segunda-feira - 26/01/2015 - 06:02h
100%

Robinson Faria é campeão em aumento no próprio salário

Veja O Estado de São Paulo

Apesar de terem começado seus mandatos prometendo austeridade e anunciando cortes de cargos, secretarias e despesas para ajustar as contas públicas em 2015, treze dos 27 governadores brasileiros autorizaram reajustes dos próprios salários e os dos seus secretários. Os aumentos foram aprovados pelas Assembleias Legislativas às vésperas do recesso parlamentar, no fim do ano passado. Isso fez com que houvesse pouca repercussão na ocasião.

Robinson mostra compensação abrindo mão de residência oficial (Foto: Frankie Marconi)

Os valores variaram bastante. Foram de 4,3%, caso do tucano Geraldo Alckmin (PSDB), em São Paulo – o menor aumento –, até 100%, no caso do Rio Grande do Norte. No Estado nordestino, o salário do governador Robinson Faria (PSD), que venceu na disputa do ano passado o atual presidente da Câmara, Henrique Eduardo Alves (PMDB), foi ampliado de 11.000 para 22.000 reais. No caso do vice-governador, Fábio Dantas, do PCdoB, o salário passou de 9.000 para 17.500 reais.

Leia também: Sartori recua e desiste de aumentar o próprio salário

Os secretários passaram a receber 14.000 reais por mês. Antes o salário era de 8.000 reais. No começo do ano, o chefe do Executivo potiguar tomou posse prometendo reduzir o custo da máquina pública e rever contratos.

Segundo a chefe do gabinete do governador, Tatiana Mendes Cunha, Faria concordou com o aumento para os secretários por achar não ser possível “contratar nenhum técnico competente com o salário anterior”. Ela diz que, para compensar o aumento do próprio salário, o governador abriu mão de residência oficial e do que considerava “mordomias” do cargo.

Os vencimentos de Alckmin, por sua vez, tiveram um reajuste bem mais modesto: foram de 20.600 reais mensais para 21.600 reais. A assessoria do tucano argumenta que o aumento foi menor que a inflação acumulada desde o último reajuste, em janeiro de 2013 – a inflação no período foi de 12,7%.

Alckmin

O aumento, porém, contrasta com o pacote de austeridade anunciado no começo do ano, quando ele prometeu cortar 15% dos cargos comissionados, 10% do custeio da máquina pública e contingenciar 10% das despesas previstas no Orçamento do Estado para este ano, o equivalente a 6,6 bilhões de reais.

Outros governadores, como o da Bahia, Rui Costa (PT), alegaram que o reajuste foi similar ao feito pelo Congresso Nacional e presidente da República. No caso de Costa, seu contracheque foi de 19.300 reais para 22.400 reais. O vencimento do vice e de secretários saltou de 16.200 reais para 19.300 reais. Ao assumir, o petista prometeu extinguir 1.700 cargos comissionados e extinguir três das 27 secretarias.

Entre os que autorizaram reajustes dos próprios salários, apenas o governador do Rio Grande do Sul, José Ivo Sartori (PMDB), afirmou que não tomaria medidas para enxugar a máquina pública. Apenas suspendeu pagamento de fornecedores.

O contracheque do governador gaúcho foi de 17.300 para 25.300 reais, um aumento de cerca de 46%. Porém, diante da repercussão negativa, ele anunciou que iria abrir mão do reajuste, em uma decisão de “caráter pessoal”. O governador da Paraíba, Ricardo Coutinho (PSB), também havia autorizado o aumento, mas depois recuou e decidiu congelá-lo.

Veja matéria AQUI.

Compartilhe:
Categoria(s): Política

Comentários

  1. moises diz:

    O subsidio de governador do Estado estava congelado desde o ano de dezembro de 2002, quando a assembleia legislativa votou o subsidio para o governo Vilma, que iniciava em 2013. Portanto foram 12 anos. Será que nos outros Estados levou esse tempo todo tambem? Daí a comparação percentual não caber. Mas, salario de Presidente e Governadores não tem muita importância. Eles nao vivem de salario. Tem todas suas despesas pagas pela contribuinte. Não pagam luz, telefone, casa, alimentação, nadinha. Basta lembrar dos churrrascos de lula, com carnes nobres, vinhos, queijos, etc. O mesmo acontece nos Estados. Posso dizer que custam pelo menos 10 vezes, o que recebem.

  2. Inácio Augusto de Almeida diz:

    E o salário do prefeito de Mossoró?
    Por que ninguém fala que, mesmo com o aumento do salário do Governador, o salário do prefeito de Mossoró ainda é maior?
    O pior é que ninguém dá um pio.
    TEM COISA QUE SÓ ACONTECE EM MOSSORÓ.
    Querem um exemplo?
    A Presidenta do Diretório Municipal do PMDB dizer que as PORTAS ESTÃO ABERTAS e ninguém saber onde ficam as danadas destas PORTAS ABERTAS.
    Fafá Rosado, onde a gente pode encontrar estas PORTAS ABERTAS?
    //////
    QUANDO SERÃO JULGADOS OS RECURSOS SAL GROSSO

  3. naide maria rosado de souza diz:

    Um aumento nada modesto.

    • Inácio Augusto de Almeida diz:

      Sra. Naide Rosado
      Incrível é que mesmo com este aumento absurdo o salário do Governador ainda permanece menor do que o do prefeito de Mossoró.
      Por estas e outras eu sempre digo que tem coisa que só acontece em Mossoró.
      Quer saber de mais uma coisa que só acontece em Mossoró?
      Em que outro lugar do mundo uma Presidenta de um Diretório Municipal, PMDB, diz que as PORTAS ESTÃO ABERTAS a todos os filiados e simpatizantes do partido e NINGUÉM consegue descobrir onde estas PORTAS ABERTAS estão.
      Zé Buchudinho já colocou na vitrola Vicente Celestino com o clássico PORTA ABERTA.
      Zé Ruela com seu riso barulhento só me permitiu ouvir:
      ” Porta aberta
      Ao transpor-te entrei no céu
      Porta aberta
      Nunca mais hei de esquecer
      Que és na terra minha luz
      És o bem que me conduz
      Desde o berço até morrer!”
      Eu, Sra. Naide Rosado, fico a me perguntar onde mais isto pode acontecer.
      TEM COISA QUE SÓ ACONTECE EM MOSSORÓ.
      /////
      QUANDO SERÃO JULGADOS OS RECURSOS SAL GROSSO.
      SAL GROSSO PRESCREVE EM 2019?
      VÃO DEIXAR SAL GROSSO PRESCREVER?

  4. luis claudio diz:

    O povo e os servidores não querem saber se era pouco ou não. Ele quando era candidato sabia disso.
    Agora , os problemas graves do Estado são prioridades e não foi o que ele pensou,. Pensou primeiro em aumentar seus salário e de sua trupe e aprovar os dos deputados.
    O calendário de pagamento dos servidores?

Faça um Comentário

*


Current day month ye@r *

Home | Quem Somos | Regras | Opinião | Especial | Favoritos | Histórico | Fale Conosco
© Copyright 2011 - 2025. Todos os Direitos Reservados.