sábado - 08/09/2012 - 12:33h
Larissa X Cláudia

Retratos de uma disputa concorrida à Prefeitura de Mossoró

Pesquisas do Instituto Consult reafirmam o que Blog antecipou sobre sucessão mossoroense de 2012

O que os números da terceira Pesquisa Blog do Carlos Santos/Instituto Consult apontam em relação à sucessão mossoroense? A sondagem divulgada na última quinta-feira (6) não acrescenta muito de novo em relação ao que este Blog apontou antes mesmo do início da disputa eleitoral.

Na verdade, a pesquisa não pode ser analisada em separado das outras duas anteriormente divulgadas, nos dias 9 de julho e 7 de agosto. Elas estão encadeadas e revelam como prognósticos feitos por esta página estão convergindo à realidade. Contudo, cada uma é retrato de um instante. Hoje, a mais recente já está “velha”.

ESTIMULADA (6 de Setembro de 2012):

Larissa Rosado (PSB) – 47,50%
Cláudia Regina (DEM) – 38,17%
Raimundo Nonato, “Cinquentinha” – (Psol) – 1,50%
Josué Moreira (PSDC) – 0,17%
Ednaldo Calixto (PRTB) – 0,17%
Nenhum – 5,17%
Não Sabe Dizer – 7,33%.

Estamos diante de um prélio eleitoral disputado e o vencedor (a) tende a superar o principal concorrente com uma margem modesta de votos. Se os fatos fugirem a essa estimativa, creditaremos isso a algum fenômeno que possa ocorrer na reta final de campanha, um “fato novo” em forma de hecatombe.

Temos bola de cristal? Nada disso. Apenas usamos o bom senso, a lógica e uma excelente base de dados históricos, vivência no meio, além de tentarmos fazer uma leitura fria da conjuntura, de modo a somarmos esse conhecimento empírico ao fator científico disponibilizado pelas pesquisas.

Os grupos que bipolarizam as eleições têm motivos para frustração com a terceira pesquisa Blog do Carlos Santos/Instituto Consult, porque ambos vendem informações irreais – para não afirmarmos mesmo que são “mentirosas” – à sua militância.

Larissa: manutenção; Cláudia: no ataque

O governismo, há poucos dias, através da  própria candidata Cláudia Regina  (DEM), afirmou peremptoriamente que tinha dados comprovando que havia “virado” a campanha. Ela sabia que faltava com a verdade.

Seu esquema tem pesquisa do Instituto Start – para consumo interno -, com percentual de distância um pouco maior do que fora apresentado por este Blog na quinta-feira. E antes do anúncio da pesquisa, seus “comandos” trataram de espalhar que nossa pesquisa daria uma diferença de 17 pontos percentuais em seu desfavor.

Enfim, reiteravam a velha tática de desmoralizar para se qualificar. Depois que a pesquisa foi publicada, o Blog e o seu editor voltaram a ser referências, para se vender imagem motivacional à sua campanha. Previsível.

Na oposição, o sistema da candidata Larissa Rosado (PSB) apostava em números acima dos 15 pontos e chegou a prever internamente que alcançaria os 20 pontos percentuais de vantagem sobre a contendora logo no início da propaganda eleitoral em rádio e TV – 21 de agosto. Nem uma coisa nem outra.

ESTIMULADA (7 de Agosto de 2012):

Larissa Rosado (PSB) – 47,17%
Cláudia Regina (DEM) – 31,33%
Raimundo Nonato, “Cinquentinha” – (Psol) – 0,83%
Josué Moreira (PSDC) – 0,67%
Ednaldo Calixto (PRTB) – 0,50%
Nenhum – 7,67%
Não Sabe Dizer – 11,83%.

Assim, o que se viu após a postagem dos dados da pesquisa, foi um desapontamento de parte a parte dos partidários, ou dissimulação desse sentimento por ambos os lados.

O que pode ser dito, numa avaliãção de dois meses de campanha, é que não há nada de estranho em seu enredo. Não ocorreu nada de relevante para botar alguma candidatura em queda livre ou catapultar outra às alturas.

Os candidatos com menor estrutura não conseguem arrancar e Larissa e Cláudia travam um duelo esperado. O inesperado advém da paixão e do ódio que partidários de lado a lado imprimem à contenda, turvando qualquer tipo de análise mais racional. Os mais dogmáticos partem mesmo para o insulto e à leviandade.

Previsível que uma candidatura posta há bem mais tempo, com todas as pesquisas da pré-campanha lhe dando dianteira, entrasse na frente nessa maratona. É isso que ocorre com Larissa Rosado. Faz uma campanha de “manutenção”, de ajustes, sem necessidade de espasmos para cima, porém com cuidado para não sofrer desnutrições diretas.

Isso ela tem conseguido com razoável destreza.

Quanto à Cláudia, paga o preço das brigas internas em seu grupo, que a duras penas chegou à definição do seu nome a poucas semanas das convenções municipais. Tem que correr atrás.

Erros primários

Mesmo em desvantagem, alguns fatores a ajudam a encurtar a maioria que Larissa lhe impôs inicialmente: é de fato, uma candidata qualificada à disputa e tem à retaguarda as estruturas dos Governos do Estado e do Município.

Faltando menos de trinta dias de campanha, Cláudia é obrigada a não cometer tantos erros primários executados por seu marketing ao longo de dois meses. Ao mesmo tempo, precisa encontrar um ponto de equilíbrio à linguagem em rádio/TV e redes sociais, além das ruas. Ela é a candidata, deve ser ressaltado.

Seus principais apoiadores, a prefeita de direito Fátima Rosado (DEM), a “Fafá”, e a governadora Rosalba Ciarlini (DEM), poderiam ter imagens associadas à Cláudia com mais parcimônia. A candidata, em si, é que precisa brilhar e ter salientado eventual conjunto de predicados.

Afinal de contas, presume-se que ela é quem governará o municío em caso de eleição.

Paralelamente, há a dificuldade de conviver com a herança de dois governos (municipal e estadual) com pesado débito com a sociedade, a partir da relação difícil com os servidores públicos e negligência com serviços essenciais. O ônus recai sobre Cláudia na dialética eleitoral.

Da mesma forma que alimentam sua campanha, as duas gestões a comprometem. É um terreno movediço pro marketing sapatear.

ESTIMULADA (9 de Julho de 2012):

Larissa Rosado (PSB) – 46%
Cláudia Regina (DEM) – 28%
Cinquentinha (Psol) – 1%
Josué Moreira (PSDC) – 0,17%
Ednaldo Calixto (PRTB) –
Nenhum – 8,17%
Não Sabe Dizer (Indeciso) – 16,50%.

Quanto à Larissa Rosado, ainda tem pequena gordura e pode errar um pouco mais. Tem mantido Cláudia a uma distância relativamente segura, mas não tem posição confortável.

Até aqui, o marketing de Cláudia Regina tem desperdiçado “munição” em ataques – e até agressões – aos pais da candidata do PSB, estratagema delicado de associação que pode se voltar contra quem arremessa as catilinárias. Até água em demasia faz mal. Afoga: mata.

Pelo visto, ainda não descobriram defeitos e deformidades na própria Larissa, que agradece tamanho “esquecimento” ou miopia. Implicitamente lhe dão um vestal.

Em relação ao eleitor, temos uma cidade praticamente dividida e uma “torre” de indecisos que tem-se diluído dentro do previsto. Eram 16,50% em julho, caíram para 11,83% em agosto e nesta sondagem atual bateu em 7,33% na modalidade “Estimulada”.

Na “Espontânea”, eram 64,17% em julho, passando a 39,83% em agosto e no início deste setembro alcança 21,83%.

Para essa final, vale reiterar um lugar-comum que ganhou dimensão universal desde o general e cônsul romano Júlio César há mais de 2 mil anos: “A sorte está lançada”.

Entretanto, é bom frisarmos: sorte é o encontro do preparo com a oportunidade. Sorte não cai do céu como alguns deliram com visão determinista.

Vale o lívre arbítrio, mesmo que pelo viés do marketing eleitoral.

Compartilhe:
Categoria(s): Eleições 2012 / Reportagem Especial

Comentários

  1. Ìtalo Martins diz:

    Parece que os blogueiros de plantão entenderam as colocações dias atrás do editor deste destemido BLOG. SENHORES, tirem as paixões de lado. Saibam comentar com imparcialidade. hoje Sandra Rosado tá na frente das pesquisas, amanhã poderá ser muito bem, Claudia Regina. Vão continuar no trivial, esculhambando uma facção, e outra, etc. Dizer que, ROSALBA nunca fez nada por Mossoró, é no minimo uma inverdade. Rosalba nunca fez por Mossoró ? Paciência minha gente!!! È a mesma coisa de escrever dizendo que Vingt-Rosado (saudosa memória) nunca fez por essa terra. Que Dix-huit idem. As aves de rapinas , estão tentando desmoralizar uma senhora , que é orgulho dessa terra, governadora filha nata de mossoró, por conta de um estado que ela Rosalba pegou literalmente arrebentado, como isso fosse culpa dela. Não queiram imaginar senhores SANDRA ROSADO prefeita de Mossoró? Tão querendo co0mparar a imaturidade teleguiada de Larissa, por uma senhora Claudia Regina, que tem indole, mãe de familia exemplar, com apoio reforçado de pessoas que prestam serviço a essa terra e é fácil citar: GOVERNADORA ROSALBA. PREFEITA FAFÁ ROSADO. SENADOR JOSÉ AGRIPINO MAIA. MINISTRO GARIBALDI FILHO. DEPUTADO HENRIQUE ALVES FILHO DO SAUDOSO ALUISIO ALVES. ENTRE OUTROS ? Custa me crer , aliás , duvido, a oposição levar essa campanha. Mexeram com Carlos Augusto Rosado, agora a oposição vai saber o que é bom pra tosse. Pela pouca experiencia que tenho em eleições(rs), Claudia ganhará com uma maioria de 3 mil á 4 mil votos. Anotem. No mais é parabenizar a retidão e imparcialidade de CARLOS SANTOS, nas suas oportunas considerações. Esse blog se transformou numa verdadeira tribuna do povo, pena que não sabemos aproveita-la.

    • João Victor diz:

      Sandra Rosado X Cláudia Regina, ou Sandra Rosado X Rosalba Ciarlini, Carlos Augusto Rosado, Fafá Rosado, Garibaldi Alves, José Agripino Maia e Herinque Alves, como já citado anteriormente pelo senhor? Há motivos plausíveis para a população, AINDA ASSIM, mesmo com essa “magnífica” bancada de representantes ao lado da segunda colocada, escolher a candidata Larissa Rosado como preferida. No dia da eleição, estes serão esclarecidos. Aguarde.

  2. marcelos diz:

    Eu to começando a achar q Cláudia Regina vai virar no final,proporcionalmente ela cresce melhor q larrisa,não gosto do DEM,pois odeio rosalba ciralini daqui pro céu,e tomara que ele leve uma lapada de 500 mil votos em 2014,mas vejo q a campanha de mossoro já esteve mais “ganha” para larrisa,e se não fosse josivan,claudia ja estaria na frente,visto q ele teria entre 5% e 8% dos votos.

  3. CLAUDIO OLIVEIRA diz:

    ESSA TÁ NA CARA! É LARISSA A MAIS NOVA PREFEITA DOS MOSSOROENSES!!!!!!

  4. Raimundo Lindoberto diz:

    Parabéns, mais uma vez vc mostra uma análise fiel ao fato e isso é raro no jornalismo mossoroense e até no jornalismo brasileiro. Isso é fazer jornalismo com seriedade. Agora sei que sabes que uma sequência de pesquisas mostra o perfil do eleitorado mas nunca será fidedigna, assim sendo, leva a um momento estanque e a ainda tem a diferença de margem de números que vão de dois a quatro por cento. Logo nem uma pesquisa é certa de fato e todas são um norte instantâneo do que acontece. Agora a sorte “que não existe” está lançada.
    É esperar o resultado e ver qual instituto mais se aproximou da verdade embora que esta também não exista.

  5. sidicley diz:

    pois é e em uma dessas pesquisas os pesquisadores estiveram no meu bairro na minha casa tinha uma foto de cláudia esperei e eles não foram nem lá. mais mesmo assim estamos numa crescente é 25 denovo se Deus quizer o povo não esqueceu quem é sandra rosado e o seu grupo. sem contar que eles compram apoio politico a toda hora

  6. Ana Katarina diz:

    Carlos, sou sua fã!!!! Ás vezes discordo do que falas e posto minha insatisfação qdo o visto não me cai pelo menos como justo, e em vezes recohnecedor, assume seu papel de formador de opinião e posta outros pontos de vistas, mesmo que contrários aos seus, se faz corretíssimo,,não existe verdade absoluta… Ainda bem!!!
    Excelente texto, meu vocabulário foi enriquecido um pouco mais hj (rsrsrs), palavras bem colocadas, análise política perfeita, visão do todo sem se perder no contexto da situação ou oposição. Teus filhos devem ter orgulho de ti. Parabéns!!!!!!!

    • Carlos Santos diz:

      NOTA DO BLOG – Katarina, bom dia. Eu todo ancho com suas palavras. Mas meu “Semancol” não permite que eu vibre além da medida com elas. Obrigado. Não existe verdade absoluta e o texto acima é apenas a minha análise, a minha opinião. O mais importante é debater, respeitando as opiniões em contrário, de forma respeitosa, para que essa dialética nos enriqueça continuamente como gente e s ociedade. Abração em você, nas crianças e no meu parceiro “andarilho”. kkk!!!

      • Tiago diz:

        Jornalista não é uma profissão artística, mas vc tem mais um fã aqui. Vc descreve a situação política da cidade como nenhum outro. Sempre imparcial, mesmo sendo alvo fácil do lado governista.

        Parabéns pelo trabalho, Carlos!

      • janaina diz:

        se larrisa ja e a prefeita de mossoro entao n tem mas pra eleiça n e.sera q larrisa n se toca q os eleitores q aman mossoro n querem ela como prefeita.

  7. Marcão(Mossoró) diz:

    Fonte: Blog do Daniel Dantas

    O caixa 2 do DEM

    #Caixa2doDEM no RN

    As eleições de 2006 foram realizadas sob a égide do controle das contas de campanha e dos seus gastos. No ano anterior, o chamado escândalo do Mensalão expôs as vísceras dos vícios e indícios de crimes de financiamento de campanha em cena no país.

    Era de se esperar que os partidos tomassem mais cuidado naquela eleição com as práticas vedadas pela legislação eleitoral. O PFL no RN não teve esse cuidado. É o que se depreende dos 42 áudios de interceptações telefônicas a que o blog teve acesso e publicou entre a segunda-feira (21) e o domingo (27).

    No âmbito de uma investigação do Ministério Público estadual, o telefone celular de Francisco Galbi Saldanha, atualmente secretário-adjunto da Casa Civil do governo Rosalba Ciarlini (DEM), foi grampeado. E trouxe à luz conversas muito elucidativas, principalmente entre Galbi e Carlos Augusto Rosado, marido da atual governadora e então candidata ao Senado Federal. Rosalba foi eleita em 2006, mas os telefonemas mostram esquemas de compra de apoio de políticos, compra de votos, fraude em prestação de contas com uso de notas fiscais frias e uma complexa rede de Caixa 2.

    Por envolverem políticos com o conhecido foro especial (o senador José Agripino, a então senadora Rosalba Ciarlini e o deputado federal Betinho Rosado), a investigação foi encaminhada pelo Ministério Público estadual e também pelo Ministério Público eleitoral para a Procuradoria Geral da República. Em janeiro de 2009.

    Muitas conversas explicitam, por exemplo, o uso de dinheiro vivo para pagamento de gastos de campanha – enquanto a lei exigia o uso de cheques vinculados às contas. Por exemplo, em 05 de setembro de 2006, Carlos Augusto e Galbi conversam sobre o saque de um dinheiro a ser feito na conta, com cartão, para pagamento de despesas de campanha.

    Alguns nomes são muito frequentes nas interceptações do telefone de Francisco Galbi Saldanha. Aliás, o próprio Galbi trabalha com Carlos Augusto Rosado desde os tempos em que o atual primeiro-cavalheiro era presidente da Assembleia Legislativa (1981-1983).

    A pessoa que aparece mais frequentemente nas ligações é a então secretária do PFL em Mossoró, “Neves”. Neves é irmã do diretor-proprietário do Jornal de Fato, César Santos.

    Já “Valentim” é Valentim Marinho, diretor do ITEP em Mossoró. Antônio de Castro é ex-secretário de Serviços Urbanos da prefeitura de Mossoró na gestão de Rosalba Ciarlini.

    Outra personagem, “Alcineide”, citada numa gravação é Alcineide Andrade, gerente da RPC (rádio Tapuyo), tesoureira do deputado federal Betinho Rosado, de absoluta confiança dele. Betinho é irmão de Carlos Augusto Rosado e atualmente ocupa o cargo de secretário de agricultura.

    Até indícios do envolvimento com a máfia dos sanguessugas aparecem nessas ligações. Albert Nobrega, atual secretário de administração do estado, pede ajuda imediatamente a Galbi por causa de umas ambulâncias compradas pela prefeitura de Mossoró à época da máfia dos sanguessugas. Em 2006, Nobrega era presidente da Comissão de Licitação da prefeitura de Mossoró e é ele que diz que, sem ajuda de Galbi, “vai lascar Rosalba”, já senadora eleita.

    Por fim, o proprietário do posto Leste-Oeste, usado na emissão de notas frias para justificar a movimentação de dinheiro da campanha, é Dix-sept Rosado, irmão caçula de Carlos Augusto, Betinho e Isaura Rosado, secretária de cultura do estado.

    A rede é densa e muitas vezes eu tenho levado um tempo para entender as relações. Que são todas eminentemente familiares. Exemplo disso é a informação sobre os cheques da prefeita de Messias Targino, Francisca Shirley Targino. Inicialmente um comentarista disse que Shirley seria cunhada de Ruth e Rosalba Ciarlini, sendo casada com um irmão das duas, Clovis. Depois, outro comentário esclareceu que Shirley e Clóvis tiveram um relacionamento, mas não foram casados.

    No caso de Ruth Ciarlini, que à época perdeu a reeleição para deputada estadual, é atual vice-prefeita de Mossoró. A prefeita é Fafá Rosado, do DEM. Sobre ela, Ruth diz que ia viver para trabalhar contra Fafá. Na mesma gravação, Ruth Ciarlini chama seu gabinete na Assembleia Legislativa de “cabide de empregos”. São muitos nomes relacionados como cargos em comissão no gabinete – na verdade, a maior parte cabos eleitorais. Ruth terminou a eleição quebrada e suas conversas sempre giram em torno desse tema.

    Ouve-se a voz de José Agripino Maia negociando com Galbi Saldanha o repasse de uma verba de R$ 60 mil (em três parcelas de R$ 20 mil) ao ex-vereador natalense Salatiel de Souza.

    Carlos Augusto também orienta Galbi a repassar dinheiro para o ex-vereador de Natal, Renato Dantas (R$ 50 mil), o atual presidente da Câmara Municipal de Natal, Edivan Martins (R$ 25 mil), a deputada Gesane Marinho e o atual presidente da Assembleia Legislativa do RN, Ricardo Motta. Tudo em troca do apoio dos políticos à candidatura de Rosalba e Garibaldi.

    Em uma conversa, Galbi chama Salatiel de Souza de “cabra safado” porque, mesmo tendo levando em mãos R$ 20 mil para o vereador (que recebeu R$ 60 mil), no fim Salatiel aderiu à campanha da então governadora Wilma de Faria e do candidato ao Senado Fernando Bezerra.

    Outro grave crime foi confessado nos áudios: Carlos Augusto Rosado informou à tesoureira da campanha do irmão que iria cair R$ 100 mil na conta de campanha de Betinho. Mas o dinheiro era de Rosalba. Depois, Carlos e Galbi tentam articular uma forma de, com uso de notas frias, justificar a retirada do dinheiro da conta de Betinho. Utilizam-se, inclusive, de notas frias do posto de combustível Leste-Oeste, de propriedade do irmão caçula de Carlos Augusto e Betinho.

    O pequeno relato não dá conta de tudo o que está nos áudios. Mas você pode ouvir tudo nos links a seguir:

    1) Nota do Ministério Público estadual sobre arquivos

    2) Gravações em 05 de setembro de 2006

    3) Gravações em 08 de setembro de 2006

    a) “Esse pessoal está querendo largar Rosalba por falta de dinheiro”, diz Carlos Augusto

    b) Galbi Saldanha admite que sua conta foi usada no #Caixa2doDEM

    c) #Caixa2doDEM: Em outro caso, Galbi voltou a usar conta pessoal para realizar pagamentos por apoio

    4) Gravações em 15 de setembro de 2006

    a) #Caixa2doDEM: Carlos Augusto: “Coisas que não podiam gerar nota”

    b) #Caixa2doDEM: “Minha preocupação era ter cumprido logo o que eu prometi”: de quem é essa voz? (José Agripino e Salatiel de Souza)

    5) Gravações em 22 de setembro de 2006

    6) Gravações em 23 de setembro de 2006

    7) Gravações em 03 de outubro de 2006

    a) #Caixa2doDEM: Ruth Ciarlini admite ter pagado por apoio de vereador em Serrinha

    b) #Caixa2doDEM: “Será que lá na prefeitura teria como a gente fazer esse recolhimento com a data de sexta-feira?”, pergunta Galbi

    c) #Caixa2doDEM: “Se tiver uma pessoa que recebeu, que descobrir que ninguém botou na prestação de contas, é perigoso”, diz Jacaúna

    8) Gravações em 04 de outubro de 2006

    a) #Caixa2doDEM: Ambulâncias teriam sido adquiridas pela prefeitura de Mossoró pelo esquema dos sanguessugas

    b) #Caixa2doDEM: Mais esquemas nas contas de Rosalba Ciarlini

    9) Gravações em 05 de outubro de 2006

    10) Gravações em 06 de outubro de 2006

    11) Gravações em 09 e 10 de outubro de 2006 (Itamar Rocha)

    12) Gravações de 13 de outubro de 2006

    13) Gravações em 15 de outubro de 2006

    14) Gravações em 16 de outubro de 2006

    a) #Caixa2doDEM: “Eu fui massacrada pelo próprio colega”, diz Ruth Ciarlini sobre Leonardo Nogueira

    b) #Caixa2doDEM: Mesmo após eleição, Carlos Augusto continua usando conta de Galbi

    15) Gravações em 24 e 25 de outubro de 2006 (Notas frias e fraude na prestação de contas)

    16) Gravações em 25 de outubro de 2006

    17) Gravações em 26 de outubro de 2006

    a) Gravações comprovam uso de Caixa 2 na campanha de Rosalba em 2006

    b) Pagamento a Renato Dantas e Edvan Martins correspondia à metade do combinado

    c) Carlos Augusto explica a Galbi Saldanha mudança de planos para uso de dinheiro

    d) #Caixa2doDEM: “Eu arranjei o dinheiro ontem para terminar de cobrir as contas”

    18) Gravações com datas não identificadas

    a) #Caixa2doDEM: “Não vale a pena dar dinheiro pra liderança”, diz Rosa Maciel

    b) #Caixa2doDEM: “Vai cair na conta dele [Betinho Rosado] R$ 100 mil (…) Esse dinheiro é de Rosalba”, diz Carlos Augusto

    c) #Caixa2doDEM: “Hoje eu tenho um dinheirinho para mandar”, diz Carlos Augusto sobre Ricardo Motta e Gersane Marinho

    d) #Caixa2doDEM: “Esses bandidos, que fazem essas coisas com os políticos, você tem que dizer aos outros”, diz Getúlio

  8. FRANCISCO diz:

    Esta última pesquisa da CONSULT, foi a que CLÁUDIA REGINA cresceu mais, enquanto LARISSA nas tres pesquisas praticamente apresentou o mesmo número, ou seja, 46/47 %, CLÁUDIA REGINA passou de 28 para 31 e depois para 38%, se continuar assim, CLÁUDIA REGINA deverá ultrapassar LARISSA nas duas próximas pesquisas da CONSULT.

    • Carlos Santos diz:

      Francisco, bom dia. Você esqueceu do que tem escrito aqui, que essa pesquisa e esse “Bloguinho” são vendidos? Como é que você conseguiu encontrar crescimento de Cláudia em algo falso e vendido? Meu caro, o problema de que enxerga com paixão e ódio é que vive entrançados em suas próprias contradições, com dificuldade de conversar e debater com equilíbrio, sobretudo respeitando os outros. Mas seu comentário já é um progresso. Do seu blogueiro favorito. Saudações tricolores.

  9. Inácio Augusto de Almeida diz:

    Gostei do crescimento do Cinquentinha.
    Aos poucos este herói vai conseguindo semear a semente da resistência política ao grupo dominante.
    E esta semente vai frutificar, vai crescer, vai agigantar-se.
    O que este paladino da liberdade política está fazendo certamente ficará na história de Mossoró.
    Sabe Cinquentinha que agora é apenas o momento de plantar.
    Mas tem Cinquentinha a certeza de que chegará o momento da colheita.
    E o que mais engrandece Cinquentinha é lutar, não para ele mesmo, mas para que aquele que virá depois dele encontre as condições de levar Mossoró a novos dias.
    Cinquentinha prepara o terreno para os dias claros que Mossoró viverá num futuro breve.
    Serão dias de muita luz, de muita liberdade, dias em que o povo não mais estará sob o domínio de uma gente que vive só para si.
    Cinquentinha mostra a todos que existe uma opção, que existe um caminho.
    Basta, mossoroense, você querer.
    Quanto aos outros números desta pesquisa, nenhuma novidade. A candidata que vinha liderando continua seguindo na frente com bastante folga.
    E quem sempre está se mantendo em segundo lugar, permanece na mesma posição. E o mais incrível, comentendo os mesmos erros na campanha. Passando a todos a impressão de que não tem luz própria.
    Sempre acompanhada da Prefeita e da Governadora.
    Dá até para pensar que esta candidata não sabe andar sozinha em Mossoró.
    E dando uma olhada na pesquisa para a Câmara Municipal, observa-se que os candidatos que apóiam a candidata que lidera as pesquisas começam a disparar, enquanto que os que apoiam a outra candidata começam a perder preciosos pontos. Um candidato que eu acompanho e no qual irei votar, na primeira pesquisa que vi estava em décimo lugar. Numa outra, caiu para décimo-sexto, numa terceira, para vigésimo-primeiro e nesta agora para o trigésimo qualquer coisa lugar.
    Eu sempre digo que os candidatos a cargos proporcionais sofrem influência direta dos candidatos a cargos majoritários.
    Se a candidata que ele apóia se mantém sempre na segunda colocação, sem sequer ameaçar, é claro que ele começa a perder votos. E o que parecia uma eleição tranquila pode se transformar numa verdadeira batalha de Stalingrado.
    E vereador pode perder uma eleição por falta de apenas um voto.

  10. Antonio diz:

    Vamos passar o RÔDO com CLAUDIA REGINA 25.

  11. lua maia diz:

    É impressionante como essas pesquisas flutuaram em menos de um mês. A candidata Larissa vem decaindo a cada “pesquisa” o que confirma que as pessoas não se estão deixando enganar ou a pesquisa não está sendo fiel realmente ao que sonham os mossoroenses. Dia 07 de outubro será o resultado que estamos esperando e a vitória da Cláudia Regina é certa para a felicidade de todos os mossoroenses.

    • Fátima Apolinário diz:

      Temos que votar em candidato que tenha mãos limpas.Não em candidato que está louca para assumir a Prefeitura á vários anos.Larissa para ela ser eleita,tema sua mãe como deputada federal e o irmão com vereador,o que eles fizeram por Mossoró?A Casa de Saúde e Maternidade Dix-Sept.Rosado,está devendo anos e meses a Cosern e os funcionários sem receber remuneração alguma á mêses……isso é uma falta de vergonha para Pai,Mãe,Filho e á sua filha Larissa,ser candidata á Prefeitura!!Laire Rosado é proprietário da Maternidade da Dix-Sept.Rosado,e por que está entregue as baratas…..Misericordia!!Eles só pensam neles,como diz Sandra Rosado que odeia pessoas pobre….será,que ela não pode chegar essa patamas….DEUS é pai e não padrasto,está vendo tudo isso.Humildade,inteligencia,educação,caráter,dignidade…..não um dos três tem…e sim muito orgulhoso,mais não adianta ter toda riqueza que ela não sabe que em vida pode está podre por dentro e todos vão para onde todos nós vamos…..á morte não descriminar ninguém.Quem não ama o seu próximo que dirá a se próprio.Eu confio em DEUS todo poderoso que Sandra não vai ter esse gosto de assumir á nossa querida Mossoró.Eu voto em pessoas de mãos limpas,humilde,generosa,inteligente,educada,simpatica,digna e de caráter………….EU credito em Claudia Regina…………ela tem dignidade,humildade e competência.

  12. Everton diz:

    Imagine se FRANCISCO for flamenguista. Então será UM DEUS NOS ACUDA.

  13. Inácio Augusto de Almeida diz:

    Caro Carlos Santos
    Como os assessores não deixam chegar até às candidatas as sugestões para uma melhor qualidade de vida em Mossoró, se possível, no próximo encontro que tiver com uma delas, entregue esta sugestão:

    SUGESTÃO ÀS DUAS CANDIDATAS
    É sabido que os alunos da rede púlblica terminam o segundo grau sem a menor condição de se submeterem a um vestibular.
    Isto não acontece apenas em Mossoró.
    A coisa chegou a um nível tão gritante que o Governo Federal adotou o sistema de cotas nas universidades, reservando vagas para alunos oriundos das escolas públicas.
    A curto prazo não vejo como solucionar este problema.
    Mas é possível minorá-lo.
    Basta que seja criado um curso preparatório ao vestibular para os alunos que concluíram o segundo grau nas escolas públicas de Mossoró. Curso este totalmente gratuito.
    A este curso, poderia ser juntado cursos de inglês e espanhol.
    Como estou apresentando apenas uma sugestão, claro que este esboço pode ser melhorado.
    Certeza eu tenho de uma coisa: O CUSTO SERÁ BAIXÍSSIMO.
    Basta aproveitar salas de aulas já existentes. Os professores é que representarão o único custo deste programa de enorme alcance social.
    Por favor, faça isto pelos estudantes mais pobres de Mossoró.
    Antecipadamente, agradeço.
    Inácio Augusto de Almeida
    91397139

  14. Karol alves diz:

    Se deus quizer dia 7 vai da claudia larissa ñ ganha de novo

  15. Toinho Carlos diz:

    Como “Deus” há de querer se vc não sabe sequer escrever o nome Dele?
    Deus com “d” minúsculo?
    Se prepare por castigo e pra peia…
    kkk

  16. joaquim duarte júnior diz:

    Veja bem, esse blog,tem muita consistencia,no que diz.
    Digo eu do alto da minha experiencia, sem paixão,quem ganhar será por uma difereça muito pequema,
    talvez 5.000 votos, será?

  17. Osvaldo diz:

    O povo de Mossoró-RN, é muito inteligente está percebendo a pessoa que é Claúdia Regina,por isso, vai colocar em suas mãos Mossoró, para ela administrar,por isso quando chegar lá faça bonito,pois você tem capacidade, tem um senador forte do seu lada,Garibaldo,Henrique Alves e Rosalba, faça uma Mossoró para todos os filhos que espera com esse sonho .Percebemos nas conversas o seu crescimento na intenção dos votos do eleitorado .Larissa é uma pessoa boa mais o povo de Mossoró e do estado precisa dela na assembléia por isso, vai dá continuidade do seu trabalho lá . A cidade está ficando toda laranja, percebemos que o povo de Mossoró já decidiu é Claúdia Prefeita de Mossoró a cidade toda está virando 25 .

  18. Joelma diz:

    Eu estou vendo aqui um bando de apaixonados que vão ficar muito decepcionados quando uma delas ganhar, já tô até vendo quem vai levar o rodo ou vassoura vão ser os bestas que estão perdendo o tempo precioso de duas vidas correndo atrás de político.( hahahahaha)Descupem me, mas é hilário ver o povo deixando menino em casa, casa para arrumar, roupa para lavar enquanto elas daqui uma semana não lembrarão da nossa reles existência, como certa candidata que passou na loja que meu esposo trabalha e com todo ar de convencimento disse” um simples vote em mim”. Cadê as propostas, o que eles tem a oferecer além de um aperto de mão e um belo sorriso falso no rosto?Meu voto é nulo, enquanto essa politicagem não ofecer uma proposta decente eu me nego a votar em alguém porquê abraçou um idoso, pegou um menino no colo, ou porquê tem uma música com refrão chiclete. E quanto aos apaixonados sugiro arrumar uma trouxa de roupa para lavar ainda mais nesta falta d’água que tá em Mossoró melhor mesmo é arrumar o que fazer, Larissa e Claúdia estão com a vida ganha a gente não, vocês metendo rodo no povo ou vassoura nem influi nem contribui, reforço mais uma vez vamos é estudar,trabalhar, e acima de tudo orar para Deus colocar no coração e mente da próxima prefeita sabedoria e vamos deixar essa apaixonite de lado e votar consciente.

Faça um Comentário

*


Current day month ye@r *

Home | Quem Somos | Regras | Opinião | Especial | Favoritos | Histórico | Fale Conosco
© Copyright 2011 - 2025. Todos os Direitos Reservados.