Por Ney Lopes
Dói a notícia de que o Governo Federal mantém a injustiça praticada no governo de Lula, quando excluiu o RN da ferrovia transnordestina.
A Ferrovia Transnordestina foi aprovada com 1.752 quilômetros de extensão, começando na cidade de Eliseu Martins, no Sul do Piauí, e seguindo até Salgueiro.
Depois disso, um trecho segue para o Porto de Pecém, nas imediações de Fortaleza, e outro, para o Porto de Suape.
Não esqueço a reunião de 12.05.05, no gabinete do ministro da Integração Regional Ciro Gomes.
Lá estavam a governadora do RN, senadores, deputados federais (inclusive, a então deputada Fátima Bezerra) e representações do empresariado.
Participei como deputado federal.
O governo Lula decidira iniciar a “ferrovia transnordestina.
Perplexo ouvi do ministro Ciro Gomes a exclusão do RN na “Transnordestina”.
Na hora protestei veementemente.
Criou-se constrangimento, diante do silencio na sala.
Apresentei na Câmara Federal o projeto de lei n° 6372/05, que incluía no percurso da ferrovia Transnordestina, a recuperação dos trechos ferroviários que ligam Mossoró, Souza, Areia Branca, Macau, RN, a João Pessoa, PB, passando por Natal, dando suporte ao porto e à futura área de livre comércio, que sempre sonhei.
O projeto foi arquivado, após a minha saída da Câmara (2007).
Ninguém se interessou em prosseguir, até hoje.
O grupo empresarial da Companhia Siderúrgica Nacional (CSN), liderado pelo empresário Benjamin Steinbruck, não cumpriu as metas de concessão e nem acabou a ferrovia no tempo estabelecido em contrato, mas nunca recebeu nenhuma punição do governo federal, embora tenha a concessão desde 1997.
Pode-se admitir o RN afastado da maior obra de transporte terrestre do país e uma das mais importantes intervenções da história do Nordeste?
O RN é o mais nordestino dos estados, com 95% do solo no semiárido.
O jornal “Valor”, em 31.03.05, noticiou a exclusão no traçado original no Ceará.
Posteriormente, esse estado foi incluído e Lula, ao final, consentiu em eliminar “apenas” o RN.
Por incrível que pareça, correligionários do presidente Lula justificaram a exclusão, com a absurda alegação de que tinha sido decisão do empresário Benjamin Steinbruch (CSN), ganhador da concorrência, sob o argumento de prejuízo operacional.
Incrível o PT defender a decisão de um empresário, em prejuízo da coletividade.
Até agora, a ferrovia, privatizada por Lula (??), que continua obra inacabada, já consumiu bilhões de fundos públicos “regionais”, como o Finor, o FNE e o FDNE.
Clamar justiça para o RN é uma dor, que não passa!
Pobre Estado injustiçado.
Ney Lopes é jornalista, ex-deputado federal e advogado
Ferrovia privagizada pir Lula? Quem tem boca fala o que quer mesmo, tsc tsc tsc…
Esses PETRALHAS são uns carniceiros.
Alô Fransueldo, diga alguma coisa sobre esse acontecido…
Os petistas irão levar a transnordestina para o querido estado do Rio grande do norte , não se preocupe !
Caro Dr. Ney Lopes; meus respeitos.
Um abraçaço.
Infelizmente, os governantes não implementam projetos a bem da população. A insatisfação do Deputado Ney Lopes, é a mesma minha e de outras pessoas que se frustram como eu, com tanto descuito, com o nosso país e com o nosso Estado do RN
Engraçado que, se eu me lembro bem, tanto a TransNordestina (que foi CONSTRUÍDA pelo governo Lula/Dilma) quanto a transposição do São Francisco (também feita em sua maior parte no governo Lula), ambas duas obras inportantíssimas para todo o Nordeste, ficaram de fora do RN por falta de articulação política da então governadora do RN, Rosalba Ciarline, governadora que então fazia parte do PFL/DEM do colunista.
Estranho, né?
A Costa Branca merece uma ZPE, região muito rica em Sal, Petróleo, Melão, Castanha de Caju!