• Cachaça San Valle - Topo - Nilton Baresi
domingo - 15/07/2012 - 22:54h
Dificuldade

Rosalba tenta recuperar a própria imagem em Mossoró

Governadora caiu 36% em aprovação e agora compromete até campanha do seu grupo no município

Que papel tem e terá a governadora Rosalba Ciarlini (DEM) na sucessão mossoroense deste ano? De antemão, é bom fazermos uma ponderação, antes que você dê sua resposta: não subestime a “Rosa”.

Rosalba tenta puxar Cláudia, mesmo precisando se recuperar mais do que ela (Carlos Costa)

Mesmo despetalada, em baixa, com recorde de reprovação como gestora, ela ainda mantém um considerável capital de votos e influência em sua terra-berço. E é certo que irá para as ruas. Não pode perder, em hipótese alguma, as eleições municipais em Mossoró.

Segundo a pesquisa Blog do Carlos Santos/Instituto Consult, em levantament realizado entre os dias 3 e 4 deste mês, ouvindo 600 pessoas, sob o registro 00029/2012 no Tribunal Regional Eleitoral (TRE), o Governo Rosalba Ciarlini (DEM) é “aprovado” por 46,50% dos mossoroenses; 41% o “reprovam” e 12,50% são aqueles entrevistados “sem opinião formada”.

Mossoró deve ser um dos escassos municípios do Rio Grande do Norte em que a governadora tem aprovação administrativa. Mesmo assim, abaixo do que alcançou em termos de percentual de votos válidos nas eleições ao Senado (2006) e ao Governo do Estado (2010) – conforme mostramos em boxe abaixo:

Eleições ao Senado – 2006 – Mossoró:

– Rosalba Ciarlini (PFL) – 90.660 votos (83.33%)
– Fernando Bezerra (PTB) – 14.049 votos (12,91%)

Eleições ao Governo – 2010 – Mossoró:

– Rosalba Ciarlini (DEM) – 98.964 votos (84,86%)
– Iberê Ferreira (PSB) – 16.043 votos (13,76%)

A governadora é, certamente, o maior cabo eleitoral de sua candidata a prefeito, a vereadora Cláudia Regina (DEM). Mesmo Cláudia não sendo o nome de sua preferência, pois defendia e trabalhou para viabilizar a vice-prefeita e irmã Ruth Ciarlini (DEM), Rosalba não pode vacilar. É Cláudia para ganhar ou ganhar.

Óbvio, que se o governo estadual tivesse com a aceitação da presidente Dilma Rousseff (PT), 73,83%, o cenário estaria à disposição da vontade da governadora. Mas não é o que ocorre. Sua candidata apareceu com 28% de intenções de voto (Estimulada) e viu a adversária Larissa Rosado (PSB) empalmar 46%, ou seja, 18% de vantagem para a contendora oposicionista.

A dificuldade de Cláudia é maior, porque a própria Rosalba vive um inferno astral administrativo que contaminou seu “capital” de votos e conceito até em Mossoró. Nem áreas conhecidas antes como o “Canteiro da Rosa”, pela fidelidade à governadora, lhe dão folga.

Acompanhe o Blog também pelo Twitter clicando AQUI.

O exemplo que corrobora com essa observação ocorre na área dos bairros Santo Antônio, Barrocas, Bom Jardim, Paredões e São José. Rosalba tem 45,90% de aprovação. Entretanto, o contingente que reprova sua gestão chega a 44,40%. Um empate técnico.

O agravante é que na mesma região a candidata Larissa Rosado detém 52,60% contra 31,10% de intenções de votos para Cláudia Regina, na pergunta Estimulada. Algo inimaginável até bem poucos meses. Uma maioria em favor da adversária oposicionista de 21,50%.

Ao final do primeiro trimestre do ano passado, com pouco mais de três meses de governo, a Governadoria tinha pesquisa em mãos apontando que Rosalba alcançava 82% de “aprovação” ao seu governo em Mossoró. A queda livre devastadora oferece uma desnutrição de 36% em pouco mais de um ano, diz a pesquisa Consult. Não é por acaso, então, que isso reflita na candidata governista.

Santo Antônio, Barrocas, Bom Jardim, Paredões e São José:

– Aprovação de Rosalba: 45,90%
– Reprovação: 44,40%
– Larissa Rosado: 52,60%
– Cláudia Regina 31,10%
* Área é conhecida como “Canteiro da Rosa”, com maior contingente eleitoral de Mossoró e que sempre foi determinante em vitórias eleitorais de Rosalba e seu grupo em eleições no município.

O que deve ser ainda mais preocupante, para o rosalbismo, é o fato de Rosalba não enfrentar uma oposição formal e causticante em sua terra natal. Seu desgaste é gerado por um movimento próprio, endógeno. Patinha nos próprios erros, produzindo círculos concêntricos de erosão. É como alguém que cai num banco de areia movediça e quanto mais se movimenta, maior é o soterramento.

O grupo que poderia fazer oposição mais contundente ao Governo Rosalba, da própria Larissa, não o faz. Prefere ‘atirar’ no governo municipal da prefeita de direito Fátima Rosado (DEM), a “Fafá”, aliada da Rosa. Há tempos separa meticulosamente uma da outra. Antes era por esperança em ter seu apoio; hoje, por estratégia de campanha.

Sobre Fafá, seu desempenho administrativo melhorou em relação ao início do ano passado. A gestão é “reprovada” por apenas 45,83% e a aprovação bateu o patamar de 32,67%. No “Canteiro da Rosa”, a região que tem o bairro Santo Antônio como maior núcleo eleitoral, 54,80% dos entrevistados reprovam sua gestão e 32,60% a aplaudem. Ou seja, puxa Cláudia para baixo. A propaganda institucional sobre um mundo mágico não bate com o pensamento popular.

Mesmo com tantos senões diante de Rosalba e de sua candidata, não convém desdenhar de quem já deu mostras de ter enorme capacidade de luta. A campanha está apenas começando.

Compartilhe:
Categoria(s): Blog / Eleições 2012 / Reportagem Especial

Comentários

  1. Benilson Silva diz:

    Diziam por aí, que a Dep Sandra (PSB), tinha tomado Doril, e não iria participar da campanha de Larissa. A profecia falhou. Sandra desde sexta-feira (13), que participou ativamente de toda agenda politica de Larissa. Agora… Cadê a Rosa?

  2. Jean diz:

    Se Rosalba é um tiro no pé de Cláudia, Sandra deve ser no de Larissa.

  3. Helena diz:

    Concordo Jean. E quero lembrar que no caso de Larissa, Sandra é a mãe. Ou seja, o tiro no pé é mais profundo, porque a mãe é o espelho dos filhos.

  4. Macia diz:

    Jean e Benilson temos que ver que pelo menos Sandra faz por Mossoró tanto ela como Larissa como; os cursos da urfersa, faculdade de medicina entre outros ou seja elas são atuante ( prestam contas do que fazem ) se Sandra é antipática enfim, isso não vem ao caso pois sendo assim Rosalba não era para ter sido prefeita, senadora e nem muito menos governadora pois o marido dela é pior do que Sandra muitooooooooooooooo não acha? e nas campanhas de Rosalba ele nunca aparece mais quem articula é ele e quem administra depois de eleita também é ele é tanto que a ROSA está murchando e faz tempo e quanto a Claudia Regina vai se ser um desastre para Mossoró e vamos e convenhamos que nem filha da nossa terra ela é paciência. Ah! e professor que se preza nem vota e nem deixa seus familiares votarem em Claudia pois o que ela vinha fazendo e fez por último com a classe não tem perdão e imagine se ela se elege Deus me livre.
    Abraço!

  5. Marcos Pinto. diz:

    O governo desastroso e desastrado da Rosalba Rosadus é atribuído ao governador de fato Carlus Augustus, o que, de forma indireta, respinga na candidatura da Larissa Rosadus, posto que é comum se ouvir nos quatro cantos da cidade que não votarão em Larissa porque caso a mesma fosse eleita estariam elegendo Sandra Rosado como Prefeita, e como tal, perseguidora e autoritária, o que seria uma réplica do atual governo do Carlus Augustus. Resumindo: Temem eleger Sandra Prefeita através da eleição da filha. Ratifico: Cláudia Rosado versus Larissa Regina = VOTO NULO.

  6. FERNANDO fF diz:

    Marcia! o curso de medicina deve-se a governadora Vilma, nada de sandra.Os rosados tem a mania de se apropriar das ações dos outros, veja o caso da Governadora se apropiando das obras do governo federal.Os Rosados se popularizaram por fazerem festas pros idiotas.

  7. RIOMAR MENDES diz:

    A Rosa é o nosso Mesi, quando o jogo se é que vai ficar apertar ela chega, que os adversário queira ou não A ROSA é o maior orgulho político de nossa cidade, fez seu pro´prio caminho não precisou e nem precisa de supertefugio o povo de Mossoró sabe quem é o bem, quem fez e vai fazer muito mais por Mossoró, nesses dezeseis anos que esse agupamento estar no poder porquer será que os adversário não conseguiram uma pequena obra em prol de Mossoró, são por essas e outras que as rejeições aumentam a cada pesquisa.

  8. camara diz:

    Sandra faz muito , pois vota contra os projetos que beneficiam a população de MOSSORO
    PENSANDO QUE PREJUDICA FAFÁ E ROSALBA MAIS ELA PREJUDICA É A POPULAÇÃO MOSSOROENSE,.
    mande ela cuidar da casa de saúde INVESTIR NO MATERIAL E NA HIGIENE e os salários dos funcionários pq no tempo dela na prefeitura
    os salários atrsavam 6 meses é mentira? os garís pediam esmolas pra não morrer de fome.

  9. FERNANDO fF diz:

    Nessa disputa pra prefeitura de mossoró, eu fico com a escolha de Marcos pinto.NULO.Ou Josué!

  10. V-targino diz:

    Bom dia! Carlos.
    Acho que você não vai publicar, mas lá vai minha opinião. Lamento amigo, ver seu blog em campanha pró-Larissa. Vejo que o moicano declinou, não é mais imparcial. Várias reportagem tendenciosas, não fala mal de Cláudia, porque você sabe que ela não merece, mas associa a ela somente coisas negativas. Amigo, isso não é informação, como você costumava nos passar. Como diria Givanildo Silva, isso é lamentável, profundamente lamentável!

    • Carlos Santos diz:

      NOTA DO BLOG – Targino, BOm dia. Em que lugar deste Blog você leu um dia eu escrevendo que sou “imparcial”.

      EU NÃO SOU IMPARCIAL. SOU PARCIAL mesmo.

      Não me permito ser leviano.

      Mas cabe uma pergunta a você: se eu estivesse, a seus olhos, sendo parcial em favor de Cláudia Regina, você estaria escrevendo pro Blog, de forma queixosa? Provavelmente, não.

      O Blog tem opinião própria e está cobrindo os “dois lados”. Mais do que isso: tem o respeito de ambos. Ou você esqueceu que durante vários dias militantes de Cláudia insultaram, agrediram e questionaram pesquisa da Consult e só uma semana depois, para convalidar a da Certus, lembraram a que nós publicamos? Citaram-na como referência, lembro-o.

      O Blog não tem do que se envergonhar, pois tudo que faz o faz de cara limpa, sem usar nomes falsos, páginas falsas e agredir outras pessoas e seus filhos através de “jornalistas” pagos com esse fim. Mas se você acha tudo isso normal, aguarde o dia em que for vítima dessa súcia, como eu e meus filhos e até mãe já falecida.

      Não é de hoje que tenho posições bem claras, mesmo contrariando a vontade de muitos. Isso incomoda. Veja este link com texto escrito em 2009. Está atualíssimo: //blogcarlossantos.com.br/sou-parcial-e-nao-nego-alem-de-adorar-mossoro-de-graca/

      Obrigado pela leitura.

      Saúde e paz.

  11. rafaella diz:

    È imppressao minha ou esse blog so fala coisas negativas de Rosalba aff. Como diisse a RIOMAR MENDES

    ” A ROSA é o maior orgulho político de nossa cidade, fez seu pro´prio caminho não precisou e nem precisa de supertefugio o povo de Mossoró sabe quem é o bem, quem fez e vai fazer muito mais por Mossoró, nesses dezeseis anos que esse agupamento estar no poder porquer será que os adversário não conseguiram uma pequena obra em prol de Mossoró, são por essas e outras que as rejeições aumentam a cada pesquisa.”

Faça um Comentário

*


Current day month ye@r *

Home | Quem Somos | Regras | Opinião | Especial | Favoritos | Histórico | Fale Conosco
© Copyright 2011 - 2024. Todos os Direitos Reservados.