O titular da Secretaria de Meio Ambiente e Recursos Hídricos do Estado (SEMARH), professor Mairton França, alimenta expectativa de que estado possa ganhar três sistemas de dessalinização de água marinha, para aproveitamento humano.
“Os projetos estão entregues ao Ministério da Integração”, afirma.
A tecnologia é de origem europeia.
Segundo ele comenta ao Blog, essas usinas de dessalinização de água do mar serão integrada a sistema de adutoras, com estações elevatórias.
Barcelona
Um exemplo recorrente do êxito dessa tecnologia é o que foi adotada pela cidade de Barcelona na Espanha, em 2009.
Com capacidade de 200.000 m³/dia, a estação de dessalinização espanhola foi inaugurada e fornece água potável para mais de 20% de abastecimento da cidade. A planta de osmose reversa alimentada pela água do mar é uma das maiores da Europa e abastece cerca de 1.3 milhões de habitantes na região de Barcelona.
“A gente precisa ousar, agir”, exulta o secretário.
SERÁ QUE ESSE SECRETÁRIO CONHECE O RN? ELE NÃO VEIO DO CEARÁ? UM ATESTADO DE INCOMPETÊNCIA PARA OS POTIGUARES!!
Prezado Francisco! Sugiro que o Sr. Se informe melhor! A tecnologia é completamente viável! A única coisa que seria uma barreira seria o gasto de energia, mas que no nosso estado passou a ser abundante com a instalação das eolicas! Além disso alguma atitude é melhor que nenhuma! Então ao invés de criticar pq o Sr. Não propõe uma solução mais inteligente?
Mairton vem da região sudeste ou sul…
E por falar dessalinização lembrei desta matéria: Atriplex chupa o sal da terra e faz ração //www.accoba.com.br/ap_info_dc.asp?idInfo=1612
A dessalinização de água marinha, vejo-a tão importante que tenho vontade de estudá-la. Não é só curiosidade. É querer ir fundo.