Anunciado à noite passada como pré-candidato a vice na chapa à reeleição do governador Robinson Faria (PSD), o ex-prefeito de Lajes Benes Leocádio (PTC) está impedido de consumar essa composição.
A Executiva Nacional de sua legenda, o Partido Trabalhista Cristão (PTC), não avaliza a decisão. Portanto Robinson Faria volta a ficar sem companheiro de chapa. A convenção estadual de seu partido é amanhã.
A prioridade é a postulação à Câmara Federal que ele sustentava e era vista como promissora, até mesmo atestada por pesquisa recente (veja AQUI).
Benes e o comando estadual do PTC atropelaram a Resolução 01/2018 de 16 de julho deste ano, da Comissão Executiva do partido, que determinou como “prioridade absoluta e única” as candidaturas à Câmara Federal em todo o país.
Cláusula de Desempenho
A justificativa é simples e absolutamente coerente: vista somar votos em todo o país para atingir a “Cláusula de Desempenho (Barreira)” aprovada com a minirreforma política no ano passado.
Este ano, os partidos são obrigados à eleição de pelo menos 9 deputados federais em nove estados diferentes, ou ter ao menos 1,5% do total dos votos da eleição para a Câmara dos Deputados. O arrocho vai continuar progressivamente nas eleições de 2022, 2026 e 2030.
Leia também: Cláusula de desempenho prioriza luta à Câmara Federal – 06 de março de 2018.
Acompanhe o Blog Carlos Santos pelo Twitter clicando AQUI e o Instagram clicando AQUI.
O vice será da terra de Santa Luzia.Aguarde.
John Clodô está disponível.