• Cachaça San Valle - Topo - Nilton Baresi
segunda-feira - 03/02/2014 - 11:14h
Pobre educação

Professor mostra salário pífio em tempo de novo estádio

Bom dia, Boa tarde ou Boa noite, Carlos Santos.

Esta mensagem tem o intuito de mostrar o quanto é atrasado o Estado  do RN, em relação ao ensino, a Secretaria Estadual de Educação resolveu diminui as aulas de Geografia, passando de três para apenas duas. Hora! acredito que o Estado pensa que um professor de Geografia deve ganhar muito e trabalhar demais.

Carlos,

Isso é um absurdo com o profissional, todos os professores deverão fazer algum tipo de remanejamento para completar sua carga horário. Mas como desgraça pouca é bobagem, as escolas particulares na sua maioria adotam a estrutura curricular do Estado, como as mesmas são empresas e capitalistas várias já estão reduzindo as horas aulas dos professores de Geografia.

Não sei você tem conhecimento mais aqui na cidade de Natal várias escolas pagam algo entorno de 6.00 reais a hora aula. Isso mesmo 6.00 reais.  Mostrarei aqui quanto um professor ganha dando aula numa escola de ensino fundamental II, ou seja, do 6° ao 9° ano.

Antes desta reformulação, se o professor desse 12 aulas, três em cada turma, supondo que a mesma pague 6.00 reais, veja só o quanto ele vai receber  $ 373,52 já descontado o INSS.

Com a nova estrutura eles passam apenas para 8 aulas semanais, duas por turma. Olha como ficará R$ 226,80 – já com o desconto do INSS.

Perceba como é difícil ser  professor neste país, o trabalho continua o mesmo e o salário diminui de maneira considerável. Detalhe: teremos nós professores mais escola para ensinar, mais turmas que na sua maioria contam com um média de 30 alunos, mais conteúdos didáticos para serem trabalhados e menos dinheiro.

Alguém pode afirmar! Mas o professor pode ensinar em mais de uma escola! Correto, entretanto e o gasto com deslocamento, tempo no trânsito, estresse por andar no limite, chegando na maioria das vezes em cima da hora?

A  cada ano é mais difícil ser professor, não temos reconhecimentos do Estado, incluo os municípios e a administração federal como agentes que também não estão nem aí para a melhoria do ensino.

A população também tem uma parcela considerável de culpa, pois a mesma vive em sua maioria em um mundo de benefícios governamentais, pequeno avanço econômico que não esta atrelado ao avanço educacional e sim apenas a um crescimento bruto.

Haverá um momento em que esta realidade de falta de investimento em educação vai provocar um prejuízo social e econômico irreparável a curto, médio e longo prazos, pois educação não é estádio que se levanta em 12 meses.

Magno Elias – Professor

Compartilhe:
Categoria(s): Administração Pública / Educação

Comentários

  1. K Carvalho diz:

    Ora
    Recursos de obras não podem ser destinados à pagamento de pessoal
    Professores deveriam trabalhar melhor para fazer jus a um melhor sálário

  2. João diz:

    A falta de respeito do governo do RN para com os professores é evidente, basta dizer que a secretária de educação Bethânia Ramalho faz as mesmas promessas desde 2012 sem cumpri-las, depois diz que os professores não têm motivos para fazerem greve. Transcrevo abaixo, do site da SEEC/RN, os diferentes momentos em que o governo tentou ludibriar os professores e, por conseguinte, a educação norte-rio-grandense:

    25 de dezembro de 2012
    (…)
    Na ocasião, a Governadora anunciou medidas importantes que serão tomadas em 2013, como a liberação progressiva das promoções verticais e horizontais para os professores, a partir do mês de março; a alteração da Lei do Porte das Escolas, enviada para apreciação na Assembleia Legislativa, beneficiando centenas de gestores em todo o estado; e o cumprimento do piso salarial nacional, que está em definição pelo Governo Federal e deve ser anunciado no início de 2013.

    A secretária Betania Ramalho destacou a importância da mudança na Lei do Porte das Escolas, que é um reordenamento das escolas segundo o número de alunos. “Isso eleva a alta estima dos diretores, que terão as suas gratificações reajustadas positiva e expressivamente, na maioria dos casos. Em algumas situações, dependendo do porte da escola, o gestor terá um aumento de 100% na gratificação”, disse.

    Sobre o Plano de Cargos, Carreiras e Salários dos servidores da Educação, a Secretária anunciou que a comissão que trata do assunto está sendo retomada e reorganizada. “Até porque muitos dos integrantes já não tinham interesse em continuar. Esse plano será readequado ao Plano Nacional da categoria e à Lei do Piso”, ressaltou Betania Ramalho.
    (…)
    Aqui: //www.rneducacao.com/search?updated-min=2012-12-01T00:00:00-08:00&updated-max=2013-01-01T00:00:00-08:00&max-results=15

    12 de janeiro de 2013
    (…)
    “Também estamos montando um cronograma para a implantação das promoções verticais, que será anunciado no início do ano letivo. Já em relação às progressões horizontais, este ano, todos os professores irão subir uma letra. A partir daí, serão feitas as avaliações para a implantação de novas progressões.”, completou Rosalba Ciarlini.
    (…)
    Aqui: //www.rneducacao.com/2013/01/governadora-anuncia-aumento-de-797-para.html

    26 de agosto de 2013
    (…)
    Na reunião, foi anunciado que até outubro o governo encaminhará para a Assembleia Legislativa o projeto de lei que altera o porte das escolas, aumentando o valor da gratificação dos diretores e vice-diretores, assim como o projeto de lei das promoções horizontais, que autoriza o governo a conceder uma letra aos professores.

    Outro ponto discutido foi a alteração de dois artigos do Plano de Cargos, Carreiras e Salários do Magistério Estadual. Esses artigos tratam de regras para promoção e mudanças na jornada de trabalho, devido à implantação do terço da hora atividade para planejamento. A proposta de alteração também deve ser enviada para a Assembleia. De maneira geral, houve entendimento entre os que participaram da reunião e a expectativa é que o fim da greve seja oficializado na próxima assembleia sindical.

    (…)
    Aqui: //www.rneducacao.com/2013/08/secretaria-da-educacao-retoma-dialogo.html
    24 de janeiro de 2014
    (…)
    Na ocasião, a chefe do Executivo Estadual também anunciou a adição de uma letra (progressão horizontal) a partir de março a todos os professores e especialistas, bem como autorizou o pagamento do terço de férias a todos os servidores do quadro da Secretaria da Educação e adiantou que encaminhará para a Consultoria o projeto de lei que altera o porte das escolas da rede estadual. Os projetos serão encaminhados à Assembleia Legislativa tão logo o ano legislativo seja iniciado.
    (…)
    Betania Ramalho ainda declarou que a alteração do porte das escolas é incide na gratificação dos diretores, de acordo com o tamanho das escolas. Pela nova proposta da governadora, os diretores terão a gratificação atual dobrada em praticamente todos os portes. Além disso, os diretores das Diretorias Regional de Educação (Dired) também receberão aumento na gratificação. “Isso é um reconhecimento muito importante para aqueles que contribuem efetivamente para o fortalecimento da educação”, encerrou a secretária.
    Aqui: //www.rneducacao.com/2014/01/governadora-anuncia-reajuste-progressao.html

  3. Geraldo Fagundes diz:

    Desculpe-me Senhor K Carvalho, mas o professor esta corretíssimo. O que ele quis dizer é que, antes das obras faraônicas e desnecessárias, o governo, seja municipal, estadual ou federal, deve investir pesado na educação. O maior exemplo disso são os governos do Japão e China que ha menos de cinco décadas seus povos viviam na miséria e chegavam a comer apenas arros (China). Os governos investiram tudo que podiam na educação e hoje a China é a segunda maior potencia do mundo e o Japão, a terceira. Mas para que o povo seja educado, o educador tem, acima de tudo, ter conhecimento, cursar boas faculdades e ganhar um bom salario como estimulo para desempenhar a sua função.
    No Brasil, isso não acontece e o mundo la fora não entende o por que. Ja o brasileiro entende perfeitamente, haja vista que se contenta com pão e circo, carnaval e futebol. Isso é o bastante para a grande maioria. Exceto, para meia duzia que de pessoas que raciocinam, inclusive, eu e o professor. Infelizmente você não faz parte das pessoas que enxergam o futuro. Ou tentam. Sinto muito.

  4. lindomar diz:

    Desculpe-me pois sou leigo neste assunto, más o professor ganha hora/aula ou salario fixo?

  5. Geraldo Fagundes diz:

    -…chegavam a comer apenas ARROZ. Desculpem o erro.

    Apenas para concluir o comentário anterior.
    A indignação do professor não é um caso isolado no Rio Grande do Norte. Isso acontece em todo o Brasil.

    O erro parte do governo federal que não tem e nunca teve o menor interesse em investir na educação. Isso é publico e notório

    Abs.

  6. Antônio Damasceno diz:

    Sinceramente, não compreendo o texto do professor. Ele culpa o governo por ter sua carga horária diminuída, e porque ganha na rede privada 6 reais por hora aula? Bem, sobre esses fatos, o que o professor não percebe é que ele está sendo vítima da instituição em que trabalha. Ganhar 6 reais por hora aula é uma vergonha. Segundo, a Secretaria do Estado apenas determina uma carga horária mínima por disciplina, mas a Escola é, segundo a LDB, é livre para construir seu próprio currículo junto com os professores. Logo, as escolas estaduais têm obrigação de seguir o currículo da Secretaria porque fazem parte da rede estadual, o que não acontece com as escolas particulares. Trabalhei em escolas privadas e, mesmo a Secretaria determinando 04 aulas por série no Ensino Médio para suas escolas, chegava a ter 10 aulas por semana numa mesma série. Como se pode ver, o que é dito não tem razão de ser. Outro aspecto importante é que, ao longo dos anos, o currículo do Ensino Médio tem inchado, e para que se possam ser incluídas novas disciplinas, outras têm de diminuir a carga horária. Fico me perguntando com que mais culparão a Governadora. Não sou defensor dessa senhora. Mas é visível que nos últimos anos o Estado mudou a forma de tratar a Educação. Colocou uma técnica, e não um político como secretária; aumento significativo no salário do professor; implantação do sistema SIGA nas escolas e outras questões que são visíveis. É necessária uma geração para mudar a educação de um país. E essa greve, é por que mesmo? Alguém poderia elencar a principal pauta de reivindicação de todas as greves na educação no RN de José Agripino a Vilma de Faria? Então verá a diferença!! Abraços!

    • Prof. José Luiz diz:

      Caro Antonio Damasceno.
      Gostaria que voce explicasse, ou proprio governo que aumento significativo e esse que tanto se vocifera
      por aí, uma vez que não timemos nem seque (0,1%) além do que a lei do piso nacional dos professores exige.
      portanto, ela está apenas cumprindo a lei (coisa que nem sempre e fato em seu governo). Ademais, analisemos o reajuste salarial do piso: Em 2010, a correção do piso foi de 15,87%, em 2011 a correção foi 11,85%, em 2012 de 22,22%, em 2013 de 7,97% (calculado obtivemos 57,91%) e em 2014 será 8,32% .
      Porque o governo não aplica nada a mais do exige a lei?
      Prof. José Luiz

  7. João diz:

    Antônio Damasceno,

    ” …Mas é visível que nos últimos anos o Estado mudou a forma de tratar a Educação. Colocou uma técnica, e não um político como secretária; aumento significativo no salário do professor; implantação do sistema SIGA…”

    Olha se você for mais atento a outras informações vai ver que o “aumento significativo no salário” foi decorrente da Lei do Piso do Magistério. Portanto, estados e municípios são obrigados a conceder. Entretanto, aqui no RN, com relação as escolas estaduais, isso só foi possível depois da greve de 2011 – uma das maiores greves do magistério.

    Além disso, acredito que o fato de termos tido uma técnica à frente da SEEC não mudou muito a nossa educação. Os fatos não deixam mentir:

    – Greve dos professores do estado chega ao fim – 20 de Julho de 2011 (//tribunadonorte.com.br/news.php?not_id=189536)

    *Governo do RN paga pior salário do Brasil ao professor 27/03/2013 (//blogcarlossantos.com.br/governo-do-rn-paga-pior-salario-do-brasil-ao-professor/)

    *RN: Falta de professores leva alunos a “rodízio” de aulas (//portal.aprendiz.uol.com.br/2013/03/21/rn-falta-de-professores-leva-alunos-a-%E2%80%9Crodizio%E2%80%9D-de-aulas/);

    *Teto de escola estadual desaba no RN; ninguém ficou ferido
    Do UOL, em São Paulo 06/12/2013 (//educacao.uol.com.br/noticias/2013/12/06/teto-de-escola-estadual-desaba-no-rn-ninguem-ficou-ferido.htm)

    *Forro do teto cai durante aula e provoca pânico em escola de Acari/RN – 31 de outubro de 2013 (//www.folhadepedragrande.com/2013/10/forro-do-teto-cai-durante-aula-e.html);

    *UMARIZAL/RN: Forro desaba e direção suspende aulas na Escola Estadual Paulo Abílio; Pais e professores planejam manifestações – 11/06/2013 (//gardeniaoliveira.blogspot.com.br/2013/06/umarizalrn-forro-desaba-e-direcao.html)

    *Aluno de 16 anos leva tiro na perna em frente a escola em Mossoró, RN;
    *Aluna é morta dentro de escola no interior do RN; suspeito suicidou-se;
    *Aluno de 14 anos leva três tiros ao lado de escola na zona Norte de Natal;
    *Aluna tenta matar professora em Natal, é agarrada e atira no próprio pé
    *Adolescente de 17 anos é executado na porta de escola na Grande Natal;
    *Por ciúmes, adolescente de 16 anos mata rival em sala de aula no RN (aqui: //g14.com.br/aluno-de-16-anos-leva-tiro-na-perna-em-frente-a-escola-em-mossoro-rn/)

    *Professor comete suicídio dentro da sala de aula na cidade de Macau/RN.(//ideias-efatos.blogspot.com.br/2013/12/professor-comete-suicidio-dentro-da.html#.UurqF_ldWSo)

    *Estudante grava novo vídeo mostrando problemas em escola do RN (//blogdobg.com.br/estudante-grava-novo-video-mostrando-problemas-em-escola-do-rn/)

    A única coisa nesses três anos que Bethânia Ramalho pode apresentar como algo realmente idealizado e colocado em prática pela secretaria é o SIGEDUC. Entretanto, a Secretária deve estar agradecendo a greve está acontecendo neste momento porque senão todos estariam vendo os problemas que o tal sistema está causando: dificuldades para realizar as matrículas (problemas com internet ou de recursos humanos); falta de informação por parte de alguns usuários; ausência de vagas em várias instituições de ensino; e o pior, algumas escolas ainda não iniciaram as aulas porque o sistema não deixou turmas serem formadas, não confirmou renovações ou não fechou o ano letivo de 2013.

    Com relação a tua pergunta:”E essa greve, é por que mesmo?” Sugiro que você dê uma olhada no site do SINTE (aqui //www.sintern.org.br/noticias/visualizar/2673) e no meu comentário anterior, onde apresento uma série de promessas não cumpridas por esse governo.

  8. Inácio Augusto de Almeida diz:

    Imagione se este professor fosse do MAIS EDUCAÇÃO, que ano passado recebia o salário de 240 reais.
    Depois de muita grita nossa aqui passaram o salário do professor do MAIS EDUCAÇÃO para 300 reais.
    Se o Ministério do Trabalho sabe disto?
    Claro que sabe.
    O Ministério do Trabalho sabe até que nas cidades da Zona Norte do Ceará não existe um só padeiro, garçon, cozinheiro, arrumadeira ou churrasqueiro que ganhe mais de 300 reais e tenha a carteira de trabalho assinada.
    Mas não vamos fugir do assunto do tópico que é EDUCAÇÃO.
    Como a Secretária de Educação, em comentário postado neste blog escreveu que o FOCO, eu adoro esta expressão FOCO, é na qualidade da Educação, aí está o resultado do FOCO na EDUCAÇÃO em Mossoró em 2013:
    “Alunos Premiados – OBMEP 2013
    Estado: RN
    Prêmio: Certificado de Menção Honrosa
    Nota: Listagem dos alunos por ordem decrescente de nota.
    Nível 1
    Nome Escola Tipo Município UF Menção
    1 GABRIEL ROCHA DOS SANTOS ESC MUL JOAO XXIII ENSINO DE 1 GRA M NATAL RN Sim
    2 JOAO VICTOR BRAZ COSTA ESC EST JOSE FERREIRA DA COSTA E RAFAEL FERNANDES RN Sim
    3 MARIA LUIZA DOS SANTOS DANTAS ESC EST DR MANOEL VILLAÇA E NATAL RN Sim
    4 DANRLEY FREIRE DA COSTA EM AUTA DE SOUZA M MACAIBA RN Sim
    5 LETICIA HENRIQUE LEITE DA SILVA EM VICENCIA CASTELO M TIBAU DO SUL RN Sim
    6 AUGUSTO CESAR DA SILVA CARVALHO EE PROF FRANCISCO BARBOSA ENS 1 E 2 E SAO JOSE DE MIPIBU RN Sim
    7 DJAVAN COSTA OLIVEIRA EE FRANCISCO ANTONIO DE MOURA E PILOES RN Sim”
    ///
    Cadê o resultado do FOCO, lindo este FOCO, na EDUCACAÇÃO EM MOSSORÓ?
    Mossoró perdeu para Natal, Rafael Fernandes, Macaíba, Tibau do Sul, São José de Mipibu e PILÕES.
    Com FOCO e tudo Mossoró perdeu nas Olimpíadas Brasileiras de Matemática, fase estadual, quando a disputa é apenas entre alunos do RN, para municípios do porte de RAFAEL FERNANDES, TIBAU DO SUL E PILÕES, SÃO JHOSÉ DE MIPIBU, isto sem contar que perdeu para a riquíssima MACAÍBA.
    Mossoró não era para perder nem para NATAL.
    Eu desafio a Seceretaria de Eduação e o Prefeito Provisório para que seja feita uma avaliação nos alunos da quinta série a nível de alunos da terceira série.
    Os alunos da QUINTA SÉRIE em Mossoró não sabem multiplar e dividir, não conseguem ler e entender um texto.
    Será que é por causa do FOCO?
    /////
    É POSSÍVEL MELHORAR A QUALIDADE DO ENSINO NAS ESCOLAS PÚBLICAS DE MOSSORÓ SEM DESPESA ADICIONAL.
    É POSSÍVEL MELHORAR A MERENDA ESCOLAR SEM DESPESA ADICIONAL.
    BASTA SABER GERENCIAR OS RECURSOS DISPONÍVEIS.

Faça um Comentário

*


Current day month ye@r *

Home | Quem Somos | Regras | Opinião | Especial | Favoritos | Histórico | Fale Conosco
© Copyright 2011 - 2024. Todos os Direitos Reservados.