Nesta quarta-feira (1), a reitora da Universidade do Estado do Rio Grande do Norte (UERN), professora-doutora Cicília Maia, tomou posse na presidência da Associação Brasileira de Reitoras e Reitores das Universidades Estaduais e Municipais (ABRUEM). Ela assume a entidade ao lado da reitora da Universidade de Taubaté (UNITAU), Nara Lucia Perondi Fortes, vice-presidente.
Em seu discurso, a reitora da Uern destacou a luta pela criação da Frente Parlamentar Mista em Defesa das Universidades Estaduais e Municipais, uma luta antiga da Associação e um importante passo para o fortalecimento das instituições. Ela destacou ainda questões sobre autonomia, financiamento e saúde mental.
A Abruem está presente em todas as regiões do Brasil, sendo a entidade representativa das universidades estaduais e municipais, as instituições que historicamente foram responsáveis pela interiorização do ensino superior e da pós-graduação no país. A associação reúne 46 universidades, o que representa 21 dos 27 estados da federação, incluindo o Distrito Federal.
Cicília Maia é a terceira mulher a comandar a entidade representativa das universidades estaduais e municipais brasileiras e a segunda reitora da Uern a assumir a presidência. Antes dela, somente o reitor Walter Fonseca havia presidido a Abruem, há 20 anos. Ela substitui o reitor Odilon Máximo, da Universidade Estadual de Alagoas.
Acompanhe o novo Instagram do Blog Carlos Santos clicando @blogcarlossantos1
Faça um Comentário