Nota de Esclarecimento
A Universidade do Estado do Rio Grande do Norte – UERN assinou contrato com a Prefeitura Municipal de Mossoró, para o fim de realizar um estudo de conformidade da sua Folha de Pessoal. Durante período definido, uma equipe constituída por professores e alunos tecnicamente capacitados, provenientes da Faculdade de Ciências Econômicas – FACEM, executou o trabalho com dedicação. No dia 13 de junho de 2014, o resultado dessa análise foi entregue ao Excelentíssimo Senhor Prefeito do Município, Francisco José da Silveira Júnior. Desde então, a UERN foi convocada, oficialmente, apenas uma vez, para prestar esclarecimentos técnicos sobre o trabalho em referência, o que foi prontamente respondido pela equipe.
Quanto à capacidade institucional, no que diz respeito à formação técnica e científica de professores e alunos, podemos confirmar, sem contestação, o ensino de excelência ofertado nesta instituição. Prova disso é o sucesso profissional de quantos passaram pelos seus bancos, ou seja, a conquista de destaque em âmbito local, estadual e nacional.
Lamentamos, portanto, que, por desconhecimento dessa realidade, em momentos de embates políticos, seja obscurecida, ou posta em dúvida, a formação acadêmica na UERN, consequentemente, o papel que lhe cabe no desenvolvimento do Rio Grande do Norte.
Assim, a UERN, como uma instituição pública, encontra-se, como sempre esteve, à disposição para mostrar o seu trabalho à comunidade em geral.
Mossoró-RN, 28 de agosto de 2014.
Prof. Dr. Pedro Fernandes Ribeiro Neto
Nota do Blog – A nota assinada pelo reitor é uma réplica a pronunciamento dos vereadores Soldado Jadson (Solidariedade) e Jório Nogueira (PSD), na Câmara Municipal de Mossoró, nessa última quarta-feira (27).
O líder da bancada governista, Jadson, alegou que existiam “incongruências” no trabalho da Uern e por esse motivo a auditoria não seria divulgada.
Jório foi mais inclemente com a instituição, dizendo que existiam “erros” no relatório e a Uern “forma cidadãos que não sabem fazer um ó com uma quenga” (sic)”.
Após cerrado debate, a bancada do prefeito Francisco José Júnior (PSD) derrubou pedido de apresentação da auditoria, que tinha sido promessa de sua campanha, trabalho orçado em quase R$ 300 mil.
Veja AQUI.
Louvável a nota do Reitor da UERN em esclarecer sobre as incongruências apontadas na auditoria na folha da Prefeitura. Ocorre que já tem blogueiro da prefeitura de plantão, afirmando que o vereador não disse nada além de uma verdade.
Eis o comentário que fiz no referido blog, acerca de sua colocação: Concordo, em termos com a colocação do ilustre jornalista renomado. Realmente o saber depende de cada um. Os níveis de conhecimento não são iguais, como não o são as condutas e muitas outras coisas. Porém, DISCORDO VEEMENTEMENTE da colocação do vereador, totalmente desnecessária e antipática. No plenário da Câmara, local que deveria servir para discussões de nível compatível com seus representantes, não condiz o uso coloquial, chulo e vulgar adotado pelo vereador. Poderia, já que tem TANTO INTERESSE em defender o engavetamento da auditoria, ao menos ter usado de polimento ao falar e dizer que ao apresentar erros, seria analisada por uma equipe interna, a fim de corrigir as distorções. Pronto, não teria agredido uma classe inteira de alunos e de profissionais competentes que existe na UERN. Todavia, no entanto, como ele próprio não dispõe de conhecimento científico capaz de fazê-lo pensar, usou as palavras que com certeza usa no seu dia-a-dia, com seus pares. Uma pena nossa representação legislativa. Como não sou nenhuma jornalista, muito menos renomada, e também por não saber fazer um “o” com uma quenga, aceito as críticas e correções ao meu comentário.
IMPORTANTE! Reitor da UERN, Prof. Dr. Pedro Fernandes Ribeiro Neto, deixa bastante claro, que a auditoria realizada para verificar a conformidade da Folha de pessoal da Prefeitura de Mossoró, foi realizada obedecendo a critérios relevantes da mais alta credibilidade, rigor técnico e científico. E, que a equipe que executou esse trabalho está à inteira disposição para mostrar e tirar toda e qualquer dúvida sobre o mesmo, a quem se fizer necessário. Ótimo Dr Pedo Fernandes. O que é que está faltando agora, senhor Prefeito e senhores vereadores? Para que vossas excelências possam confrontar esse documento.
VERGONHA nobre vereadores………. Agora VEREADOR que não sabe fazer um Ó nem com uma quenga TENHO CERTEZA Q EXISTE !!!!
Esta celeuma toda seria evitada se só pudessem concorrer a cargos publicos dessa nafureza, pessoas com no minimo ensino superior. Talvez a politica e os politicos do nosso Pais varonil fossem levados mais a sério.
Ao nobre vereador de Mossoró, Jório Nogueira, gostaria de dizer-lhe que sua colocação, hoje, fora muito infeliz.
Pois a UERN, apesar de possuir vários problemas, forma muitos profissionais bons, afirmo até que é a maioria.
Me formei na UERN, sou professor, e, atualmente, sou aluno do curso de Direito que, diga-se de passagem, é um dos melhores do país e já colocou muitos profissionais que trabalham em prol da justiça norte-rio grandense, Advogados, Juízes, Desembargadores etc.
Lamentável!
Comentários dessa extirpe, parte realmente, de quem não tem conhecimentos e não sabe fazer ” um o com uma quenga ” . Ele mesmo se autodenominou. Lamentável, pessoas assim no nosso legislativo
Carlos, Santos, bom dia.
Não se pode a quaisquer preço ou interesse menor querer diminuir o valor da UERN. Temos que enaltece – la.
NOTA DO BLOG – Venâncio, bom dia. A Uern é a maior obra humana de Mossoró. Raríssimas comunas no mundo têm privilégio de “parir” uma academia, promover conhecimento e disseminar “luz”. Mossoró tem. Muitos não sabem.
Tá na hora da sociedade deixar de tratar certos vereadores de nobres.
Principalmente aqueles que se elegem distribuindo óculo e chapa.
Devemos esclarecer ao nobre vereador que em nenhum curso da UERN tem cadeiras que ensinem esse tipo de coisa!!!
Queria ouvir do mestre em fazer ôs com uma quenga, vereador Jorio Nogueira, quais seriam esses “erros” e como, com os imensos conhecimentos contábeis dele, ele os detectou, mostrando ainda as conclusões que deveriam ter chegado, apontando por obvio, o ponto ondea auditoria errou, gerando o resultado inveridico.
Ah, aproveite e informe-nos seu longo currículo acadêmico, de preferencia, o lates.
Esse vereador deveria vir a se retratar pelo que disse, se tivesse o mínimo de respeito pelos que
lá se formaram, e dizer que trata-se de vereador analfa.
Assim penso!
pra mim quem não sabe fazer um ó com uma quenga e esses vereadores jorio e esse tal de jadson.
Qualquer semelhança entre o caríssimo vereador Jório Nogueira e esta máxima atribuída a Abraham Lincoln não mera coincidência:”É melhor calar-se e deixar que as pessoas pensem que você é um idiota do quer falar e acabar com a dúvida.” Abraham Lincoln