terça-feira - 22/07/2025 - 12:36h
Está escrito

Qualquer um será alcançado pela “democracia” do STF

Arte ilustrativa produzida com recursos de Inteligência Artificial para o BCS

Arte ilustrativa produzida com recursos de Inteligência Artificial para o BCS

Testemunhando esse arremedo de democracia em que vivemos, logo vem à memória um conceito magistral sobre o tema, cunhado por Millôr Fernandes:

– “Democracia é quando eu mando em você, ditadura é quando você manda em mim.”

O protagonismo judicial invadiu a seara da política e mexe com todos os brasileiros. Assuntos de governo, de Estado e da rotina nacional estão totalmente tutelados por excessos de quem devia dar limites. “O poder corrompe e o poder absoluto corrompe absolutamente”, lembra o Lord Action.

Alguns gargalham e vibram, outros rosnam e espumam de ódio.

Mas quase ninguém reage de forma racional. Vivemos num país dividido, de manadas ensandecidas e sentimentos primitivos que prevalecem em relação ao bom senso e respeito comum.

Quem ousa raciocinar e ponderar, pedir o mínimo de equilíbrio e zelo à Constituição, é desprezado ou enxovalhado moralmente. Típico argumento dos sem argumento.

O que ocorreu com Lula da Silva (PT) lá atrás, com turbas do contra e a favor, repete-se com Jair Bolsonaro. Quem chorava, agora dar risadas; e vice-versa.

Um ex-presidente sem qualquer condenação transitado em julgado ganha tornozeleira, é impedido de falar, de usar suas redes sociais e de ser entrevistado. Conteúdo seus já veiculados em suas mídias também sofrem garroteamento.

Por tabela, a imprensa não pode entrevistá-lo. Um réu em processo judicial gravíssimo que trata sobre denúncia de trama para golpe de Estado, simplesmente deixa de ser fonte e tem suprimido o amplo direito à autodefesa.

Amanhã, qualquer um será alcançado. Uns vão rir, outros chorar. E seguiremos sem aprender as lições que casos como esses deixam espalhados por aí, na própria superfície dos acontecimentos.

P.S – Millôr Viola Fernandes foi desenhista, humorista, dramaturgo, escritor, poeta, tradutor e jornalista brasileiro. Nasceu em 1923 e faleceu em 2012 no Rio de Janeiro. Gênio, que se diga.

Acesse nosso Instagram AQUI.

Acesse nosso Threads AQUI.

Acesse nosso X (antigo Twitter) AQUI.

Compartilhe:
Categoria(s): Opinião da Coluna do Herzog / Política

Comentários

  1. FRANSUELDO VIEIRA DE ARAUJO diz:

    O jornalismo de ocasião, contínua sua obsessiva sanha , sobretudo na tentativa de malversar a realidade, em especial quando repetir ladainhas, conquanto manifestas falsas simetrias, as quais respeitosamente nos levam indagar.

    QUANDO da fraude processual chamada Lava Jato, quais dos filhos de Luiz Inácio LULA da Silva, estava fugitivo no exterior tentando contra nossas instituições de Estado, contra os interesses econômicos do nosso país e, sobretudo contra a soberania Nacional…?!?

    QUANDO da farsa jurídico/midiática chamada Lava Jato, quantas vezes o Partido dos Trabalhadores e o Então investigado LULA, AFRONTOU publicamente, ameaçou de agressões as mais variadas, pediu intervenção Militar e pediu , através do Senado Federal, Impedimento dos Ministros do S.T.F…?!?

    Quantas vezes LUIZ INACIO LULA DA SILVA, usou da sua condição de Líder popular para arrebanhar seguidores Odientos e violentos para ameaçar, constranger e perseguir juízes, investigadores,.polícias federais e ministros do S T.F…?!?

    Quantas vês o Lula removeu Delegados, Promotores juízes e investigadores para que investigações não tivessem seu curso normal em face da sua família, amigos e parentes mais próximos…?!?

    Quanto vezes o líder popular Luis Inácio LULA da Silva, usou e abusou da sua vó ficão de líder popular para fugir da prisão buscando a interferência demostrou país em nosso judiciário, em nossa relações econômicas e nossa relações de estado e diplomáticas…?!?

    Em fim, teríamos mais um sem número de outras respeitosas indagações ao pessoal da extrema direita , que conforme se verifica, continuam tentando justificar o injustificável e explicar o inexplicável, especialmente na defesa de um marginal, da sua familicia e dos inconfessáveis interesses de ordem patrimonial, econômica e inclusive geo política, que fazem questão de manipular e esconder indefinidamente…!!!

    Afinal, quem se elegeu fazendo escolas de fraudes, mentiras, picaretagens e milhões de idiotas e robôs seguidores, ainda latentes através do Gabinete do Ódio que comporta,inclusive nossa manjada imprensa corporativa , nada mais ” natural” que tentar faturar com a continuidade do simulacro e da farsa…!!!

    CAPITCHE…?!?

  2. Lair Solano Vale diz:

    Perfeito Sr editor.
    O Brasil precisa vencer essa batalha desaparecendo do noticiário as figuras do Lulaesbanja e do Sr Bozó e sua oligarquia .
    Que venha Caiado e outros bons brasileiros.

  3. Franklin Filgueira diz:

    É importante para a sociedade que os criminosos paguem pelos seus delitos na forma da lei. Culpar o judiciário por estar punindo alguém que deva ser mesmo punido, dentro da lei, me parece fora do propósito democrático.

  4. Marcos Pinto. diz:

    O Millor Fernandes foi um gênio da intelectualidade brasileira. Pena que seus escritos e Charges estão entregues ao Olvido.

  5. Pedro Rodrigues diz:

    A diferenca entre prender alguem por uma visita a um apartamento que pensava em comprar, e planejar dar um golpe de estado matando lideres da oposicao eleitos, juizes do STF, e prendendo quem pensar diferente esta alem do abismal.

    Reflexao rasa que so um pires emborcado.

Faça um Comentário

*


Current day month ye@r *

Home | Quem Somos | Regras | Opinião | Especial | Favoritos | Histórico | Fale Conosco
© Copyright 2011 - 2025. Todos os Direitos Reservados.