Por Bruno Barreto (O Mossoroense)
Esta semana a coluna analisou o potencial das coligações proporcionais para as eleições deste ano, mas a partir de uma solicitação de comentário para o Observador Político do blogueiro “Tio Colorau”, a coluna faz uma projeção acerca dos nomes. Não fizemos no programa por conta de restrições da lei eleitoral que não alcançam os jornais.
De antemão afirmo que a análise é com base do potencial eleitoral dos candidatos a vereador e na estrutura financeira de cada um. Vamos começar pela oposição.
Na coligação PSB, PT, PTB, PDT e PPL vejo com mais chances: Ricardo de Dodoca (PTB), Lairinho Rosado (PSB), Vingt-un Neto (PSB), Pedro Eugênio (PTB), Tomaz Neto (PDT) e Luís Carlos (PT). Quem pode surpreender: Gérson Nóbrega (PTB), “Fuxiquinho” (PTB), Gilson Cardoso (PSB), Gilberto Diógenes (PT) e o empresário Lucélio Filho (PTB).
Na coligação PT do B, PC do B e PRP não há favoritismo para a vaga que deve ser conquistada. Difícil citar um nome. Na coligação PSD, PPS, PP, PHS, PTC e PRB aposto em Francisco José Junior, Jório Nogueira, “Tia Cícera” e Wellington Barreto. Os três primeiros do PSD e o último do PPS. Não vejo outro nome capaz de surpreender.
Governismo
Na chapa governista vejo a coligação DEM, PR, PMN bastante congestionada, mas acredito nas reeleições de Manoel Bezerra (DEM) e Genivan Vale (PR). As outras duas vagas devem ser ocupadas por “Dão Dantas” e Arlene Souza, ambos do DEM.
Os vereadores Flávio Tácito (DEM) e Maria das Malhas (DEM) devem ampliar as votações, mas correm por fora.
No PMDB/PSC Alex Moacir (PMDB) e vereador Zé Peixeiro (PMDB) devem ser eleitos. A terceira vaga deve ser disputada por ex-vereadores Izabel Montenegro, Aluízio Feitosa, Benjamim Machado, “Cheque” e vereador Daniel Gomes, todos do PMDB.
No PV/PSL o ex-secretário Francisco Carlos (PV) e o jornalista Carlos Scarlack (PV) devem ser os eleitos, mas não se deve descartar Alex do Frango e Cícero Ramalho.
No PTN/PSDB, Narcízio Silva (PTN), Adriano Gesso (PTN), Tássio Mardoni (PSDB) e Gilvan Carlos (PSDB) disputam duas vagas. Vale lembrar que outros nomes podem surgir tendo em vista que o PTN é o espólio do antigo PSL que sempre elegeu vereadores com baixas votações. Portanto: nomes menos conhecidos podem aparecer.
No entanto, dificilmente os 21 vereadores que tomarão posse em 1° de janeiro serão diferentes dos nomes citados. Tudo dependerá do desempenho do candidato na disputa eleitoral e como ele vai administrar os recursos da campanha. Repito: esta análise não é definitiva nem nomeação de seu ninguém. O (e)leitor pode discordar. O espaço está aberto.
Nota do Blog do Carlos Santos – Meu caro Bruno, muito bacana sua contribuição à discussão sadia e ao debate construtivo na campanha deste ano em Mossoró. Valeu, garoto! Isso é jornalismo político dos bons.
A grosso modo, até porque não mergulhei mais amiúde nesse campo de estudo proporcional, concordo contigo. Mas assinalo pelo menos de saída, um nítido esquecimento seu: o vereador Claudionor dos Santos (PMDB) deve se reeleger, assim penso no momento.
De fato esqueci de Claudionor. Uma injustiça, diga-se. O reparo será feito na coluna de amanhã. Sua palavras são um incentivo.
Mossoró tá bem demaaaaaaaaais, meu Deus. Até Fuxiquinho…
Monaliza Trigueiro, é muito melhor um homem, de caráter, como o “Fuxiquinho”, do que muitos políticos que temos em Mossoró, travestidos de palhaço. Um abraço.
Amigo Togo, melhor é nenhum nem outro… Não costumo nivelar por baixo. Abraço.
no PMDB , na sua opinião vr.claudionor não esta entre os eleitos . ??????
Alano, boa tarde. Leia novamente o texto antes de fazer interrogação. Observe a autoria, observe a observação abaixo, observe o que é dito sobre Claudionor etc. Regras básicas de leitura e interpretação, só isso. Abração
Fico imaginando realmente o que não pode ocorrer com esse decreto do governo do estado do rn na área da saúde, num ano eleitoral comprar sem licitação pública é realmente preocupante e chega até me dar calafrios.
amigo carlos eu acho que vc fez um proguinostico bom mas a de salientar que vc mim pareca que nao sabe quantos votos miranda e ferreira tirarao na campanha de 2008 nao poz miranda tirou 1.058 votos e ferreira 1.225 votos emtao acho que poderemos ter sim surpresas um abraco
Carlos, boa tarde. Acho que você não leu integralmente o texto. Ele não foi escrito por mim e está mais do que claro no alto da postagem. Veja novamente, por favor
Bruno Barreto como sempre muito imparcial. Prevê 6 vagas pro PSB/PT e cia., 4 vagas pra PSD/PPS e cia., mas apenas 3 vagas pro PMDB/PSC.
ei amigo o PTdoB ira fazer um ou 2 candidatos e Railda ta vindo ai com tudo .
##@## PARABENIZO O COMENTÁRIO FELIZ E OPORTUNO DO AMIGO TOGO FERRÁRIO. REALMENTE NÃO CONHEÇO O QUERIDO PALHAÇO “FUXIQUINHO” – PORÉM CRÊIO, E É MUITO POSSÍVEL QUE POR DENTRO D’AQUELA BRINCALHONA MÁSCARA, ESTEJA UM GRANDE HOMEM. NÃO CONHEÇO O SER HUMANO FUXIQUINHO. PORÉM, CONHEÇO BEM OUTROS QUE POR LÁ, JÁ SE ENCONTRAM…SOU + PESSOAS IGUAIS AO REFERIDO PALHAÇO. ##@##
meu amigo li atentamente o comentario e fiqui muito surpreso poz o potencial de voto dos canidatos deve ser feito baseado nos canidatos que ja forao votados como e que deve fazer um comentario de determinado canidato sem que ele tenha comcorido a um pleito ? e sem comnhecer o trabalho de cada um e tanbem a questao de estrutura ? entao eu acredito que o comentario foi muito mal feito o vereadoe claudionor dos santos deve ser um dos mais votados
NOTA DO BLOG – Carlos, você não leu atentamente. Outra vez, lamentavelmente, sou obrigado a alertá-lo para que releia. Se não conseguir, aí ficará repetindo a mesma coisa distante do que está posto.
Tassio não é filiado ao Psdb. Ele não secionou no tempo correto. Tanto é verdade que o partido não mandou o nome dele nazista de filiados.
Fazer um comentário na chapa majoritária é fácil. Mossoró tem apenas dois candidatos: Larissa e Cláudia Regina. Difícil saber quem sairá vitoriosa. Agora fazer conjecturas na proporcional é complicado, por isso não concordo, plenamente, com essa análise do colega Bruno Barreto. Tem muita gente nova com potencial de votos, e de olho numa das 21 cadeiras.