• Repet - material para campanha eleitoral - 16 de maio de 2024
segunda-feira - 13/10/2014 - 13:05h
Lutar é preciso

Rosalba pode sobreviver com Dilma, Robinson e prefeito

Reengenharia de governadora tem caminho tortuoso, para poder sobreviver politicamente pós-governo

Como a política é dinâmica: antes satanizada pelo petismo, Rosalba Ciarlini (DEM) é “protegida” agora no final de gestão.

Robinson e Rosalba (em 17 de outubro de 2011) pouco antes do racha: bons tempos podem voltar

A aposta de Rosalba foi na vitória da deputada federal Fátima Bezerra (PT) – já obtida – ao Senado.

No segundo turno, reforça o que fez subliminarmente no primeiro: é Robinson Faria (PSD) ao Governo do Estado desde pichototinha.

Uma vitória de ambos e da presidente Dilma Rousseff (PT), à reeleição, forma ponte para que a atual governadora alce novos voos sob outra roupagem. Nessa reengenharia, a Prefeitura de Mossoró não pode ser esquecida. Nem o prefeito Francisco José Júnior (PSD).

Quem já foi “socialista morena” com o PDT, em sua primeira eleição à Prefeitura de Mossoró em 1988, não terá dificuldades de se agrupar na base de apoio petista.

O grupo de Rosalba tinha começado essa operação de mudança de “plumagem” bem antes da cisão com o senador e presidente nacional do DEM, José Agripino. Mas não avançou.

Perda do PSD

Quando o PSD foi criado, a ideia no rosalbismo era desembarcar na sigla, que ancorou na base de apoio de Dilma. Como demorou, quem foi mais rápido no gatilho foi o vice-governador Robinson Faria (PSD), que já brigara e se afastara da companhia de Rosalba, vomitando cobras e lagartos da governante.

A outra alternativa para Rosalba “colar” em Dilma e no PT surgiu através do seu cunhado, o deputado federal Betinho Rosado (PP). Ele obteve controle do PP no estado e pode ser o seu próximo endereço partidário, sobretudo se Dilma e Robinson forem eleitos.

Seu sobrinho-afim, Betinho Segundo (PP), filho de Betinho Rosado, foi eleito à Câmara Federal na Coligação Liderados pelo Povo, encabeçada por Fátima Bezerra e Robinson.

Deve ser um nome a ser ouvido por Robinson, caso o vice-governador “dissidente” seja eleito à sucessão da própria Rosalba.

Rosalba não tem do que reclamar dessa “parceria”. Na campanha, apesar do agravamento da crise financeiro-administrativa do Estado, agudizando até a relação com o servidor público,  houve uma trégua tática nas mobilizações contra a gestão.

Rosalba e Francisco José Júnior

Daqui para frente, tudo estará nas mãos do eleitor. Dilma reeleita e Robinson “na cabeça”, será a hora de fazer rescaldo de seu desastre administrativo e político.

O saldo, mesmo assim, pode ser positivo para o ressuscitamento.

Haverá disputa municipal em 2016, em que seu grupo terá de investir em candidatura própria contra o prefeito Francisco José Júnior. O problema, a princípio, é que o prefeito – com uma eventual vitória de Robinson, deverá ser um dos nomes mais prestigiados (veja AQUI) pelo novo governo. Rosalba ficaria em segundo plano.

Entretanto não é bom descartarmos o “improvável”: Robinson, Fátima, Rosalba e Francisco José Júnior num mesmo palanque em futuros projetos políticos, a começar por Mossoró.

A campanha estadual deste ano no primeiro turno foi quase assim. Um pouco antes, nas eleições suplementares a prefeito de Mossoró, maciçamente o rosalbismo votou em Francisco José Júnior, para derrotar adversários históricos e familiares.

Como se vê, o contorcionismo político da governadora não é fácil. Ao contrário de um passado recente, muitos fatores externos comandam seu destino. Uma decisão que lhe favoreça hoje, pode ser o seu fim amanhã.

Mas lutar é preciso.

Tempos cruéis!

Compartilhe:
Categoria(s): Política

Comentários

  1. luis claudio diz:

    O povo do RN é que nuca mais esquecerá o caos que a rosa deixou.

    • Lair solano vale diz:

      Sr. Luis não e o que a grande imprensa está dizendo da situação econômica que foi encontrado no RN e a que vai ser entregue. Saibam ler as boas notícias siObre o governo atual.E não esqueça dia 26 VOTE 100 ou seja -45 +. 55.

  2. fernando diz:

    Para o Pt tudo é norma para quem tem aliados como Sarney, Collor de Melo Renan e outros papa figos , Rosalba é Cinderela.

  3. Inácio Augusto de Almeida diz:

    Não acredito que a Rosalba esteja achando que o Robinson deixará de apoiar o prefeito de Mosasoró em 2016. Desconfio que ela aposta no que estou pensando.
    Para facilitar os que desejam saber o que estou pensando:
    CIGURGIA MUITO QUENTE (quatro e três).
    Charada mais fácil não existe.
    O que está para acontecer na política mossoroense até o final do ano…
    ////
    QUANDO SERÃO JULGADOS OS RECURSOS SAL GROSSO?

  4. Francy Granjeiro diz:

    Como governadora um tanto o quanto……… E como prefeita de Mossoró 3 vezes???
    Wilma de Faria foi um destre também

  5. Carlos diz:

    A dinamicidade da política é travestida de conchavos e interesses pessoais. Quem foi feio um dia, poderá ser lindo amanhã, quem condenou poderá ser inocente, quem era arrogante poderá ser manso etc…

  6. eduardo diz:

    Como se vê, não. Como viaja sem embasamento nenhum um jornalista.

    • Carlos Santos diz:

      NOTA DO BLOG – oBRIGADO por sua leitura diária, sistemática e fiel, caríssimo Dudu. Do seu blogueiro favorito e bem-amado, Carlos Santos

  7. luis claudio diz:

    QUEM DIRIA,KKKKKKKKKKKKKKKKK O ÓDIO DA DEPUTADA FÁTIMA TRTAIDORA DOS PROFESSORES COM SEU PT SÃO OS PROTETORES DA GOVERNADORA ROSA. DEPOIS DE TODO ÓDIO PREGADO ATÉ POUCOS DIAS. DE PIOR GOVERNADORA DO BRASILKKKKKKKKKKKKKKKK AGORA ELA É A PROTETORA DA ROSA, DEPOIS DE ELA TER MASSACRADO OS SERVIDORES, LEVADO O RN AO CAOS. COM OS BANDDIOS TOMANDO CONTA DO RN.. A DEPUTADA FÁTIMA PROTEGE A GOVERNADORA ROSAKKKKKKKKKKKKKKKKKK QUEM DIRIA….O POVO NÃO MERECE UMA DEPUTADA DESSA.

  8. fernando diz:

    Essa é a famosa bosta n’água.Nem sobe e nem afunda.Só boia.

Faça um Comentário

*


Current day month ye@r *

Home | Quem Somos | Regras | Opinião | Especial | Favoritos | Histórico | Fale Conosco
© Copyright 2011 - 2024. Todos os Direitos Reservados.