No julgamento da Ação Originária (AO 2275) nessa última terça-feira (23), na Primeira Turma do Supremo Tribunal Federal (STF), o ministro Luiz Fux criticou o fato de já ser o terceiro processo que o Tribunal de Justiça do RN (TJRN) envia à Corte, pela mesma motivação: impedimento da maioria dos membros do TJ, por suspeição.
“Os Tribunais têm substituições. Que tribunal é esse que não pode julgar nenhum deputado? Está todo mundo impedido por quê?” (veja AQUI).

"Está todo mundo impedido por quê?" - indaga Fux, com aparte de Alexandre de Moraes que pede CNJ no caso (Foto: STF)
O ministro referia-se ao processo que trata do envolvimento do deputado estadual Ricardo Motta (PSB-RN) na Operação Candeeiro. Por decisão da Primeira Turma, ele virou réu em denúncia do Ministério Púbico Federal (MPF), por crimes de peculato, lavagem de dinheiro e organização criminosa na Operação Candeeiro.
Nos autos, ele é descrito como responsável pela drenagem de mais de R$ 19 milhões do Instituto de Desenvolvimento Sustentável e Meio Ambiente (IDEMA), com colaboração e rateio com alguns cúmplices.
Na mesma sessão, pedindo aparte ao ministro Luiz Fux, relator da AO 2275, o ministro Alexandre de Moraes salientou que a reiteração dessa conduta do TJ potiguar “merecia até averiguação do Conselho Nacional de Justiça (CNJ)”.
Por decisão unânime, o colegiado acompanhou o voto do relator-ministro Luiz Fux.
Veja AQUI o andamento desse processo no STF;
Leia também: STF acata denúncia contra o deputado estadual Ricardo Motta.
Acompanhe o Blog Carlos Santos pelo Twitter AQUI, Instagram AQUI e Facebook AQUI.
“Que tribunal é esse que não pode julgar nenhum deputado?”
É prá responder a pergunta mesmo ? !!
Se meu pai estivesse vivo e lesse uma notícia dessas com certeza diria ” Se eu levo um esbregue desses, passaria 30 dias dias sem botar as fussas fora de casa “.
Será pq?
A quadrilha é grande e muito bem organizada. Some-se a isso o ‘Esculhabeichon’ generalizado, leia-se – Executivo e Legislativo com endosso do Judiciário e… Está pronto o Combo ‘Tudo Junto e Misturado’.
Estou azedo de tanto escrever:
Para consertar a merda, só um macho com os três culhões roxos ou uma fêmea rachada na horizontal.
Os sãos não deram certo. Avacalharam o país de A a Z.
Se eles soubessem que o TJRN condenou, por prática de corrupção passiva, a vários anos de cadeia uma vereadora mas permitiu que ela continue exercendo o mandato e administrando verbas no valor de mais de R$ 1.600,000,00 todos os meses…
Até quando, meu Deus?
///
NADA MAIS TRISTE E DIGNO DE PENA DO QUE A DECADÊNCIA DE UM CORRUPTO.
Inácio Augusto de Almeida
Pergunta que não quer calar : O STF reúne pressupostos éticos e morais para mirar e disparar contra a atuação da Corte potiguar ?. Quer que pinte ou desenhe ?.