quinta-feira - 23/08/2007 - 08:11h

Rosalba em julgamento

O aparente silêncio sepulcral em torno do julgamento da senadora Rosalba Ciarlini (DEM), no Tribunal Superior Eleitoral (TSE), é ensurdecedor. Não diz exatamente o que está ocorrendo nos bastidores.

Suspenso pela quarta vez na terça, 21, ele será retomado noutra data e em ambiente de plena desconfiança. Ouvi nessa quarta, 22, fontes que transitam no Congresso Nacional e cruzei informações com graduados jornalistas que cobrem o Judiciário. 

O cenário é tenso e envolve muito mais ingredientes do que constam nos autos processuais. Hoje está descartada a retomada dos trabalhos, até porque o relator Caputo Bastos estará viajando. O processo só entraria na ordem do dia com sua presença. 

O mistério ronda o voto-vistas do ministro Carlos Alberto Menezes Direito, no julgamento adiado pela quarta vez na terça.

Votando a favor de Rosalba, que é acusada de usar indevidamente a TV Tropical do aliado, senador José Agripino (DEM), na pré-campanha de 2006, ele a salvará da cassação. Em contrário, caberá ao presidente Marco Aurélio Mello o voto de minerva. 

O voto de Direito passou a ser uma caixa-preta. Até há alguns dias, seria pela cassação, sussurra-se na Capital Federal. Hoje ninguém sabe. Intui-se.

Colhi de duas fontes, que ele foi "aconselhado" pelo cardeal Eugênio Sales (Rio), um amigo de longas datas nascido em Acari (RN), a rever sua interpretação em desfavor da senadora potiguar. A partir daí, teria refugado e passaria a endossar o mandato de Rosalba.

Sales é seu amigo dileto da Opus Dei. Outra vertente de informação atesta que Direito daria uma resposta ao governo Lula, por saber que não seria indicado mais para o Supremo Tribunal Federal (STF).

A nebulosa Agência de Informação (ABIN) o classificaria como homem de ultradireita, ligado até a movimentos vetustos como o TFP (Tradição, Família e Propriedade).

O certo é que parece não haver mais tempo para Direito ser indicado para o STF. Dia 6 de setembro é o prazo limite, quando ele completa 65 anos.  Lula tem que indicá-lo já, para o seu nome passar pela Comissão de Constituição e Justiça do Senado – presidida por Marco Maciel, do DEM. Daí…

Marco Maciel esteve com o ministro Marco Aurélio na terça.

Noutra frente de batalha para salvação do mandato da senadora, credenciados interlocutores do governo receberam a "senha": Rosalba estaria disposta a migrar para um partido aliado (como este Blog deu em primeira mão no próprio dia 21), levando um deputado federal, o cunhado Betinho Rosado (DEM).

A situação é ainda delicada, mas particularmente tenho uma opinião, claro que sujeita ao desmonte com fato em contrário, adiante: creio que Rosalba não será cassada no processo em discussão. Passou do "tempo".

Volto em poucos minutos com mais uma postagem relacionada ao tema. 

Compartilhe:
Categoria(s): Sem categoria

Comentários

  1. José Apolonio diz:

    Vale tudo pra ficarmos livres de Fernando Bezerrão!!!!!

  2. Antonio Silvio diz:

    Com as negociações em torno do julgamento para salvar o mandato de Rosalba no STF, Antonio Carlos “MALVADEZA” Magalhães, estaria correndo o risco de ser canonizado, isso mesmo virar SANTO, pois de MALVADEZA ele não tinha nada, até a “Santa Igreja” botou seus milagres à vista e tenta desesperadamente salva-la neste episódio.

    E viva ao País de todos os podres…

  3. Antonio Silvio diz:

    Com as negociações em torno do julgamento para salvar o mandato de Rosalba no STF, Antonio Carlos “MALVADEZA” Magalhães, estaria correndo o risco de ser canonizado, isso mesmo virar SANTO, pois de MALVADEZA ele não tinha nada, até a “Santa Igreja” botou seus milagres à vista e tenta desesperadamente salva-la neste episódio.

    E viva ao País de todos os podres…

  4. Antonio de Castro Dias diz:

    Para o bem de Mossoró, Alto Oeste e por que não dizer do Rio Grande do Norte, a permanência da Dra Rosalba no senado, até porque seria uma injustiça se ocorrer o contrário.Estou aqui em Belo Horizonte, mais acompanhando o desenrolar através de voces da imprensa da minha querida cidade.

Faça um Comentário

*


Current day month ye@r *

Home | Quem Somos | Regras | Opinião | Especial | Favoritos | Histórico | Fale Conosco
© Copyright 2011 - 2025. Todos os Direitos Reservados.