• Repet - material para campanha eleitoral - 16 de maio de 2024
terça-feira - 08/08/2017 - 17:34h
Tudo em casa

RN é destaque na incrível bancada dos parentes na Câmara

Por Edson Sardinha (Congresso em Foco)

A política corre pelas veias da deputada Iracema Portela (PP-PI). Filha do ex-governador Lucídio Portela e da ex-deputada federal Myriam Portela, é casada com o senador Ciro Nogueira (PP-PI), filho de um ex-deputado com o mesmo nome. Seus tios Petrônio Portela e Eloi Portela Nunes foram senadores. Petrônio presidiu o Senado e empresta um nome a uma das alas da Casa.

Outro tio dela, Flávio Portela Marcílio, foi vice-governador e deputado federal pelo Ceará. Antes de se relacionar com Ciro, a deputada foi casada com o ex-governador do Piauí Guilherme Mello.

A frondosa árvore genealógica política de Iracema faz parte de uma floresta que sombreia a Câmara: ao menos 319 deputados têm ou tiveram parentes com mandatos eletivos. Isto é, um em cada seis.

Todos os deputados federais do RN fazem parte de oligarquias, sem nenhuma ou qualquer exceção (Fotos: arquivo)

Embora se espalhe por todos os estados e regiões, é no Nordeste e no Norte que essa prática tem raízes mais profundas. Dos 151 deputados nordestinos, ao menos 126 (83% deles) são de famílias de políticos. Isso também ocorre com 43 dos 65 deputados (66%) do Norte.

As representações do Rio Grande do Norte e do Tocantins na Câmara são formadas integralmente por parlamentares com familiares políticos.

RIO GRANDE DO NORTE

Deputados

Antônio Jácome (Podemos) – Pai do vereador de Natal Jacó Jácome (PMN-RN), eleito deputado estadual nas eleições deste ano.

Beto Rosado (PP) – Representante de uma tradicional família de políticos do Rio Grande do Norte, é filho do ex-deputado federal Betinho Rosado, neto do ex-governador Dix-Sept Rosado, bisneto de Jerônimo Rosado, ex-intendente de Mossoró e sobrinho do ex-deputado estadual Carlos Augusto Rosado. É primo da ex-deputada Sandra Rosado, entre outros.

Fábio Faria (PSD) – É filho do governador do Rio Grande do Norte Robinson Faria.

Felipe Maia (DEM) – Filho do senador José Agripino Maia (DEM-RN), neto do ex-governador do Rio Grande do Norte Tarcísio Maia e sobrinho-neto do ex-governador da Paraíba João Agripino Filho. É primo do ex-prefeito do Rio César Maia e do deputado Rodrigo Maia. É parente da deputada federal Zenaide Maia, do ex-deputado João Maia e do deputado distrital Agaciel Maia, entre outros políticos.

Rafael Motta (PSB) – É neto do ex-deputado Clovis Motta e filho do deputado estadual Ricardo Motta.

Rogério Marinho (PSDB) – Neto do ex-deputado federal Djalma Marinho e filho de Valério Marinho, suplente do senador José Agripino Maia (DEM-RN).

Walter Alves (PMDB) – Seu pai, Garibaldi Alves Filho (PMDB-RN), é senador, mandato que já foi exercido por seu avô, Garibaldi Alves. É primo do ex-presidente da Câmara Henrique Eduardo Alves, do prefeito de Natal, Carlos Eduardo Alves, e sobrinho-neto do ex-governador Aluizio Alves e do ex-prefeito da capital do estado Agnelo Alves.

Zenaide Maia (PR) – É casada com o ex-prefeito de São Gonçalo do Amarante Jaime Calado, irmã do ex-prefeito de Jardim de Piranhas Galbê Maia, do ex-deputado federal João Maia e do deputado distrital Agaciel Maia. É parente do senador José Agripino Maia (DEM-RN), do ex-prefeito do Rio César Maia e dos deputados Felipe Maia (DEM-RN) e Rodrigo Maia (DEM-RJ).

Veja matéria completa clicando AQUI, com a lista de todos os parlamentares, por estado.

Acompanhe o Blog Carlos Santos pelo Twitter clicando AQUI.

Compartilhe:
Categoria(s): Política

Comentários

  1. François Silvestre diz:

    Somos uma Capitania. E nós, escravos fugitivos, a buscar esconderijo pra “enganar” os capitães do mato.

  2. João Claudio - ''O fi dum a égua''. É o fraco, hein? diz:

    Floresta boa de peia.

    Mais sujo que poleiro de pato com caganeira, Amazonino Mendes está disputando o governo da amazônia, e tudo leva a crer que será o vencedor.

    ↓ TRADUÇÃO SIMULTÂNEA ↓

    No brasil, quem não presta é o povo.

    E c’est fini.

  3. Inácio Augusto de Almeida diz:

    E assim continuará sendo até que o povo tome consciência que vive na miséria e no atraso por conta deste esquema maquiavélico que foi montado unicamente para manter na opulência determinada famílias.
    Nem mesmo o cuidado de preparar os novos elementos do esquema espúrio para o exercício das funções estas famílias têm mais. Qualquer um que não tenha se habilitado a exercer nenhum cargo é lançado candidato a isto e a aquilo.
    Destes elementos que são lançados candidatos, qual deles obteve êxito quando se submeteu a algum concurso público? E no exercício do cargo político para o qual foram “nomeados” pela família passam a se comportar como verdadeiros jabutis em copa de mangueira.
    Exemplo disto são os filhos dos caciques Sarney, Jáder, Renan e outros.
    Estas criaturas que são lançadas candidatas por estas famílias, que fizeram dos cargos eletivos uma reserva de mercado, são tão desqualificadas politicamente que não têm identidade. O povo sequer sabe o nome destes pretensos políticos.
    Ficam conhecidos como o filho de fulano, a mulher de sicrano e por aí a coisa vai.
    Se o povo vai continuar comendo o pão que o diabo amassou, isto pouco importa aos chefes das oligarquias. A eles só importa arranjar uma ocupação para o que está precisando de um cargo a fim de não se tornar mais um desocupado.
    Até quando o povo continuará votando no filho ou na filha de fulano de tal?
    Até quando o povo continuará votando na mulher de fulano de tal?
    Será que ainda existe alguém que não saiba o porquê da Educação ser relegada a segundo plano no Brasil?
    Quer apavorar uma oligarquia? Lute por uma Educação melhor.
    ////
    OS RECURSOS SAL GROSSO SERÃO JULGADOS APÓS O FIM DO MUNDO?
    OITO MESES PASSADOS DO INÍCIO DAS APURAÇÕES DAS GRAVES DENÚNCIAS DO EX-PROCURADOR DA CÂMARA MUNICIPAL DE MOSSORÓ. EM BREVE SABEREMOS O QUE FOI APURADO. AGUARDEM!

  4. George Duarte diz:

    Se correr o bicho pega, se ficar o bicho come. Só falta Sarney vir ao estado ministrar uma palestra para esse povo.
    ” Como ser bem sucedido numa oligarquia”

Faça um Comentário

*


Current day month ye@r *

Home | Quem Somos | Regras | Opinião | Especial | Favoritos | Histórico | Fale Conosco
© Copyright 2011 - 2024. Todos os Direitos Reservados.