Se a administração Rosalba Ciarlini (PP) fosse ser punida por propaganda enganosa, certamente estaria seriamente endividada. Seria difícil cobrir tantas multas. Talvez tivesse que fechar de vez.
Um caso clássico de teimosia e reincidência é em relação à retomada de voos comerciais no Aeroporto Dix-sept Rosado, iniciada nesta quarta-feira (13).
Antes do pouso da aeronave da Azul Linhas Aéreas à tarde de hoje no aeroporto local, a Comunicação da municipalidade pulverizou nas redes sociais um filmete enumerando “cinco” realizações da prefeitura neste mês de junho.
Sem qualquer constrangimento exalta, ao final, justamente o voo da “azul” (sic).
A iniciativa, com toda diligência burocrática, custo de reaparelhamento do aeroporto e alcance da certificação para voos comerciais, coube ao Governo do RN, gestão Robinson Faria (PSD). Sua peleja começou ainda em 2015. Essa é a verdade cristalina.
A informação inverídica não é caso de distração, mas de má-fé mesmo. Ano passado, o governo municipal já incluíra entre suas “obras” no primeiro mês (janeiro), o voo da Azul.
O que ficou em maior evidência, entretanto, foi um vídeo tosco e burlesco espalhado nas redes sociais por sua Comunicação. Nele, a prefeita ao telefone falava com uma amiga, identificada como “Betinha”. No diálogo, avocava para si o feito de algo que não se confirmara e não lhe cabia. Mas prometia que logo sua interlocutora voaria de Recife para Mossoró com a volta dos voos comerciais.
O vídeo viralizou como se fosse esquete de comédia de situação (Sitcom). A pantomima ficou tão jocosa e emblemática, que uma agência de viagem local aproveitou o ‘gancho’ para divulgar em abril deste ano a venda de passagens da Azul, com o seguinte título: “Betinha já não aguenta mais esperar (veja AQUI)”.
Aeroporto foi interditado no Governo Rosalba
Quando foi governadora (2011-2014), Rosalba conseguiu o inverso do que pretende se apossar agora. O aeroporto foi fechado por não atender a 44 exigências impostas por fiscalização da Agência Nacional de Aviação Civil (ANAC), que sua administração não atendia.
O aeródromo mossoroense só foi reaberto com intervenção do então deputado federal Henrique Alves (MDB), atropelando até restrições apresentadas pela Anac, relativas à segurança.
O “feito” virou uma propaganda enganosa sem qualquer escrúpulo.
Foi espalhada na imprensa e nas incipientes redes sociais da época, que a reabertura do Aeroporto Dix-sept Rosado fora uma realização do Governo Rosalba Ciarlini. Omitiu-se o que dera causa à interdição: o seu desleixo com esse equipamento aeroportuário, justamente em sua terra natal – Mossoró.
“Fake News” e política de governo
A então governadora esqueceu – como ocorre agora em relação ao governador Robinson Faria – de atestar quem tinha sido o real responsável pela conquista: deputado Henrique Alves, com suas influências em Brasília.
Produzir inverdades e se apropriar de feitos alheios, como esse curto retrospecto disseca, não são situações isoladas. Parece uma política de governo e governos da “Rosa”. O episódio da interdição do aeroporto em 2011 é uma amostra de que o “fake news” pode ter sido inventado àquele tempo, como sinônimo de mentira oficial.
Mas em meio a tanto malabarismo com a verdade, pelo menos um alento: há informação de que dona “Betinha” está em Mossoró. Ela veio no voo inaugural da Azul Linhas Aéreas. A notícia merece apuração. Não podemos confirmar.
Acompanhe o Blog Carlos Santos pelo Twitter clicando AQUI e o Instagram clicando AQUI.
Carlos, Betinha tava nesse voo?
NOTA DO BLOG – Amigo, boa noite. Leia a matéria. Vá lá.
Abraços
Sem comentários, transito. Já está mesnocapando de minha alta prosopopeia.
Diz o ditado popular: \Mentira tem pernas curtas. Em Mossoró, as mentiras de Rosalba tem pernas longas, niguem segura.