O deputado federal Rafael Motta (PSB/RN) enviou novo ofício ao Ministério da Defesa nesta quarta-feira, 07, solicitando a abertura de hospitais militares para atendimento de civis contaminados pela Covid-19. Relatório do Ministério enviado ao Tribunal de Contas da União (TCU) mostra que 85% dos leitos militares estão vazios, enquanto a população civil sofre com a falta de UTIs.
Rafael Motta já havia feito o pedido em março de 2020, no início da pandemia, prevendo que o Brasil enfrentaria situação crítica. A resposta do Ministério da Defesa em maio do ano passado negou a possibilidade, argumentando que o uso exclusivo dos hospitais militares se deve ao fato que o serviço é custeado pelos mesmos. Entretanto, essas unidades consumiram cerca de R$ 2 bilhões do Orçamento Federal de acordo com dados do TCU.
Reservas de vagas
“O novo pedido apela à sensibilidade do novo ministro nesse momento da pandemia em que o Brasil perde mais de quatro mil pessoas vítimas da Covid-19 diariamente. O nosso medo no início da pandemia foi superado em muito e precisamos somar todos os esforços nessa batalha”, justifica Rafael Motta.
O ministro do TCU, Benjamin Zymler, afirmou que, “diante de uma carência generalizada de leitos para a internação de pacientes acometidos pela covid-19, é de se esperar que todos os meios disponíveis estejam à disposição da população brasileira, não sendo possível pensar em reserva de vagas financiadas com recursos públicos para determinados setores da sociedade”.
Leia também: Hospitais militares têm leitos vazios e reserva de vagas em plena pandemia.
Acompanhe o Blog Carlos Santos pelo Twitter AQUI, Instagram AQUI, Facebook AQUI e Youtube AQUI.
Estamos em guerra, o inimigo é invisível e ceifa milhares de vidas diariamente. Que outra condição pareceria mais lógica para justificar o uso dos hospitais militares? Cuida, forças armadas!
Sim, para todos, por humanidade e justiça!
Muito bem Deputado. Finalmente algo bom do seu atual mandato.
Até agora só sabia votar igual a Boavida do PT.
Infelizmente vai ficar só no pedido, está mais que provado que água e óleo não se misturam.
ALEM DO MAIS É CUSTEADO PELO SUS.