Numa longa peça de propaganda que começou a ser divulgada em emissoras de televisão, o Governo Rosalba Ciarlini (DEM) faz balanço de três anos de gestão e garante, que o RN “está no rumo certo”, com suas contas equilibradas.
Na contramão do que divulga à melhoria de sua imagem, os números do Demonstrativo da Despesa com Pessoal, 3º quadrimestre de 2013, que o próprio Executivo relatou, revela que o Estado ultrapassou o limite prudencial imposto pela Lei de Responsabilidade Fiscal (LRF).
Atingiu R$ 3.298.767.266,91 em despesa com pessoal para fins de apuração do limite, com Receita Corrente LÃquida de R$ 6.868.758.196,78.
Isso representa um percentual de 48,03%. A LRF estabelece limite prudencial de 46,55% e um limite legal de 49%.
A propaganda do Governo é farta em informações conflitantes e inverÃdicas, como chegar a ponto de listar o Hospital do Câncer de Mossoró, obra da iniciativa privada, como empreendimento seu.
Na Saúde e na Segurança Pública, os exemplos de excelência causam torpor e indignação a quem precisa dos serviços e se deparar com outra realidade.
Um leque de obras tocadas pela União também são apresentadas como iniciativas do Estado.
Mas não para por aà o surrealismo.
É um Rio Grande do Norte para inglês ver.
Não vi a propaganda ainda,mas,se fizer algum relato sobre “saúde e segurança” como conquista dos norte-riograndenses,teremos que avaliar melhor nossos conceitos,pois tudo ao nosso redor deve está de ponta-cabeça.
Senhores,deixem de brincar com a nossa capacidade de ainda pensar,discerni.
Que vive precisando de atendimento no hospital da solidariedade,quem trabalha sabe o que falta lá!Precisa que o governo faça o repasse direito para manter a instituição com portas a abertas. o que estão reivindicando por la e a falta de repasse ou estão achado que so porque ajudou comprar a maquina. não precisa mais de repasse QUE DE DIREITO DO GOVERNO AJUDA!!!
Cada um Vê e entende da maneira que acha melhor as ações dos governantes. Todos os governos fazem a propaganda valorizando o seu trabalho, é claro. A coca-cola nos diz diariamente que é uma grande invenção, os paÃses que fabricam armas são os mesmos que “fabricam as guerras” caso contrário, onde vender armas.
Têm gente se lembrando de “virma” como salvadora do nosso rico RGN.
Uma coisa é certa tá na hora de colocar frente a frente “virma e a rosa” para comparar os três primeiros anos de governo das duas, quem se habilita ????????????????????????
Comparar o que? Cê tá doido? A MentiRoza não fez NADA, só atrapalhou… Ela dê graças aos projetos que “Virma” deixou, senão seu desgoverno seria ainda pior, Ela deveria ser comparada a Micarla que foi com certeza menos maléfica do que essa rosalba (minúsculo mesmo) que está aÃ.
O pior de tudo é que, se colocasse no embate eleitoral qualquer um de nossos antigos ex-governadores contra rosalba só terÃamos um empate “técnico” talvez entre esta e geraldo melo.
Boa tarde, Carlos!
Vi o vÃdeo que faz a propaganda institucional do Governo de Estado e, pelo que vi, não há irregularidade, quando introduz a peça com a expressão “investimento públicos e privados”. O que acho estranho é a opinião de que o governo está trazendo para si obras da União. Essas obras, embora financiadas pelo Governo Federal, são tocadas pelo governo do estado, a exemplo da Complexo Viário do Abolição. Espanta-me como a mÃdia tem procurado nesses três anos desqualificar o trabalho do governo. Agora pergunto: quem financiou a Ponte de Todos, em Natal? Quem financiou as adutoras no governo Garibaldi? Quem financiou a barragem da Santa Cruz, em Apodi; e a de Upanema? Quem pagou a reforma do aeroporto Augusto Severo, no governo Garibaldi? Até onde sei, o nosso pacto federativo, não possibilita que o estado tenha poder de investimento, principalmente desse porte. Logo, meu caro Carlos, todas essas obras foram feitas com o dinheiro da União ou, com a privatização da Cosern, mas ninguém diz que as obras não pertencem a esse ou aquele governo. Aliás, foram com elas que a dona Vilma e o sr. Garibaldi se elegeram e se reelegeram. Não estou aqui como advogado de defesa, mas fico me perguntando: se, à época, houvesse redes sociais, os Governos Garibaldi e Vilma não teriam a mesma popularidade do Governo Rosa?
Boa pergunta! se, à época, houvesse redes sociais,como seriam os Governos de Garibaldi e Vilma?
O que acho estranho Sr. Damasceno é que nenhum dos projetos em andamento “com recursos da União” foram desenvolvidos pelo governo de Rosalba.
Sr. João,
Não tenho conhecimento a respeito, mas sei de uma coisa: as obras estão andando. Não concordo com governos que esquecem o que seu anterior fez ou não concluiu. O fato é que tudo isso é dinheiro do contribuinte, e tem de ser respeitado. Mas algo tem de ser dito e é verdade: Rosalba encontrou o estado falido. Digo isso porque, à época, no último mês de governo do sr. Iberê, o estado não tinha dinheiro pra pagar a folha. Foi preciso pedir emprestado ao Tribunal de Justiça. Aà fica claro mais um absurdo: como um poder tem tanto dinheiro assim, a ponto de emprestar para pagar a folha de um estado como o nosso? Sr. João, a resposta maior, para mim, é como está sendo tratada a educação no estado. Sei que há muitos gargalos ainda, mas quando uma categoria resolve entrar em greve que não seja por salário, como foi a última greve, significa que estamos no caminho certo. Fui professor do estado durante dez anos, passei pelo governo Garibaldi e pelos governos de Vilma, e todos os anos houve greve e, sempre, por salário. Talvez se diga que seja consequência do Piso Salarial dos Professores. É fato. Mas se o governo não quisesse até hj, como em alguns estado, não estaria pagando. Sei que está fazendo mais que a obrigação. O problema é comparar a dois governos que nem isso fizeram. Posso dizer claramente que os governos Vilma e Garibaldi foram um atraso ao nosso estado quando se trata de educação. Hoje a secretaria está entregue a uma técnica competente e corajosa que é a Betânia Ramalho. E se temos um sindicato que diz o contrário, sabemos que é fruto do aparelhamento partidário desses sindicatos. Sejamos honestos e me responda, sr. João: em que o estado do RN está diferente dos governos Vilma e Garibaldi? Segurança? Saúde? Educação? Moradia? Nada é diferente. a diferença, sr., é que antes não tÃnhamos algo poderoso como as redes sociais, e nem uma mÃdia que torce sempre contra alguém cujo o único problema, para ela, é ser MOSSOROENSE.
Verdade.
Muito bem, senhor Antonio Damasceno. Falar mal do Governo da Rosa nas redes sociais virou robe, não é possÃvel que esse público não veja nada positivo neste governo?
Sra. Rita,
Interessante a observação, mas não nos esqueçamos de que toda mÃdia vem de um único lugar: Natal. O fato até hoje é que a burguesia natalense não admitiu que uma mossoroense de fato tenha assumido o palácio Potengi. A senhora ouviu alguém de Mossoró ou outra cidade que começou tudo isso? Creio que não. Lembro do recente caso do repórter da Band. O agressor havia recebido 150 reais para fazer baderna durante as manifestações. De quem? Faça-me rir!! Aqui, sr. Rita, não deve ser diferente! Há um grupo que tenta a todo momento criar situações contra o governo. E isso é fato!! Ora, vi recentemente, que o MP entrou com pedido de improbidade contra a governadora quanto à situação em que se encontrava o SEDUC. Meu Deus, quando a situação desses estabelecimentos foram diferentes? E quando o MP pediu o mesmo para outros governos, desde a sua criação, em 1988? Nunca!! O sindicato da educação pediu o impeachment da governadora. Quantas vezes, em situação bem pior, pediram o impeachment de Vilma ou de Garibaldi? Sra. Rita, em 2002, passei no concurso para professor do estado, à época, o então governador, sr. Garibaldi, havia decretado que até a conclusão do meu estágio probatório, iria receber como nÃvel médio. O que a sra. acha disso? As adutoras do sr. Garibaldi foram construÃdas à s custa de centenas de famÃlias que foram demitidas sumariamente da COSERN, quando foi vendida. No governo Vilma, foram 8 secretários de educação. E oq eu houve de diferente? Nada. As greves anuais que eram abafadas pelo PT no SINTE-RN, aliado da então governadora. Fora a ponte, o que foi feito em Natal no governo Vilma? Foram o viaduto perto do Arena das dunas, o que foi feito no governo Garibaldi em Natal? Rosalba não fez excelente governo. Isso é certo! Mas creditar a seu governo tudo de ruim que existe no estado é um absurdo. Talvez porque os barões da politicagem não tiveram “vez” em seu governo. Ah, sim, quase me esquecia: ao sair da prefeitura de Mossoró, Rosalba deixou quase 70% de esgotamento sanitário. Pergunte a cada um deles quantos metros de esgoto construÃram em Natal? Natal, junto a Maceió, são as capitais nordestinas que menos têm esgotamento sanitário: menos de 30%. Agora veja o que está sendo feito e quais as consequências disso. Abraço,