A passagem da senadora Rosalba Ciarlini (DEM) pela região do Seridó, durante dois dias desta Semana Santa, deixou rastros de alegria e frustração política, principalmente entre alguns resistentes do DEM, partido da senadora.
Em Acari, filiados do Democratas não gostaram porque a senadora procurou o ex-vereador Isaias Cabral ao invés do grupo dos democratas, liderado pelos ex-prefeitos José Fernandes e sua esposa Salésia Fernandes, e outros. A mesma chateação aconteceu em Jardim do Seridó, onde o grupo do DEM, formado por Manoel de Brito, Gigi de Geraldo Dias e outros, foi preterido pelo atual prefeito Padre Jocimar Dantas (PMDB).
Mas, para alguns analistas políticos, a insatisfação da cúpula dos diretórios municipais, é sem pé e sem cabeça, já que a senadora não teve o apoio incondicional deles nas eleições de 2006 e muito menos participou das campanhas de Doutor Edimar Medeiros (PSB) em Jardim do Seridó e de Antônio Carlos (PR) em Acari. Então o natural seria que ela procurasse quem vai lhe ajudar em 2010.Rosalba vai contar nas eleições do próximo ano, quando certamente disputará o Governo do Estado, com o apoio dos acarienses, José Fernandes, Doutora Salésia, o vice-prefeito Alexandre Fernandes e seu bloco?
Em Jardim do Seridó, Manoel de Brito e Gigi deixarão de apoiar o candidato de Wilma de Faria para subir no palanque de Rosalba Ciarlini?
Manoel de Brito, que por sinal, em entrevista a este blogueiro, quando ainda apresentava o Jornal da Cabugi, no dia 13 de Julho de 2007, já defendia o distanciamento do DEM com o PMDB.
Na época, Brito dizia que os democratas, diferentemente dos peemedebistas eram quem tinha vocação para apoiar Wilma de Faria. "Eu mesmo tenho feito gestões no sentido da reaproximação dos dois partidos (DEM e PSB). O deputado Robinson Faria também tem feito esse trabalho. Tanto ela precisa de nós, e é muito mais fácil o eleitorado de José Agripino votar em Wilma, do que o eleitorado do PMDB. Esse não tem vocação para apoiar Dona Wilma. Nós é quem temos, porque ao longo da historia política do RN, que ela tem contado, desde que se lançou na política, com nosso apoio, a começar do Doutor Tarcísio Maia", dizia ele na entrevista (link) postada neste Blog.
Inclusive na mesma entrevista (link), o ex-deputado defendeu o nome do vice-governador, Iberê Ferreira de Souza, para a disputa do Governo do Estado em 2010, e num segundo caso, o nome do presidente da Assembléia Legislativa, Robinson Faria (PMN) para a disputa do mesmo cargo. Ou seja, não citou o nome de Rosalba Ciarlini, sua colega de partido, ou até mesmo, do senador José Agripino.
A não ser que todos mudaram de opinião com vitória da senadora Rosalba Ciarlini para o Senado Federal, e certamente apoiarão seu projeto político de disputar as eleições do próximo ano. As insatisfações provam apenas que o DEM hoje se divide em algumas alas, inclusive os que defendem o retorno dele a base do Governo Wilma de Faria.
Do Blog de Marcos Dantas (AQUI).
Nota do Blog – Depois comento a abordagem.
Faça um Comentário