Vários advogados inscritos na OAB-RN andam às turras com a entidade. Tem razão de ser, me asseguram.
A cisma advém do modus operandi adotado à cobrança da anuidade dos associados inadimplentes, por uma empresa terceirizada de João Pessoa (PB).
A relação entre as partes, entidade-advogado, com direito de um e dever do outro em questão, é reforçada pela intervenção truculenta de um corpo estranho, mesmo que devidamente respaldado pela diretoria da Ordem.
Em alguns casos, pelos relatos que captei, sobra deselegância provocativa.
Quem tá inadimplente tem mais é que ser cobrado mesmo. Dou o maior valor. Qdo uma pessoa contrata um advogado para uma questão, eles não entram com força, defendendo o cliente a todo custo? Pois então…a OAB deve fazer o mesmo. Quem tá devendo a anuidade que pague. Cobrança é para isso mesmo, não tem nada que ir de mansinho. Devendo, tem que pagar. Seria ótimo que visse a tona os nomes dos advogados mossoroenses que devem anuidade, pois é cada um com o salto mais alto que o outro. 90% se acham o próprio Ministro do Supremo. São tão sabidos, tão por dentro das leis, tão corretos…tadinhos…não possuem nem dinheiro para pagar uma anuidade? Então, quem não pode pagar a anuidade que vá procurar outra coisa prá fazer.
Vejamos, se um advogado não tem a responsabilidade de cumprir com a obrigação de adimplir sua anuidade perante a categoria que pertence, fica a pergunta: Será que ele terá zelo, responsabilidade, pontualidade etc com seus clientes? Será que alguns veacos vão ajuizar Ação pedindo danos morais pela cobrança recebida? Agora a maioria desfila de carros de luxo, com o carmê de finaciamento que parece mais o Código de Processo Penal anotado de Mirabete, aí querem posar de bons Samaritanos!
Caríssimo Carlos,
Agradeço a publicação sobre a ordem, pois me propiciou a necessidade de verificar esta aberração. Lí 02 comentários sobre o assunto, mas parece ser de quem não tem noção do erro da OAB, em expor à terceiros seus dados, e ainda dispor da estrutura para cobrança, sem explicar a forma da concessão, já que cobram honorários. Sobre o assunto fiz um breve comentário no meu espaço. Um braço!