Um dia depois de ter apresentado levantamento informando que a bancada do RN no Senado Federal não tinha nenhum projeto aprovado, o Portal da ONG Transparência Brasil publicou um novo quadro, corrigindo parcialmente a produção legislativa dos parlamentares.
A senadora Rosalba Ciarlini (DEM), que no levantamento anterior – datado de 29 de março – não tinha nenhuma matéria aprovada aparece com nove propostas aprovadas, das quinze apresentadas.
As informações estariam atualizadas até o dia 23 de novembro do ano passado, segundo o portal. Mesmo assim, os números estão defasados, conforme o site do Senado: www.senado.gov.br.
Rosalba apresentou 52 proposições, entre Projetos de Lei, Propostas de Emenda à Constituição (PEC), Requerimentos e Projetos de Resolução. Foram aprovados 28. As outras matérias ainda estão tramitando nas Comissões ou aguardam inclusão na Ordem do Dia.
A Proposta da Licença-maternidade de seis meses, de autoria da senadora, por exemplo, está desde novembro de 2008 esperando ser levada ao plenário para votação. A PEC 64/2007 já foi aprovada na Comissão de Constituição e Justiça (CCJ), em decisão terminativa.
Outro caso é a Universidade do Seridó (UFSER), que já foi aprovada no Senado desde 2007 e espera votação na Câmara dos Deputados. Basta o internauta acessar a página do Senado e conferir que existem projetos de Rosalba tramitando nas Comissões de Educação, Meio Ambiente, Direitos Humanos e Legislação Participativa e Comissão de Assuntos Sociais.
No sumário da Transparência Brasil, há uma observação importante: “A proposição de matérias legislativas não é a única atividade de parlamentares. Eles trabalham em Comissões Temáticas e participam do debate político. Em particular os que exercem funções de liderança partidária ou a Presidência da Casa ou de Comissões tendem a propor poucas matérias de sua própria autoria”.
Como presidente da Comissão de Assuntos Sociais, Rosalba promoveu diversas audiências públicas e ciclos de debates, destacando-se o atendimento do Sistema Único de Saúde, a incidência da gripe H1N1, direitos trabalhistas, aposentadorias e pensões e regulamentação de profissões. Em pouco mais de um ano, a CAS já deliberou 198 matérias.
Das 11 Comissões técnicas, Rosalba participa de oito: Comissão de Direitos Humanos e Legislação Participativa (CDH), Comissão de Assuntos Econômicos (CAE), Comissão de Educação, Cultura e Esporte (CE), Comissão de Desenvolvimento Regional e Turismo (CDR), Comissão de Serviços de Infraestrutura (CI), Comissão de Relações Exteriores e Defesa Nacional (CRE), Comissão de Assuntos Sociais (CAS) e Comissão de Reforma Agrária (CRA). Além dessas, compõe diversas comissões especiais, como a de Acompanhamento das Obras do São Francisco (relatora); Acompanhamento de Metas fixadas pela ONU e Frentes Parlamentares (Criança e Adolescente, Combate ao Crack, Agricultura e reforma Agrária, entre outras).
Veja informações técnicas detalhadas AQUI.
* Informações da Assessoria de Imprensa da senadora e, em atendimento, ao legítimo princípio do contraditório.
Parabéns à Senadora Rosalba.
Ela está muito bem na fita.
Verdade seja dita! ROSALBA DIZ E FAZ! Lembro que nos anos 80 quando Doutora Rosalba estava iniciando na política Dr Laire seu opositor também iniciando e então candidato a Prefeito, dizia em rodas de amigos que o “fenômeno” Rosalba e seu jeito de ser ficaria para a história da cidade.. e hj essa mulher predestinada p/a política, se mistura com a geografia humana da cidade, do estado e do País. Desafio outras mulheres com desempenho político e de cunho humanamente carismáticas que se assemelhem-se ao da Doutora Rosalba. Jogue a primeira pedra essa mulher que possa se nivelar às qualidades vistas desde 1980 e de diversas maneiras provadas e comprovadas, como diria Emery Costa, lá se vão 30 anos!
Mas a Trasparencia Brasil não acrecentou e não reduziu nada e é facil de explicar:
O senador Jose Agripino Perde seu tempo valioso e pago por nós falando e fazendo fuxico do presidente Lula.
A senadora Rosalba Perde seu valioso tempo e pago por nos inclusive os dez mil reais em galina fazendo campanha, se ela queria ser governadora por que se elegeu senadora?
O senador Garibaldi é…. ele…. hummm…. espere…. não sei. Não sei, sei não.
José Farias voce bebe é? acorda dessa ressaca.
…Mas de prático, nada. Realmente ela está muito bem, só na fita.
Vale ressaltar que não se questiona o que ela fez por Mossoró. Fez! Já passou e ninguém vive de passado. Pergunte ao povo de Caicó, por exemplo, se eles estão interessados no que ela fez aqui, se isso os beneficiou em alguma coisa. O que está em questionamento é sua atuação no Senado e, verdade seja dita, ela ainda não chegou em Brasília. O problema é que a Rosa foi pro Senado já “montada” na campanha ao governo, daí, entre a ponte-aérea Alemanha-Mossoró, esqueceu que Brasília era seu destino. Na verdade ela fala muito e não diz nada, seu discurso é apenas retórica.
Com licença Emery. Lá se vão… 30 anos… Direto do túnel do tempo da política provinciana e… Pelo jeito vão se passar 30, 40, 50, 60 e por aí vai… Só de blá, blá, blá… De lembraças… Enquanto isso… Lá em Brasília… Me engana que eu gosto!
ROSAL BA ESTÁ BEM…PIOR. ehehehehehehe….
eu sei vc sabe e todos nós sabemos a rosa é nossa governadora de férias!