• Repet - material para campanha eleitoral - 16 de maio de 2024
terça-feira - 11/10/2016 - 08:38h
Segurança Pública

Rosalba deverá dar outro destino às BIC’s em Mossoró

Gerada originalmente na episódica gestão da prefeita Cláudia Regina (DEM), como uma panaceia para a Segurança Pública em Mossoró, a iniciativa denominada de Base Integrada Cidadã (BIC) virou a queridinha do prefeito Francisco José Júnior (PSD), que a sucedeu. Hoje, a cidade possui 11 unidades dessas espalhadas do centro à periferia.

Como peça de propaganda e foco eleitoreiro, sem maior critério técnico à instalação da grande maioria, a BIC sorveu recursos consideráveis do erário, para um resultado discutível.

BIC's têm custo alto para Prefeitura (Foto: PMM)

Na prática, a Prefeitura não tem meios e amparo legal para substituir a força policial estadual, nem é esse seu propósito. Mas mesmo essa ideia suplementar está se desmanchando.

É bem provável que seja reduzida a pó na gestão da prefeita eleita Rosalba Ciarlini (PP). As BIC’s que estão instaladas em contâiners (podem ser deslocadas para pontos distintos), tendem a ser aproveitadas.

Governador não dá apoio

A Prefeitura orçamentariamente estabeleceu cerca de R$ 16 milhões para a Segurança Pública em 2016. BIC’s, Guarda Civil Municipal, aluguel de veículos e outras iniciativas drenam os recursos, numa tarefa que deveria ser suplementar à ação do Estado, que simplesmente deixou Mossoró à própria sorte há tempos.

É verdade, que não se pode tirar do prefeito Francisco José Júnior também o aplauso pelo ímpeto de querer contribuir à tarefa. Apesar de utilizar a BIC como produto de propaganda, ele também investiu numa área delicada e que angustia a população. Esperava que seu então aliado, o governador Robinson Faria (PSD), desse reforço à proposta. Terminou praticamente sozinho.

Com escassez de recursos, em que erário aparece praticamente insolvente, os investimentos na área começaram a ser desmobilizados agora no final de sua gestão. Para a sucessora Rosalba, deverá sobrar a obrigação de dar destino ao restante. E o destino tende a ser enxugar drasticamente as despesas. Ou simplesmente não governará.

Os dois batalhões de Polícia Militar instalados em Mossoró têm déficit de cerca de 700 homens. Desaparelhados, com dificuldades de recursos para a própria manutenção básica interna, seus comandantes fazem o que podem para cobrir uma cidade de difícil atenção.

Mossoró tem quase 300 mil habitantes, população flutuante que em muitos dias passa de 20 mil pessoas e uma localização entre duas capitais – com mais de 50 vias de acesso (pavimentadas e carroçáveis). Acrescente-se a isso, o fato de ser o maior território físico do RN com 2 099,36 km², enquanto Natal possui apenas 167,3 km².

Violência

As BIC’s em sua ideia original se assemelham às UPP’s (Unidades de Polícia Pacificadora) implantadas no Rio de Janeiro. Mas como lá, os recursos também não são suficientes para que funcionem a contento e à plenitude dos seus propósitos.

O Atlas da Violência 2016, divulgado na segunda-feira, 21 de março, pelo Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (Ipea) apontou Mossoró como a 9ª cidade mais violenta do Brasil, com taxa de 71,5 homicídios para cada 100 mil habitantes.

Acompanhe o Blog Carlos Santos pelo Twitter clicando AQUI.

Compartilhe:
Categoria(s): Administração Pública / Política / Segurança Pública/Polícia

Comentários

  1. Inácio Augusto de Almeida diz:

    Eu desde o primeiro dia que falaram em BIC me posicionei contra. Dizia e digo que a BIC só serve para imobilizar policiais e gerar despesas. Disse também que serviu para justificar gastos absurdos. Basta dizer que a construção de uma BIC saiu por quase UM MILHÃO DE REAIS.
    No Rio de Janeiro as UPPs contam com doações de empresários. Basta dizer que o EIKE BATISTA doava 20 milhões por ano para estas unidades. Aqui não se tem notícia de nenhuma doação por parte de empresário.
    No Rio existe necessidade das UPPs para firmar a presença do Estado em áreas antes controladas pelo tráfico. Aqui ainda não temos nenhuma área controlada pela bandidagem.
    Rosalba vai fazer o que eu sempre clamei para que Francisco fizesse.
    Falar em Rosalba, lembro mais uma vez à prefeita eleita que é possível melhorar e muito a MERENDA ESCOLAR com o uso de apenas um fiscal. Como? É só ter um minuto para me ouvir.
    /////
    OS RECURSOS SAL GROSSO SERÃO JULGADOS ATÉ DEZEMBRO?
    AS BLUSAS PROMETIDAS PELA SECRETÁRIA DE EDUCAÇÃO FICARÃO MESMO PARA SEREM ENTREGUES PELA ROSALBA?

  2. karliana fernandes nonato diz:

    Mossoró não tem efetivo policial para ocupar um batalhão quanto mais assumir Bic”s. Este prefeito desastrado só queria formar seu próprio exercito. meteu os pés pelas mãos deu no que deu.

  3. Inácio Augusto de Almeida diz:

    Falar em outro destino, caso se confirme o que as rádios estão noticiando sobre as providências que já foram adotadas a respeito de COMPRA DE VOTOS por vereadores que se elegeram muita gente vai ter outro destino.
    E mais não digo. Aguardem!
    /////
    OS RECURSOS SAL GROSSO SERÃO JULGADOS ANTES DE DEZEMBRO?
    CADÊ A BLUSA QUE A SECRETÁRIA DE EDUCAÇÃO PROMETEU AOS ALUNOS?

  4. carlos Albuquerque diz:

    Se ela tatar com carinho como fez quando governadora ( cancelou a incorporação de 824 concursados que ganharam na justiça o direito de entrar. Sugiro ao cidadão que procure outra cidade pois a criminalidade será sistêmica.

  5. MARCOS ANTONIO DE OLIVEIRA diz:

    Em minha opinião a presença das BIC ou UPPs ou qualquer que seja são favoráveis nas adjacências da cidade com guarda municipal e o apoio da ronda policial, proporcionando a população tranquilidade. Hoje já se encontra locais tomados por bandoleiro, que para fazer algum trabalho é preciso autorização deles. Com o apoio da ronda policial nos bairro tem como retira de circulação esses bandoleiro e diminuir essa onda de assalto que cresce a cada dia na nossa cidade. Não quero saber se vão gerar despesas para o município ou estado, eu quero é poder senta e conversar na calçada, isso só acontecia há 30 anos.

Faça um Comentário

*


Current day month ye@r *

Home | Quem Somos | Regras | Opinião | Especial | Favoritos | Histórico | Fale Conosco
© Copyright 2011 - 2024. Todos os Direitos Reservados.