Os chineses tem uma máxima que deveria ser observada por qualquer ser humano, em qualquer atividade:
– Não existe inimigo pequeno.
Na política, também.
O desdém, aquele olhar de cima para baixo, com ar de escárnio, não faz bem e muitas vezes é a véspera do ocaso.
Por que comento isso?
Porque vejo muita gente com esse comportamento em relação à pré-candidatura do reitor da Universidade Federal Rural do Semiárido (UFERSA), professor Josivan Barbosa, à Prefeitura de Mossoró.
Talvez dêem a ele, um aditivo necessário a quem entra em qualquer batalha; aquela força drenada das profundezas do próprio ser, para não desistir e avançar freneticamente.
Esse menosprezo faz bem. A mim é estímulo.
Lembra ainda a fábula da tartaruga e da lebre. O improvável aconteceu.
Claro que não estou profetizando vitória de Josivan, aboletado na sigla do PT, na campanha do próximo ano.
Possível, é. Mas é extremamente dificil, sem dúvidas.
Respeito, é o que entendo ser fundamental. Além de civilizado, prova de elegância.
Que merda!
Eu sou filiado a um partido e nem sou candidato,pois,não tenho vontade,nem votos.
Entendo que o Doutor,agora,ja posicionado em um partido e com vontade,é necessário avisar aos eleitores,da sua decisão e desejo.
Ah! Como a moda na política é mulher(em outros o 3º),”indico”,a empresária Ceiça Praxedes,mulher de R.Fernandes,valeu?
No momento o cavalo tá passando selado para o Prof. Josivam(UFERSA), a decisão é unicamente dele e do PT que está no lucro por ter uma pessoa renomada no seu quadro de membros e com grande potencial nos debates públicos. Os dois últimos candidatos do PT não apresentaram expressividade política em votos, observe os números: Maria do Socorro Batista(PT) – Ano 2000 = 4.447 votos na coligação: PT/ PC do B/ PDT em 2004 foi a vez do intelectual e poeta Crispiniano Neto(PT) com menos votos em relação a sua companheira, 4.099 votos (3,4%) em 2008 ficou com o fisiologismo juntando-se com o PSB que pertence a elite (time grande). Agora em 2012 o PT tem a chance de resgatar o ideologismo, poderá juntar os partidos de esquerda, centro-esquerda da base do governo Dilma na pessoa de Josivam. Acredito que tanto o Prof. Josivam quanto o PT sai ganhando nessa junção. Resta saber se isso é blefe, lobby ou coragem de verdade para enfrentar os “Rosados”… O tempo dirá. Tecnicamente o Prof. Josivam é o melhor nome dos que estão na vitrine da política em Mossoró. Quem perde com issso é a Dep. Larissa Rosado que não aceitaria ser vice dele, aceitaria? resta a deputada a única porta pra bater e que está na mesma situação política de incertezas (DEM-facção Rosalba) acredito que essa seja uma saída interessante, mas como é que a população vai reagir e como seria a composição da chapa majoritária, acho que eles vão daixar isso pra última hora (talvez seja o trunfo do PSB de Sandra e do DEM de “Ravengar”), assim Larissa tem tudo para vencer por causa do seu patrimônio de votos conquistado em duas campanhas anteriores para prefeito! tudo pode acontecer, aguardemos os momentos que sucedem. O trono do Palácio da Resistência (o poder) justifica os meios que os políticos fazem para chegar lá, quem vai sentar-se, tá na mão do povo, tá em nossas mãos…só Jesus Cristo sabe a quem vai dá o poder de governar Mossoró.
Josué Moreira,
O doutor Josivan já foi pobre ,conseguiu alguns trocados através dos seus estudos. Pessoa de bem, honesto, trabalahdor, competente, sincero, e pronto para assumir essa grande engrenagem que é à prefeitura de Mossoró. Também digo isso, por que convivo com o professor Idalécio Dutra e ele sempre me diz da capacidade intelectual que tem esse ser humano.
Bola prá frente professor!
“A melhor maneira de avaliar a escravidão a que uma ideologia submete um povo está na incapacidade coletiva para imaginar alternativas.” Tony Judt
Carlos Santos, por estas bandas há décadas é inculcada à idéia para os incautos de que não há alternativa política a não ser a família Rosado. Os que acreditam em tal dogma continuarão prestando reverência a Sagrada Família. Nada mais comodo para uma das oligarquias mais longevas do Brasil,por aqui quem é contra o Rosado A é porque apoia o Rosado B e vice-versa. Portanto para os néscios não existe eleitor que tenha uma opinião diferente e portanto não comungue com o grupo Rosado.
Concordo!
“A melhor maneira de avaliar a escravidão a que uma ideologia submete um povo está na incapacidade coletiva para imaginar alternativas.” Tony Judt
Carlos Santos, por estas bandas há décadas é inculcada à idéia para os incautos de que não há alternativa política a não ser a família Rosado. Os que acreditam em tal dogma continuarão prestando reverência à Sagrada Família. Nada mais comodo para uma das oligarquias mais longevas do Brasil,por aqui quem é contra o Rosado A é porque apoia o Rosado B e vice-versa. Portanto para os néscios não existe eleitor que tenha uma opinião diferente e portanto não comungue com o grupo Rosado.
Prezado
Carlos Santos
O professor Josivan Barbosa, é disparadamente, dentre os(as) candidatos(as) à sucessão da prefeita Fátima Rosado, o mais preparado. sob todos os aspectos: tem experiência administrativa, é um excelente pesquisador, é um intelectual respeitado. é possuidor de um conjunto de elementos que o credencia a ser candidato a prefeito de nossa cidade. claro, que ser possuidor de determinado valores, não significa necessariamente uma eleição garantida. Na política, em geral, os medíocres têm se saido melhores e quando isso acontece, o povo paga caro, a infeliz escolha. A política tem um algo mais que a torna interessante, o imprevisto, a surpresa, a zebra é um elemento real, ainda bem. Acho que o candidato do campo de apoio a presidente Dilma deve ser o Professor Josivan Barbosa, para isso o PT tem que demonstrar maturidade e ousadia, um projeto para a cidade de Mossoró, passa necessariamente pela conquista do executivo. almejar, como prioridade, a conquista de um espaço no parlamento, revela a pequenez do projeto. a esquerda tem uma opção competitiva e com serviços prestados a nossa cidade. está na hora de começarmos a traçar um projeto de desenvolvimento para Mossoró, a nossa cidade não pode continuar a depender da própria sorte é muito pouco para o tamanho de sua grandeza.