Senhas do sistema informatizado da Secretaria Municipal da Saúde da Prefeitura de Mossoró foram sabotadas nesse final de semana.
Furtivamente, o sabotador (s) teve acesso ao prédio e aos equipamentos, causando esse problema.
Também tem ocorrido sabotagens no fluxo de informações em setores estratégicos.
Com o objetivo politiqueiro, infelizmente se compromete o serviço que deve ser prestado à população carente.
Lamentável.
Caso de polícia e não de política.
Forças do mal e ocultas vem tentando sabotar a administração municipal só não vê que não quer,querem a PMM a qualquer custo,está claro,o prefeito que fique alerta,eles ficaram na posse da mesma por muito tempo,não se conformam em perder e querem na base da sabotagem tomá-la de volta,o mesmo ocorre com o governo federal,perderam e se não se conformam,querem a qualquer custo,partidarizaram a corrupção para tirarem proveito.Prefeito Silveira,abra dos ói,por que Tia Dilma fechou e não está se dando muito bem.
Caro Jornalista Carlos Santos,
Na qualidade de Gerente Executivo de Tecnologia da Informação e Comunicação – GETIC/SEMAD/PMM, venho esclarecer o episódio em epígrafe:
Para que o Servidor Municipal tenha acesso aos computadores do Centro Administrativo Prefeito Alcides Belo, este deve autenticar-se em qualquer computador da Unidade informando usuário e senha já definidos e com suas diretivas de acesso a pastas e sistemas devidamente parametrizadas, ou seja, uma configuração padrão em uma rede de computadores corporativo.
Uma vez digitadas as informações e havendo comunicação entre máquina cliente e a máquina servidor de domínio, esta autenticação do usuário é validada e seu acesso liberado ou negado.
O problema em destaque e razão deste esclarecimento ocorreu em um computador que tem em seu HD arquivos de texto e planilhas específicas usadas no gerenciamento do atendimento à população. Este PC não hospeda nenhum programa único para gerenciamento de informações, mas nem por isso perde sua importância nesta conjuntura. O PC está ali para auxiliar o servidor no seu labor.
Como o computador Cliente não conseguia se comunicar com o computador Servidor do Domínio (e DHCP) para fazer a autenticação do usuário, a validação deste foi recusada – não havia comunicação entre as máquinas – o PC Cliente assumiu o que chamamos em TI de IP inválido 169.254.x.x.
O falta desta comunicação ocorreu devido a um problema em um “switch” que interliga as máquinas e que por conseqüência também prejudicou o uso da internet de outros computadores da rede da Secretaria da Saúde.
A GETIC conseguiu contornar o problema e restabelecer a efetividade do atendimento à população na mesma manhã do ocorrido.
Se ocorreu algum sinistro, o que não cremos, isto não nos desanima mas será apurado. Estamos diuturnamente trabalhando e avançaremos cada vez mais.
Reiteramos nosso propósito de prover a Municipalidade de soluções eficientes e robustas de tecnologia e comunicação, onde o objeto é sempre melhorar o atendimento à população e proporcionar ao servidor municipal as melhores condições de uso desta tecnologia.
Estamos à disposição qualquer esclarecimento adicional.
Atenciosamente
Marcelo Mota
Gerente de TI e Comunicação – 3315-5171
Prefeitura Municipal de Mossoró