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terça-feira - 28/12/2010 - 10:37h

Quebra de tomógrafo gera problemas no HRTM, diz médico

Senhor Carlos Santos,

ANDRÉ LIMA BATISTA, médico neurocirurgião, CRM-RN 4119, chefe do Serviço de Neurocirurgia do Hospital Tarcísio Maia, em Mossoró, vem denunciar a Vossa Senhoria a quebra do aparelho de tomografia computadorizada do referido hospital desde o dia 16 de dezembro, sem perspectivas de conserto, acarretando prejuízo ao funcionamento do serviço de Neurocirurgia, com sérias ameaças à saúde da população atendida naquela unidade hospitalar.

O Serviço de Neurocirurgia do Hospital Tarcísio Maia presta um serviço essencial e indispensável a todo o Oeste Potiguar, sendo a porta de entrada de todo caso de urgência e emergência neurológica e neurocirúrgica da região, compreendendo traumatismos cranioencefálicos (coágulos, balas) leves, moderados e graves, traumatismos (fraturas) de coluna, acidentes vasculares cerebrais hemorrágicos e hipertensão intracraniana aguda, a exemplo das hidrocefalias e tumores cerebrais.

Esse leque de patologias gera uma média de mil atendimentos/mês e cem cirurgias/mês realizados pelos neurocirurgiões do Tarcísio Maia. Como regra, há mais de trinta pacientes neurocirúrgicos internados. Nada disso consegue funcionar sem a peça-chave do diagnóstico neurológico – o exame de tomografia computadorizada.

Acontece que o aparelho de tomografia computadorizada quebrou desde o dia 16 de dezembro corrente, sem perspectivas de conserto, tendo os apelos às instâncias administrativas (plantão administrativo e direção do hospital) resultado infrutíferos.

Os pacientes estão sendo atendidos e internados, às cegas, sem o recurso do exame de tomografia computadorizada, correndo sérios riscos de vida e de sequelas, na medida em que os neurocirurgiões de plantão ficam de mãos atadas.

Até um boletim de ocorrência na Polícia já foi feito, no sentido de preservar os médicos de eventuais responsabilizações por óbitos e sequelas decorrentes do atendimento deficitário por falha do serviço pelo não funcionamento da tomografia.

Esperamos contar com o empenho e a diligência deste Órgão de Imprensa, no exercício de suas funções institucionais de defesa dos direitos e interesses coletivos de uma sociedade democrática, onde se deve primar pela transparência, controle, crítica e cobrança dos Poderes constituídos, no sentido de que tal desídia da direção do hospital e da SESAP-RN seja sanada com a maior brevidade possível, para que o referido serviço possa voltar a funcionar com a regularidade e a qualidade bem conhecidas na região.

A reclamação se torna mais urgente na medida em que estamos na semana das festividades de fim de ano e início da estação de férias e veraneio, quando a demanda de atendimentos de tal serviço aumenta significativamente.

Colocamo-nos à disposição para quaisquer esclarecimentos adicionais que se fizerem necessários.

André Lima Batista – Médico (CRM-RN 4119)

Nota do Blog – Esta página é sua, doutor André. É também destinada ao contraditório do Governo do Estado e da própria direção do HRTM.

Mas acima de tudo é da cidadania, do cidadão.

Nos transformamos num fórum de debates, estimulando a dialética e a abordagem de temas do interesse público.

Essa questão é delicadíssima. É nítido que o governo que está chegando ao final não deve ter o caso como prioridade e nenhuma empresa privada fará reparo do equipamento sem a devida garantia do novo governo.

Que alguém do novo governo, talvez a própria governadora diplomada, possa intervir com sua voz e oferecer endosso ao rápido reparo do tomógrafo.

Vidas (ou votos, como queira) não podem esperar.

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Categoria(s): Gilson Cardoso

Comentários

  1. Paiva Lopes diz:

    Na verdade a prevenção das doenças, é a melhora e diminuição das sequelas no homem.
    Também nos aparelhos há necessidade de se previnir das “doenças” nos aparelhos médicos, com revisões periódicas e detecção de falhas futuras.Conheço de perto este problema que meu colega e amigo André está passando, bem como os outro neurocirurgeões.Por força da BURROCRACIA, estou afastado do HTM, mas com saudades e, felizmente não estou sentindo na carne o problema de André.fica meu apoio e solidariedade com tudo isto que o mesmo relata.
    uma abraço

    Paiva

  2. MARCOS PINTO - Da AAPOL, ICOP, IHGRN e do IANTT. diz:

    Atenção Ilustre Representante do Ministério Público!

  3. MARCELO DUARTE diz:

    Calma,sem pespectiva de conserto Nao.No mesmo dia 16,contactamos a SIEMENS(inclusive temos protocolo) para solicitarmos o conserto da máquina,que ocorreu devido queda de energia,sendo essa empresa,a única no Brasil à dar assistencia a esse TOMOGRÁFO.Foi agendado para início de 2011,que depois de brigarmos,agendeu e veio(vem de SP) dia 22.12 ficando até dia 24 à noite.Foi consertado o tomografo,mais na hora de testar,os computadores(2)tinham sido desconfigurados,os engenheiros tentaram configurar aqui mesmo e não consequiram.Levaram as máquinas para São paulo,e marcaram retorno para instalação dia 29(quarta),o que confirmei hj a vinda amanha.Então tudo foi feito pela direção para solucionarmos o problema o mais rápido possível,inclusive consequimos disponibilizar os exames mais urgentes na CSDR.Todo esforço em prol de uma assistencia digna tem sido uma prática rotineira desse gestor.abraço e obrigado.Dúvidas:9924-0000/3315-3380,às ordens.

  4. Nildo Junior diz:

    Esse processo de manutenção depois de quebrado é realmente um pouco demorado, pois, o que for necessário trocar tem que primeiro saber se tem em estoque no Brasil (São Paulo) e quando não tem aguarda-se a importação da Alemanha. Sabendo-se que esse tomografo do HRTM é velho, fica a alerta que tem que ser feito a manutenção períodica preventiva.

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