domingo - 12/04/2020 - 15:12h

Quatro de abril – o limite de uma saga pré-eleitoral

Por Gutemberg Dias

O Coronavírus é a pauta do momento. Mas, a terra, que não é plana, continua a girar e os seus giros nos impele a continuar tocando nossas vidas, mesmo com severas restrições. O tempo vivido agora não é como o de antes e o depois, certamente, será diferente do tempo de hoje.

Na política não será diferente. Passamos na última semana pela agonia de fechamento de um dos prazos eleitorais com vistas as eleições municipais de 2020, ou seja, o prazo de filiação para aqueles que desejam concorrer nas eleições vindouras se encerrou no último dia 4 de abril.

O período que antecedeu esse dia foi cheio de surpresas e, sobretudo, de atitudes imorais e não republicanas no intuito do fechamento das nominatas partidárias. Na realidade a luta por nomes para compor as listas partidárias gerou um grande feirão pré-eleitoral, onde, aparentemente, tudo tinha um preço.

Com essa nova sistemática imposta aos partidos, no que tange à proibição de coligações proporcionais, a disputa extrapartidária se intensificou ao ponto de passes de pretensos candidatos serem literalmente leiloados. Eu falei leiloados, mesmo! Era a lógica do poder econômico falando alto e ditando as regras. Vale destacar que o modelo não era apenas de nota sobre nota, mas do uso das máquinas públicas para calçar os apadrinhados.

Não resta dúvida que essa forma de organização eleitoral deverá ser objeto de reavaliação por parte dos diletos deputados federais. Tenho a certeza que eles viram que a experimentação não foi das melhores e, sobretudo, já sabem que muitos dos seus correligionários não deverão retornar as casas legislativas em 2021. Certamente, já fazem a leitura em relação aos seus próprios mandatos.

Podemos dizer que o período anterior ao 4 de abril foi uma verdadeira guerra entre as agremiações partidárias, uns no intuito de manter seus quadros e outros na perspectiva de surrupiar esses mesmos quadros para turbinar os seus respectivos balaios de votos. Foi um verdadeiro salve-se quem puder!

Passada essa fase, segue agora as conversas para definir os palanques majoritários. Acredito que não será uma tarefa fácil, principalmente, devido a necessidade de muitos partidos manterem suas identidades nesse mar revoltoso da política nacional, principalmente, quando se olha para 2022 quando a cláusula de desempenho será maior.

Não esperem adesões a projetos pré-formatados.

A engenharia política será uma peça de grande valia na formatação dos projetos majoritários. Os pretensos candidatos, principalmente, nos médios e grandes centros urbanos, precisarão entender que os passos que deram, certos ou errados, antes do dia 4 de abril, poderão influenciar diretamente nos seus projetos.

A flecha foi lançada e não se tem mais como alterar seu curso. Se os alvos serão atingidos, só os eleitores poderão dizer.

Gutemberg Dias é professor da UERN e empresário

Compartilhe:
Categoria(s): Artigo / Política

Comentários

  1. FRANSUELDO VIEIRA DE ARAÚJO diz:

    Parabéns pelo belo e esclarecedor artigo Caro Gutemberg Dias, artigo que em síntese, nos diz muito da velha e, infelizmente, atualíssima politica Tupiniquim sob o comando da Cavalgadura Mor; Jair Messias asco Naro, realçando ainda mais aspectos obscurantistas, excludentes e reacionários da natureza coletiva mesma.

    Não á toa, as velhas, corruptas e carcomidas Oligarquias Potiguares que, no caso do País de Mossoró que tem seu representante Mor na figura de CARLUS AUGUSTUS ROSADUS, não só fizeram campanha , como continuam apoiando cega e silentemente a Coisa que atualmente senta na cadeira Presidencial da nossa República e que , infelizmente, envergonha diuturnamente o Brasil mundo afora…!!!!

    Um baraço
    FRANSUÊLDO VIEIRA DE ARAÚJO.
    OAB/RN. 7318.

  2. Q1naide maria rosado de souza diz:

    Não, não há como falar sobre política num momento desses. Mal sabemos se estaremos vivos em dois ou três dias.
    Por mais brilhante que seja o seu texto, Gutemberg Dias, meu foco é outro.

Faça um Comentário

*


Current day month ye@r *

Home | Quem Somos | Regras | Opinião | Especial | Favoritos | Histórico | Fale Conosco
© Copyright 2011 - 2025. Todos os Direitos Reservados.