A reitora recém-nomeada e empossada da Universidade Federal Rural do Semiárido (UFERSA), Ludimilla Oliveira, representou criminalmente contra a estudante de Direito Ana Flávia Lira – coordenadora do Diretório Central de Estudantes (DCE) da instituição, em Mossoró. Também pediu policiais federais à Reitoria.
A estudante é acusada por ela de calúnia, difamação, ameaça e possível crime de formação de quadrilha, levando a Polícia Federal a bater à sua porta ainda na quinta-feira (27).
O imbróglio decorre de movimento deflagrada pelo DCE e outros segmentos contra a reitora, acusada de “golpista” e “interventora”, em face de sua nomeação, depois de ter sido a terceira colocada na consulta (eleição interna) aos segmentos universitários.
História se repete
Nessa segunda-feira (31), o DCE e movimentos sociais começaram mobilização em frente à sede do Campus Universitário de Mossoró.
A história se repete na Ufersa, que anteriormente tinha outra nomenclatura e status no sistema educacional do país: era a Escola Superior de Agricultura de Mossoró (ESAM).
Há cerca de 29 anos, o professor Joaquim Amaro teve nomeação em situação similar, enfrentando pesada oposição.
Recentemente, no âmbito do Instituto Federal do RN (IFRN), a posse do interventor Josué Moreira provocou hostilidade contra ele, a ponto de incidente envolvendo estudantes (veja AQUI).
O deputado federal General Girão (PSL), que foi endossante da nomeação de Ludmila e do próprio Josué, propôs a convocação de tropas federais (veja AQUI) para salvaguardar patrimônio físico do IFRN e a integridade física do interventor.
Nota do Blog – A nomeação da professora Ludimilla Oliveira é absolutamente legítima do ponto de vista legal. Tratá-la por ‘interventora’ é recurso retórico dos insatisfeitos. Ela participou de uma consulta interna e ficou em terceiro lugar, sendo normatizado que qualquer um dos três mais votados poderia ser nomeado.
Suas articulações nos bastidores deixaram o primeiro colocado Rodrigo Codes para trás, numa manobra que é questionável, porém própria do ‘jogo’, haja vista que ele também se mexeu nesse sentido.
Se há algo discutível nessa ascensão é do ponto de vista ético, portanto, pessoal. Diz respeito à sua decisão de quebrar um ciclo de respeito moral à escolha dos segmentos.
Quanto à sua reação ao cerco de estudantes e outras vozes contrárias à sua nomeação-posse, é um arroubo que só amplifica o fosso entre reitora e a comunidade acadêmica.
Pobre Ufersa!
* INSCREVA-SE em nosso canal no Youtube (AQUI) para avançarmos projeto jornalístico.
Acompanhe o Blog Carlos Santos pelo Twitter AQUI, Instagram AQUI, Facebook AQUI e Youtube AQUI.
Que pena uma instituição nossa que é referência pro país se encontrar com uma situação esdrúxula infetada por uma desajustada e seguida por 4 gatos pingados (como diria minha avó), culpa do PTismo xiita de Isolda & Cia. Que Deus abençoe a nova diretoria da UFERSA, e dê sorte, pois irão precisar é muito. Mas, cada safadeza que acontecer já se sabe quem é a cabeça, Ana Flávia.
Mudou também a nomenclatura dos trajes. Em muitas ocasiões de manifestações e greves, essa gente trajavam vermelhos simbolizando o comunismo da force e o martelo.
São outros tempos kkkkklkkkk
Usar do instrumento penal para perseguir oposição é coisa de gente autoritária mesmo. Mas o que esperar de alguém que não consegue se eleger no voto e chafurda na lama para tomar o poder? Crie vergonha, professora! A maioria disparada não te quis, respeite o voto da comunidade.
Essa nomeação também não ocorreu a troco de nada. O reitor do ifrn já colocou as garras de fora, em uma licitação vergonhosa, e o MPF brecou. Estaremos de olho em você, Ludimila. Ao primeiro sinal de fumaça, MPF e PF pra cima de vocês.
Mas não é possível…enfrentamos tantos problemas, vamos sossegar e torcer para a chegada de uma vacina. Importante termos uma mulher na UFERSA, somos berço da importância feminina!
O CERTO É FAZER OS FUNCIONÁRIOS, PROFESSORES E ALUNOS DE BESTAS, ENTÃO PARA QUE ELEIÇÕES SE NÃO TEM VALOR DE NADA. E A SOCIEDADE QUE TORCE PARA QUEM TEM VOTO QUE ASSUMA.
Se essa menina e o DCE estão tão preocupados com a escolha legal do presidente, se candidatem e mudem as leis referentes às listas tríplices. Simples e operante assim. O resto é só conversa mole. Existe legalidade. Ponto final. A esquerda que se reconstrua. Que modifique a forma como “lutam” por suas bandeiras. Ultimamente, estão bastante alinhados com o “nada”. Estão no ocaso de seu tempo. Agonizam como aquele peixe fora d’água. De quem é a culpa? Deles mesmos. Se mataram. Definharam-se, aos poucos. Hoje, estão mais desorganizados do que nunca. Não sei se isso é bom ou ruim. De toda forma, mudem as leis, caso estejam descontentes com a lista tríplice.
Comentário com educação e preciso.
Parabéns.
Longe de mim, há está altura defender o rapaz. Bolsonaro, mas queiram ou não, é um direito do presidente.
Uma boa trouxa de roupa, seria bom.
Ariar panelas com arreia do rio também seria de bom alvitre.
espero que todos os esquerdopatas sejam banidos dessa UFERSA o mais rapido possivel.
Os Burro Narinaos(GRANDE PARTE CONSTRUÍDOS POLITICAMENTE À PARTE DAS FAK NEWS DISSEMINADAS PELO WHATZAPS, FACEBOOK E DO TWÍTER COM SEUS INIMAGINÁVEIS 94 CARACTERES), conforme se verifica, são tão sem noção e sem conhecimento da história, que, mesmo àquele supostamente preparado e educado, sendo elogiado por outro, vejam só …ele solta as mais variadas pérolas e obtusidades, para ao fim e ao cabo afirmar…NÃO SEI E É BOM OU RUIM…!!!
OPORTUNO NÃO ESQUECERMOS SENHORES BURRO NARIANOS, ESTAMOS SUPOSTAMENTE NUMA REPÚBLICA E NUM ESTADO DEMOCRÁTICO DE DIREITO, MAIS AINDA NUMA DEMOCRACIA REPRESENTATIVA.
AFINAL À COISA QUE VOCÊS LA COLOCARAM E TANTO IDOLATRAM CEGAMENTE E QUE ATENDE POR EXCREMETNÍSSIMO JAIR MESSIAS CLOROQUINETE ATLETA MEDICO ASCO NARO, É UM DITADOR CHAPADO OU PRESIDENTE DA REPÚBLICA…!!!???
Ôoooo sumidade Burro Nariana que atende pelo nome de AUGUSTO, já ouviste falar em casuísmo, seu significado e significante…!!!???
Pois é meu caro, de casuísmo em casuísmo, também se chega à uma plena Ditadura.
Um baraço
FRANSUÊLDO VIEIRA DE ARAÚJO.
OAB/RN. 7318.
Gostei da lucidez
a professora deveria entender que o poder é passageiro. outras coisas são eternas
Em 1991, contavamos com grande apoio da população de Mossoró. Lembro muito de Canindé Queiroz, que foi muito firme no apoio ao DIRETOR ELEITO, PROFESSOR TORRES. Joaquim Amaro penou.