Hoje é dia de velinhas, bolo e guaraná, balões coloridos e apitaço. Dia de mais um aniversário.
Hoje faz oito meses que o secretário estadual da Saúde Pública do Estado, Luiz Roberto Fonseca, anunciou sindicância para apurar denúncias contra a servidora estadual Ruth Ciarlini (DEM), irmã da governadora Rosalba Ciarlini (DEM).
Foi no dia 22 de maio de 2013 (veja AQUI).
Até o momento, nadica de nada.
Ruth, assistente social, ex-deputada estadual e ex-vice-prefeita de Mossoró, foi denunciada por não cumprir expediente no Hospital Regional Tarcísio Maia (HRTM), além de receber por hora-extra e plantões fictícios.
Nesses oito meses, a veia moralista do governo não conseguiu “concluir” a sindicância.
Lembra muito a auditoria no Hospital da Mulher, em que foram desviados mais de R$ 8,4 milhões (admitidos pelo próprio Governo) em poucos meses, mas que só teve freio com intervenção judicial.
Prometida para 30 dias em junho de 2012, prestes da campanha municipal daquele ano, a auditoria apresentou rabisco de resultado mais de seis meses depois – depois das eleições, claro.
Pobre RN Sem Sorte!
Para esta festinha só não precisa contratar palhaços.
////
PIOR DO QUE FURTAR É DEIXAR FURTAR
Jossé Amércio de Almedia
Prezado.
Venho participar a todos uma situação surreal (palavra ideal seria outra), o cidadão mossoroense para renovar a sua CNH, precisa dar 03 viagens ao detran local, a primeira para pegar uma ficha, a segunda para tirar uma foto e a terceira para realizar os exames de praxe. Desnecessário dizer que a fila é imeeeeensa, sendo necessário o cidadão dispensar quase uma manhã inteira para tal. Sem falar no tratamento pouco educado por parte das atendentes. A impressão geral é que estamos pedindo favor ao governo. Sinceramente, acontece algumas “coisas” que é difícil se calar aqui neste rincão. Somos tratados a todo instante como sub classe, arremedo de cidadão, e o pior ninguém toma sequer uma providencia. Edmiro Freitas.
E-mail que recebi da Ouvidoria do SUS:
MENSAGEM DE CONCLUSÃO DA DEMANDA
PREZADO(A) SR(A) INACIO AUGUSTO DE ALMEIDA,
REFERENTE A SUA DEMANDA SOB O PROTOCOLO: 939216
ESCLARECEMOS QUE O DEPARTAMENTO DE OUVIDORIA DO SUS TEM COMO ATRIBUIÇÕES, DENTRE OUTRAS: RECEBER SOLICITAÇÕES, RECLAMAÇÕES, DENÚNCIAS, ELOGIOS, INFORMAÇÕES E SUGESTÕES ENCAMINHADAS PELOS USUÁRIOS DO SUS E LEVÁ-LAS AO CONHECIMENTO DOS ÓRGÃOS COMPETENTES SEJAM ELES FEDERAIS, ESTADUAIS OU MUNICIPAIS.
POR OPORTUNO, INFORMAMOS QUE POR OPORTUNO INFORMAMOS QUE A SEGUINTE RESPOSTA FOI FORNECIDA ATRAVÉS DA SECRETARIA MUNICIPAL DE SAÚDE DE MOSSORÓ, EM 22/01/2014, A ESTE DEPARTAMENTO DE OUVIDORIA: “SEGUE ABAIXO TEXTO ESCRITO EM DOCUMENTO (TERMO DE INSPEÇÃO SANITÁRIA) ENVIADO PARA ESTA OUVIDORIA ATRAVÉS DE E-MAIL. LOCAL DE INSPEÇÃO: CENTRAL DE ABASTECIMENTO FARMACÊUTICO – PREFEITURA MUNICIPAL DE MOSSORÓ. DATA: 16 DE JANEIRO DE 2014. INSPEÇÃO DE DENÚNCIA. O DEPÓSITO (CENTRAL DE ABASTECIMENTO) APRESENTOU NA OCASIÃO: NOTAS (DANFE – DOCUMENTO AUXILIAR DE NOTA FISCAL ELETRÔNICA) DOS SEGUINTES FORNECEDORES: FARMACIA, PHOSPODONT PRONTOMÉDICA, CIRUFARMA MOSSORÓ DISTRIBUIDORA E DROGARIA MOSSORÓ, FORAM CONFERIDAS E OBSERVADAS AS SEGUINTE SITUAÇÃO: OS LOTES E VALIDADES DOS PRODUTOS ESTÃO DESCRITOS NAS DANFE’S SENDO OBSERVADA UMA VALIDADE BEM SUPERIOR A DATA DE COMPRA. NOS CASOS DE MOSSORÓ DISTRIBUIDORA E DROGARIA MOSSORÓ NÃO FORAM VISTAS DANFE’S DE TODAS AS ENTRADAS ALGUMAS ENTRADAS HAVIAM APENAS “NOTAS DE CONFERENCIA AS MESMAS NÃO APRESENTEVAM DATA DE VALIDADE E/OU LOTE DO MEDICAMENTO OU INSOMO . FOI ORIENTADO AO RESPONSÁVEL SOLICITAR AOS FORNECEDORES QUE MESMO AS NOTAS DE CONFERENCIA FOSSEM ARROLADOS LOTES E VALIDADES PARA MELHOR RASTREABILIDADE. FOI CONSTATADO NO ESTOQUE QUE A VALIDADE DOS MEDICAMENTO ESTÃO DENTRO DO PRAZO DE VALIDADE. MOSSORÓ, 16/01/14, ROBERTA LUCIA MARQUES PENA.”.
COM O OBJETIVO DE AVALIAR O ATENDIMENTO PRESTADO POR ESTA OUVIDORIA DO SUS, SOLICITAMOS GENTILMENTE QUE O(A) SR(A) ENTRE EM CONTATO CONOSCO PARA CONFIRMAR AS INFORMAÇÕES ACIMA, NUM PRAZO MÁXIMO DE 60 DIAS A CONTAR DESTA DATA.
CASO NÃO HAJA NENHUMA MANIFESTAÇÃO CONTRÁRIA SUA DEMANDA SERÁ CONSIDERADA ATENDIDA E ARQUIVADA.
ATENCIOSAMENTE,
OUVIDORIA DO SUS
MENSAGEM AUTOMÁTICA. NÃO RESPONDA ESTE E-MAIL.
OUVIDORIA GERAL DO SUS
MINISTÉRIO DA SAÚDE
SETOR DA ADMINISTRAÇÃO FEDERAL (SAF) SUL
QUADRA 2 LOTES 05/06 ED. PREMIUM TORRE I
3º ANDAR SALA 305
/// ////
Atertem para este trecho do TERMO DE INSPEÇÃO SANITÁRIA:
“NOS CASOS DE MOSSORÓ DISTRIBUIDORA E DROGARIA MOSSORÓ NÃO FORAM VISTAS DANFE’S DE TODAS AS ENTRADAS ALGUMAS ENTRADAS HAVIAM APENAS “NOTAS DE CONFERENCIA AS MESMAS NÃO APRESENTEVAM DATA DE VALIDADE E/OU LOTE DO MEDICAMENTO OU INSOMO . FOI ORIENTADO AO RESPONSÁVEL SOLICITAR AOS FORNECEDORES QUE MESMO AS NOTAS DE CONFERENCIA FOSSEM ARROLADOS LOTES E VALIDADES PARA MELHOR RASTREABILIDADE.”
Deste trecho, para mais fácil compreensão, vou repetir:
“NÃO FORAM VISTAS DANFE’S DE TODAS AS ENTRADAS ALGUMAS ENTRADAS HAVIAM APENAS “NOTAS DE CONFERENCIA AS MESMAS NÃO APRESENTEVAM DATA DE VALIDADE E/OU LOTE DO MEDICAMENTO OU INSOMO .”
DANFE significa DOCUMENTO AUXILIAR DE NOTA FISCAL ELETRÔNICA.
Incrível é o SUS receber isto e responder que caso não haja outra manifestação a minha demanda será arquiva.
UM DOCUMENTO DA VIGILÂNCIA SANITÁRIA COMPROVANDO A INEXISTÊNCIA DO DOCUMENTO AUXILIAR DE NOTA FISCAL QUE POSSIBILITA O RASTREAMENTO DOS LOTES E PRAZOS DE VALIDADE e o SUS falando em arquivar a demanda.
Que mundo é este?
////
NENHUM ESFORÇO É MAIS INÚTIL DO QUE TENTAR TAPAR O SOL COM UMA PENEIRA.
Inácio Augusto de Almeida
Isso de Jose´Americo vale pra Garibalde Filho; Sapinho não “rouba”, mas deixa roubar