• Cachaça San Valle - Topo - Nilton Baresi
quinta-feira - 04/09/2014 - 16:28h
Hoje

Robinson debate com setor da agropecuária do estado

A Federação da Agricultura e Pecuária do Rio Grande do Norte (FAERN) recebeu o candidato Robinson Faria (PSD) nesta quinta-feira (4) para debater sobre os desafios da agropecuária no Estado. Ao lado do candidato a vice-governador, Fábio Dantas (PCdoB) e de produtores rurais, Robinson destacou o planejamento para o setor nos próximos quatro anos.

Robinson, de costas falou da cadeia produtiva (Foto: divulgação)

“O agronegócio será um parceiro do nosso Governo. O papel do Estado é de fomentar as atividades produtivas e a agricultura e a pecuária serão beneficiadas com projetos e cumprimento do papel do Governo”, destacou Robinson.

A questão do semiárido e a seca, conhecida como ‘Viver bem com a seca’ foram destacadas por Robinson como importante para o setor rural e produtivo. “É preciso planejamento para o setor. No nosso governo vamos garantir condições para que os produtores rurais não tenham que suspender as atividades durante meses, prejudicando o setor e a economia”, frisa.

Os atrasos dos licenciamentos ambientais e a segurança rural também foram tema da exposição do candidato ao Governo que disse que irá equacionar esses desafios. “Não podemos permitir que ocorra um êxodo rural nas cidades do RN por insegurança”, destacou.  Sobre os licenciamentos, Robinson disse que no seu governo o Idema terá que explicar o motivo dos atrasos e dar solução imediata para as licenças atrasadas.

O Programa do Leite, a questão das dívidas rurais e do crédito rural também foram levantadas por Robinson. “O nosso governo terá a marca do diálogo. Vamos sentar com as associações e sindicatos para saber como ajudar para que o agronegócio prospere no nosso Estado. Vamos dar eficiência ao Estado para que ele cumpra o papel de fomentador, garantindo apoio financeiro ao homem do campo que precisa da mão amiga do Governo”, garantiu.

Cadeias produtivas

Na última década a agropecuária potiguar perdeu participação na economia caindo de 8% para 3%. “Não podemos permitir que uma das cadeias produtivas que mais emprega e gera renda no Estado seja esquecida”, justificou o candidato.

Robinson falou ainda sobre os desafios nas questões da infraestrutura, transporte, rodovias e a construção de um porto para ampliar a capacidade logística de escoamento da produção.

Sobre o desabastecimento e a escassez de água no RN, Robinson reafirmou que é preciso investir na ampliação da rede de distribuição de água, na construção de cisternas, reservatórios, açudes e barragens. “É preciso construir adutoras, perfurar e instalar poços em comunidades rurais e repensar o sistema de distribuição. A crise no sistema de abastecimento não tem causa somente nos efeitos climáticos e pode ser administrada com planejamento”, destaca.

Robinson entregou ao presidente da Faern, José Vieira o Plano de Governo da Coligação Liderados pelo Povo e recebeu o documento do que os produtores esperam do próximo Governo.

Compartilhe:
Categoria(s): Política

Comentários

  1. AVELINO diz:

    Robinson, esperto, foi punido pelo desacreditado do TRE por divulgar em seu horário político da TV o resultado de uma pesquisa “feita apenas em Natal” como se fosse estadual!!! Aproveitando a deixa da esperteza ilusionista de Robinson, isso garante que Henrique em Natal perde feio e dona Wilma Maia em todo estado…

  2. naide maria rosado de souza diz:

    A interiorização do desenvolvimento. Sim o homem do campo precisa da mão amiga do governo. Mas, no momento em que o interior recebe o investimento vai distribuí-lo, em matéria prima, produtos ou rebanhos, por todo o Estado. Nessa distribuição surgem novas estradas, haverá maior comunicação entre os municípios etc…, aí, sim…começa a eclodir o desenvolvimento. Um Estado todo abraçado. Então, o interior será a mão amiga do governo.

  3. Francy Granjeiro diz:

    Perfeitamente, Srª Naide Maria Rosado de Souza, e passa por uma grande crise o interior do nosso estado nos ultimos anos,que sempre foi esquecido por governos anteriores.Falta dinheiro,pra tudo, já sabemos, que só nao está faltando interesse deles.Cade o PV ,o orgãos de defesa do meio ambiente, que deveriam defender o ambiente para defender a vida do ser humano? Só tem nome.O PV de Mossoró que fala so de Educação???

    EM 1992 AS PESQUISAS INDICAVAM VITÓRIA DE HENRIQUE E PEDEU!
    NÃO ACREDITO EM FALSAS PESQUISAS.
    ………………………………………………….
    Prestem atenção nesses detalhes -WILMA DE FARIA NAO CANSA DE USAR VERMELHO DILMISTA…ETA BACURAU traidora.
    Felipe Maia (DEM) está mpolgado com a sua campanha. Ele acredita que será possível superar a votação obtida nas eleições de 2010 quando recebeu 137.494 votos.
    Felipe acredita que a sua coligação formada por 18 partidos tem condições de eleger sete dos oito deputados federais do RN: Valter Alves (PMDB), Zenaide Maia (PR), Rafael Motta (Pros), Sandra Rosado (PSB), Fafá Rosado (PMDB), Antônio Jácome (PMN), Rogério Marinho (PSDB) e o próprio Felipe.
    OPSSSSS!!! Faltei falar Henrique, seu vice e os seridoenses.

  4. LINDEMBERG GOMES diz:

    INTERESSANTE! MUITO INTERESSANTE! Como os nossos políticos são homens e mulheres de pouca visão, ou até, quase totalmente cegos; No que diz respeito, ao desenvolvimento sustentável, promovendo de forma equilibrada o desenvolvimento econômico de todas as regiões Estado. Principalmente promovendo a expansão das fronteiras agrícolas todo o Estado.
    Todos nós que temos mais idade , sabemos que a maior bandeira de luta do ex-Governador CORTEZ PEREIRA era fomentar a a agricultura no RIO GRANDE do Norte. Ele foi o criador do maior projeto de plantio de caju que se conhecia. A SERRA DO MEL, onde também se veio desenvolver a criação de camarões (carcinocultura).
    hoje, poderia ser uma das GRANDES fontes de riquezas da região Oeste potiguar do RN.
    No Brasil inteiro funciona uma cultura polítoca que caracteriza-se por não preservar, zelar e não dar continuidade as boas obras, aos bons projetos, stc, deixadas pelos governantes anteriores, o que realmente fazem é deixá-las ao esquecimento e ao total abandono para que o tempo se encarregue se destruí-las e simultaneamente apagá-las da nossa memória. Que absurdo! Que ingratidão! Que crime contra o patrimônio! Que crime contra esse povo tão sofrido!
    Se cada governador que já passou pelo Rio Grande do Norte, tivesse feito alguma coisa mais como luz, saneamento básico, educação (Creches, professores, Escolas) lazer,, segurança, saúde (um pequeno hospital), ÁGUA, pricipalmente ÁGUA, hoje nó teríamos um grande centro agropecuário nessa região.
    Para eles é preferível contribuir para o fracasso, a destruição e o esquecimento de tais obras para que eles continuem indo lá de 4 4 anos pedir votos, MENTIR… MENTIR… MENTIR… PORQUE É SÓ O QUE SABEM FAZER “BEM”. NÃO O “BEM” QUE PODERIAM TER FEITO? IMAGINE, COMO SERIA HOJE, SE TODOS OS EX-GOVERNADORES do Estado tivessem em nome do povo, atendido aos seus clamores , pelos menos em algumas demandas ?

Faça um Comentário

*


Current day month ye@r *

Home | Quem Somos | Regras | Opinião | Especial | Favoritos | Histórico | Fale Conosco
© Copyright 2011 - 2024. Todos os Direitos Reservados.