto Taxistas se organizem e tomem a iniciativa de baixar o preço dos seus serviços, os empresários donos de linhas de ônibus vão a falência em menos de trinta dias.

    Serão mais mil Moto Taxista, contra um ou dois empresários.

    A meu ver, essa inclusão de vários ônibus e linhas que acontece agora, era para ter acontecido antes da chegada do serviço de Moto Taxi.

    Como não aconteceu, virou bagunça generalizada, sem perspectivas de um final feliz.

    Lembrando que em Natal não existe o serviço de Moto Taxi, e nem por isso a população está desempregada.

  7. raimundo nonato sobrinho diz:

    Primeiro seu Inácio gostaria de ouvi sua opiniao sobre municipalizar o Transporte Coletivo. O senhor sabe que defendi a municipalizaçao.
    Segundo os onibus que foram anunciados sao novos ou tem 5 anos de uso.
    Terceiro eu penso que com uma boa frota de onibus cobrindo toda a cidade. De certa forma o transporte clandestino, seja carro ou moto taxi, vai sentir, o senhor nao concorda.
    Quarto, portanto nao precisa desativar ninguém: Coloca os onibus para circular, e deixa os taxi, e moto taxi trabalhar. O mercado vai se encarregar quem pode se mantar na profissao.
    Sem onibus é que nao dar.

    • Inácio Augusto de Almeida diz:

      Primeiro, Seu Cinquentinha, me diga se já perguntou ao vereador Tomaz Neto porque ele ESCONDE a cópia do relatório da auditoria realizada na prefeitura. Você prometeu fazer isto e até hoje… Aproveite uma destas conversas de aproximação que vem mantendo com estes vereadores oposição de H e pergunte. Onde já se viu um vereador que se diz de oposição ESCONDER cópia do relatório de auditoria realizada na prefeitura? Não é possível, Seu Cinquentinha, que você ainda acredite que Tomaz Neto é vereador de oposição. Não é possível, Seu Cinquentinha, que você acredite que o Genivan Vale não tem uma cópia desta auditoria. Genivan e Tomaz são dois num só. Falam, Seu Cinquentinha, que se as conversas de aproximação que você vem mantendo derem bons resultados a santíssima trindade estará formada na política mossoroense.
      Pare com estas conversas de aproximação.
      Viu o que aconteceu com o Gutemberg. Hoje na base de apoio ao prefeito. Usa a desculpa de que o PC do B está coligado e etc e tal.
      Josué diariamente nas emissoras de rádio elogiando a saúde e dizendo que tudo está uma beleza. E quando eu disse que Mossoró não atendia todas as cidades da região, que para tudo aqui exigiam um comprovante de residência, ele respondeu que sempre se dá um jeitinho. Olhe o que conversa de aproximação faz.
      Volte para o seu reduto, Seu Cinquentinha. Você não leva jeito para adesista.
      Quanto ao transporte ser municipalizado sou frontalmente contra. Já imaginou o enorme cabide de empregos em que a empresa de transportes se transformará. Para começar, cada vereador terá direito a 100 cargos na empresa. Os vereadores oposição de H, estes terão mais. Cada um levará 200 parasitas para dentro do transporte municipalizado. Vai ser uma festa e no final a conta nós pagaremos. Isto sem contar que um pneu para um ônibus, que será adquirido através de LICITAÇÃO, custará 3 vezes mais.
      Municipalização, nem pensar.
      Vamos combinar um dia para eu assinar a minha filiação ao PSOL. Ninguém vai mesmo se eleger a nada.
      Pelo menos vamos sair pelos bairros dizendo o que o mossoroense precisa saber e que não sabe por conta das verbas de propaganda.
      ////
      QUANDO SERÃO JULGADOS OS RECURSOS SAL GROSSO?
      O COMETA HALLEY VAI PASSAR NO DIA 28 DE JULHO DE 2061.

      • raimundo nonato sobrinho diz:

        No dia 31 vamos reunir alguns filiados do PSOL num espaço em frente a antiga agencia do INSS no centro, o senhor pode comparecer e se filiar. Mais primeiro tem que se desfiliar do PMDB.

      • raimundo nonato sobrinho diz:

        Seu Inácio quando eu defendo a municipalizaçao do Transporte Coletivo é porque eu defendo uma gestao de austeridade e transparencia total, onde servidores públicos só através de concurso, e vereadores nao seriam recrutados a troco de cargos. Nao confunda alho com bugalhos.
        Eu já havia lhe falado em que se pode confiar nesta cidade. Quem apoia denunciados nao merece confiança.

  8. raimundo nonato sobrinho diz:

    Na cidade temos muitos beneficiários do transporte Coletivo, Estudantes, Deficientes, e Idosos. Por isso defendo a municipalizaçao. Será que os usuários pagantes nao sustentaria o sistema. Caso contrário entraria em açao as Secretárias de Educaçao, e Desenvolvimento Social.

  9. Everton diz:
  10. raimundo nonato sobrinho diz:

    Seu Inácio nao sei de onde o senhor tirou essa historia de conversa de aproximaçao. Nao existe nada disso. Tivemos um encontro na CM onde estava presentes várias pessoas que discutiram sobre os problemas de Mossoró. Nada mais.
    No próximo dia 30 haverá novo encontro, e o senhor pode comparecer, será o convidado do PSOL.
    Quanto ao relatório de auditoria eu também quero ver, e ler. Se o vereador me mandar o relatório eu lhe enviarei. Estou aguardando.
    Vamos ouvi o que o deputado convidado tem de novidades sobre segurança. ” Sem legislaçao e sem investimentos nao acredito em evoluçao”, mais vamos ouvi.
    raimundo.nonatosobrinho@yahoo.com.br
    8605:5254

    • Inácio Augusto de Almeida diz:

      Seu Cinquentinha
      ” Se o vereador me mandar o relatório eu lhe enviarei. Estou aguardando.”
      Seu Cinquentinha, o senhor já saiu dos cueiros? Os dentinhos já apareceram? Já. Deixou a chupeta? Já consegue andar sem o anda já?
      Está então o senhor aguardando que o Tomaz Neto lhe mande o relatório?
      Seu Cinquentinha, Tomaz Neto prefere a morte a mostrar esta cópia do relatório da auditoria.
      Não precisava ele lhe enviar. Basta lhe entregar a cópia.
      Estou sem impressora para imprimir o modelo de desfiliação partidária. Vê se consegue um para eu assinar e entregar no cartório eleitoral. Não posso ficar num partido que vai dar legenda para condenada em primeira instãncia por prática de corrupção. Não posso sequer sonhar em estar num palanque junto com condenada por corrupção. O Papa já avisou que a corrupção FEDE.
      Não vou aparecer dia 30. Não tenho nada a conversar com quem esconde cópia de realtório de auditoria. Não entendo você estar comparecendo a estas reuniões. Isto vou dizer na reunião do dia 31.
      Oposição não se faz com panos quentes.
      Distância desta gente, Seu Cinquentinha. Esta gente é como o sol da mannhã. Quando não queima, incomoda.
      Cortei o pé. Não estou ainda podendo dirigir. Dá uma passadinha aqui em casa. E veja se arranja
      um modelo de pedido de desfiliação para eu dar entrada logo na minha desfiliação.
      ///
      QUANDO SERÃO JULGADOS OS RECURSOS SAL GROSSO?

Faça um Comentário

*


Current day month ye@r *

Home | Quem Somos | Regras | Opinião | Especial | Favoritos | Histórico | Fale Conosco
© Copyright 2011 - 2024. Todos os Direitos Reservados.