• Repet - material para campanha eleitoral - 16 de maio de 2024
terça-feira - 22/03/2022 - 08:26h
Costa Branca

Quatro postes da Cosern são derrubados para roubo de fiação

Como tem sido rotina, com dezenas e dezenas de ocorrências, à noite dessa segunda-feira (21), vários postes com fiação da Neoenergia-Cosern foram depredados e até derrubados, para roubo de fiação de cobre. Essa modalidade de crime ano passado teve 1.230 ocorrências oficiais no RN (veja AQUI).

Região salineira é bastante afetada novamente, com vandalismo e roubos (Fotomontagem do Canal BCS)

Região salineira é bastante afetada novamente, com vandalismo e roubos (Fotomontagem do Canal BCS-Blog Carlos Santos)

Dessa vez, foram levados oito vãos de cabeamento e quatro postes desabaram no trecho rural do município de Porto do Mangue, na Costa Branca. Até às 8h dessa terça-feira (22) não existiam sinais de retomada de energia.

A estimativa dada pela empresa é que por volta de 20 horas de segunda-feira uma equipe sua estaria no local. O protocolo formalizado por um dos reclamantes é este: 1401653556.

O caso se repete infinitamente até aqui sem que a segurança pública estadual dê um basta.

Sem solução

A concessionária de serviços de energia elétrica no RN, a Neoenergia-Cosern, por sua vez, corre para fazer reparos (veja AQUI), reposição de equipamentos e emitir notas, à espera de um basta e fim de prejuízos. É o cachorro correndo atrás da própria calda.

Na região, sobretudo a indústria salineira é afetada diretamente, com horas e mais horas de paralisação de atividades. Isso compromete produção direta e logística, com incontáveis veículos à espera em fila para encaminhamento do sal. É refém do descaso.

No dia 3 de fevereiro último, o secretário de Estado da Segurança Pública e da Defesa Social (SESED), coronel Francisco Araújo, promoveu reunião sobre o tema no auditório da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB/RN), em Mossoró. E daí? E daí, nada!

O outro lado

Às 10h24 recebemos a Nota abaixo da Neoenergia Cosern:

A NEOENERGIA COSERN informa que registrou novo furto de cabos da rede elétrica nesta segunda-feira (21), desta vez no município de Porto do Mangue.

O furto foi registado às 19h52 e interrompeu o fornecimento de energia elétrica para 113 clientes. 07 clientes foram normalizadas através de transferências pelo centro de operações, e a previsão para normalização total das cargas é às 17h00.

Somente no ano de 2022, já foram registadas 1.158 ocorrências provocadas por furtos na rede elétrica em todo estado. Ao longo de 2021, foram 1.230 ocorrências.

A distribuidora abriu diversos boletins de ocorrência para esses casos e vem empreendendo todos os esforços para recompor a rede elétrica, a cada novo evento, o mais rápido possível.

O furto de cabos da rede elétrica provoca transtornos no fornecimento de energia às residências e tem colocado em risco o funcionamento de unidades de saúde, empresas e empreendimentos turísticos no interior e litoral potiguar.

A Neoenergia Cosern ressalta que vem compartilhando informações e realizando reuniões com a Secretaria de Segurança Pública para buscar soluções para o problema.

ASSESSORIA DE IMPRENSA DA NEOENERGIA COSERN

Acompanhe o Canal BCS (Blog Carlos Santos) pelo Twitter AQUI, Instagram AQUI, Facebook AQUI e Youtube AQUI.

Compartilhe:
Categoria(s): Economia / Segurança Pública/Polícia

Comentários

  1. Souza diz:

    Somente a fiscalização policial com barreiras nessa região poderá conter essa quadrilha, por outro lado a inteligência investigar os receptores.

    • Inácio Augusto de Almeida diz:

      Se nem os arrastões são esclarecidos e os bandidos presos, investigações são arquivadas, imagine prender ladrão de fio.
      Que alguém está comprando este cobre até Ze Buchudinho sabe.
      Quem é este alguém?
      Garannto que não é um comerciante do ramo de pescado ou de frutas.
      A governadora deve cobrar resultados do seu Secretário de Segurança Pública.
      Mas, como a governadora não liga nem para o arquivamento de investigações de arrastões…
      E assim segue o baile.
      /////
      A CAIXA ECONÔMICA FEDERAL FOI MULTADA EM 12/21 PELO BANCO CENTRAL POR COBRANÇA DE TAXAS ABUSIVAS. E AINDA SE DIZ UM BANCO SOCIAL.
      A CEF CONTINUA COBRANDO R$ 25,00 POR CADA DÉBITO DE PRESTAÇÃO QUE FAZ NA C/C DO MUTUÁRIO.
      CADÊ O BANCEN? CADÊ A ABIN?

  2. Angelo diz:

    O Governo do RN não investe em polícia investigativa. Deveriam haver no RN cerca de 5 mil policiais civis, entre agentes, escrivães e delegados. Porém só contamos com cerca de 1 mil para atender 167 municípios. O Governo do estado vem abrindo inúmeras delegacias de atendimento às mulheres, mas não contratou ninguém. Apenas dividiu o efetivo que já não consegue realizar um bom trabalho devido o sucateamento visível da corporação. Enquanto os gestores não mudarem a forma de enxergar segurança pública, nada mudará. Só investem em policiamento ostensivo. Mas e o que fazer quando se precisa do policiamento investigativo?

Faça um Comentário

*


Current day month ye@r *

Home | Quem Somos | Regras | Opinião | Especial | Favoritos | Histórico | Fale Conosco
© Copyright 2011 - 2024. Todos os Direitos Reservados.