A rede estadual de educação do Rio Grande do Norte teve o pior desempenho do Brasil no ensino médio em 2023, segundo o Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (IDEB), que foi divulgado nessa quarta-feira (14) pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (INEP). O Governo Fátima Bezerra (PT), professora de origem profissional, fica em situação embaraçosa.
Essa foi a segunda vez seguida que o estado ficou com o pior desempenho do ensino médio na rede pública. O Ideb apontou que o ensino médio do RN teve nota de 3,2, a pior entre todas as federações do país. A maior nota foi de Goiás, com 4,8, e a média do Brasil foi de 4,1.
A nota no ensino médio do RN representou uma melhora de 0,4 em relação ao Ideb de 2021, o último que havia sido divulgado.
O Ideb é o índice que mede a qualidade da educação no Brasil e tem resultados a cada dois anos. As piores notas do Ideb na rede estadual no ensino médio foram:
RN – 3,2
RJ – 3,3
RR, PB e AP – 3,6
AM, BA, DF, MA e SE – 3,7
SC, MS – 3,8
Quando se considera o ensino médio completo, incluindo a rede privada e o ensino federal, o RN teve o segundo pior desempenho ao lado do Rio de Janeiro, com nota 3,7, e na frente apenas de Roraima.
O ensino médio do RN é composto por 75,9% da rede estadual, 13,9% da rede privada e 10,2% da rede federal.
O outro lado
Segundo a Secretaria Estadual de Educação e Lazer do RN, os índices voltaram ao nível de crescimento do período de antes de 2020, já que na pandemia houve uma dificuldade de investimentos na área.
Na Assembleia Legislativa, o deputado Francisco do PT e líder do governo na Casa disse nessa quinta-feira (14) que “de fato é algo preocupante e que merece reflexão profunda. Mas não passa apenas pelo atual governo, já que a nota do Ideb, mesmo tendo sido a última, ainda é uma das melhores notas da série histórica para o RN, que sempre conviveu entre a última ou penúltima colocação. Merece sim ampliarmos esse debate pois me parece algo estrutural e não conjuntural.”
Acompanhe o novo Instagram do Blog Carlos Santos clicando @blogcarlossantos1
O Governo da professora ? Teremos uma eleição com uma senhora sem ninguém querer a sua companhia. Em 2026 vamos mandar para longe essa turma do PT.
Nós só juntando para o 22 em Mossoró e no estado, com o 11 em nossa companhia e Deus acima de todos.
Avante Mossoró!