• Cachaça San Valle - Topo do Blog - 01-12-2024
terça-feira - 19/07/2016 - 12:57h
Câmara Municipal

Sandra Rosado prepara salto para novo começo político

A ex-vice-prefeita, ex-prefeita, ex-deputada estadual e ex-deputada federal Sandra Rosado (PSB), 65, prepara lançamento de sua candidatura à campanha municipal deste ano em Mossoró. Dessa feita, é um salto para trás na tentativa de novo começo.

Será candidata a vereador.

Sandra (em pé), ao lado de Larissa e Lahyrinho (sentados), reuniu aliados na casa que foi do seu pai (Foto: cedida)

Ainda ano passado, este Blog postou matéria falando na hipótese da ex-deputada federal ser candidata a vereador. Muitos internautas desdenharam da notícia. Viam-na como puro delírio de nossa página.

No momento, a cadeira de vereador de seu grupo é do vereador em segundo mandato Lahyrinho Rosado (PSB), seu filho.

Na última sexta-feira (15), ao lado do filho, da filha e ex-deputada estadual Larissa Rosado (PSB), Sandra promoveu uma reunião com correligionários, para avaliar o quadro político e mobilizar militância.

Encontro ocorreu num endereço emblemático: a casa onde morou seu pai e líder político, deputado federal Vingt Rosado, falecido em 1994, à Rua Dionísio Filgueira, Centro.

O próprio Vingt Rosado começou sua trajetória política (de onze mandatos) como vereador, no pleito de 1948. Seu irmão Dix-sept Rosado disputou e venceu corrida à Prefeitura e, em 1950, foi eleito governador (conheça um pouco clicando AQUI).

Dix-huit

Sandra começou na vida pública em 1992, como vice do seu tio, o ex-prefeito Dix-huit Rosado (PDT). A chapa eminentemente familiar venceu as eleições daquele ano, enfrentando os governistas Luiz Pinto (PFL)-João Batista Xavier (PCB), nomes da então prefeita Rosalba Ciarlini. O resultado que parecia ser impossível, se consolidou nas urnas.

Houve racha político entre ambos já no governo. Não faltaram bate-bocas públicos e através da imprensa, que envolveram os irmãos Dix-huit e Vingt, além de outros personagens.

Dix-huit e Vingt em 1992: 'fechados' no palanque, rachados por dentro (Foto: arquivo)

Mas no dia 22 de outubro de 1996, Dix-huit morreu (veja perfil AQUI) em pleno exercício desse terceiro mandato como prefeito. Sandra assumiu por 70 dias, sendo efetivada no cargo de prefeito no dia 23 de outubro, com mandato que se dilatou até 31 de dezembro do mesmo ano.

Depois foi eleita uma vez à Assembleia Legislativa (1998) e três vezes à Câmara Federal (2002, com 90.792 votos; 2006, com 69.277 votos; 2010 com 92.746).

Não conseguiu a reeleição em 2014, quando tentou obter o quarto mandato consecutivo à Câmara. Seria o 14º mandato consecutivo do seu grupo familiar na Câmara dos Deputados: quatro dela, três do seu marido (Laíre Rosado) e sete do seu pai.

Majoritária

Recomeçar pela Câmara Municipal não é demérito. Nem também deve ser visto como uma licença poética. É questão de estratégia de sobrevivência política.

O PSB não conseguiu até aqui formar sequer uma nominata mínima para disputa à Câmara de Vereadores. Com Sandra a aposta é que consiga atrair outros nomes e alargue votação, para ter uma bancada.

Em termos de chapa majoritária, a postulação lançada pela quarta vez, de Larissa, nem é tratada a sério externamente. A ex-deputada estadual não trabalha com esse fim, mas com foco em seu retorno à Assembleia Legislativa no pleito de 2018.

Noutra frente, Sandra aspira elevar Lahyrinho à condição de vice, numa composição com Rosalba Ciarlini (PP), prima e adversária.

É possível? Sim. Mas pouco provável. Hoje, o rosalbismo não precisa dessa aliança, direta, para viabilizar a eleição da “Rosa”.

De sua posição de favoritismo, não surge qualquer ameaça realmente forte nesse momento.

Acompanhe nosso Twitter AQUI. Notas e comentários mais ágeis.

Compartilhe:
Categoria(s): Política

Comentários

  1. Inácio Augusto de Almeida diz:

    Com os pés no chão parte para um recomeço. Mostra que tem humildade e com o conhecimento que desfruta nas altas esferas em Brasília será de muita valia para Mossoró que ela se eleja.
    Eu fico a imaginar Rosalba na Prefeitura e Sandra na Presidência da Câmara Municipal, ambas fitando as eleições de 2018, o salto que esta cidade dará em termos de desenvolvimento.
    Mesmo o país estando mergulhado numa crise econômica sem precedentes, Mossoró sairá deste marasmo em que foi mergulhado por conta da incompetência de um prefeito que sequer tem mais condições de ser entrevistado em programa de rádio. Quando convidado chega com bastante atraso para que os ouvintes não possam fazer perguntas pelo telefone. Tem medo das perguntas dos ouvintes. Tem medo o prefeito das perguntas que eu lhe faria se tivesse oportunidade de um dia sabatiná-lo, não por telefone, mas com direito ao contraponto.
    Rosalba caminha para uma eleição tranquila. Nota-se um total arrefecimento das outras candidaturas.
    Sandra tem tudo para ser a candidata a vereadora mais votada nestas eleições.
    Estará o ROSALBISMO ressurgindo tal qual uma fênix moderna?
    O tempo nos dará esta resposta.
    /////
    OS RECURSOS SAL GROSSO SERÃO JULGADOS A QUALQUER INSTANTE. A QUALQUER INSTANTE!

  2. Inácio Augusto de Almeida diz:

    Por que é tão difícil tentar fazer o bem? Não digo fazer o bem, Refiro-me a tentar.
    Inconformado com o fato de ver pais desempregados tirando o pouco pão que ainda conseguem colocar na mesa dos seus filhos para poder adquirir blusa do uniforme escolar, ano passado a Prefeitura de Mossoró nada distribuiu a título de uniforme escolar e este ano apenas uma única blusa foi entregue aos alunos da rede municipal de ensino, resolvi falar com a Secretária de educação de Mossoró para PEDIR, para pedir, que pelo menos mais uma blusa seja entregue a todas as crianças matriculadas nas escolas municipais.
    Observem que eu fui PEDIR o que é um direito de todas as crianças. E fui implorar porque vi ano passado nada ser entregue aos estudantes e nenhuma providência ser adotada para coibir tamanho absurdo. E não foi por falta de denúncias. Denunciar eu denunciei. E como denunciei.
    Por quase três horas fiz ver à Secretária de Educação que não podia mais exigir que os estudantes comparecessem uniformizados aos colégios. Como exigir crianças uniformizadas se uniforme escolar não tinha sido entregue em 2015 e em 2016 apenas uma blusa foi distribuída. Mostrei-lhe que com a crise MILHARES de pais de alunos tinham ficado desempregados.
    Dela ouvi que no início do segundo semestre faria entrega de mais uma blusa. Apenas mais uma blusa. Mesmo eu mostrando que o UNIFORME ESCOLAR se constituía de duas blusas, uma calça, uma bermuda, um calção, dois pares de meias e um tênis ela prometeu uma blusa. E vendo que nada mais podia fazer, dei-me por satisfeito.
    Para surpresa minha, estamos no dia 19/07/2016 e a blusa prometida ainda não foi entregue. Da Secretária recebi apenas um e-mail afirmando que uma empresa, NÃO CITOU O NOME DA EMPRESA, entregaria as blusas em breve. Os dias se passando e as crianças esperando que em breve uma empresa entregue as blusas. Nas escolas nenhuma informação chegou da Secretaria de Educação de que mais uma blusa será entregue.
    Que mundo é este que as crianças não recebem o UNIFORME ESCOLAR e temos que ficar pedindo que entreguem o que às crianças pertencem?
    Já vi isto acontecer em corrutelas do interior do Ceará. Em cidade do porte de Mossoró onde existe Ministério Público, nunca antes tinha nem ouvido falar.
    É preciso pedir pelo amor de Deus que entreguem mais uma blusa aos alunos das escolas municipais?
    PELO AMOR DE DEUS ENTREGUEM MAIS UMA BLUSA.
    Pedir pelo amor de Deus que entreguem uma blusa quando deveriam ter entregue o KIT completo.
    O que mais falta acontecer em Mossoró?

  3. fernando diz:

    O salto será tanto que ficará sem mandato. Bem pra trás.

  4. Marcos Pinto. diz:

    Esses ROSADUS já apreciam o gostinho do dinheiro público oriundo de cargos públicos eletivos. Os “culpados” são aqueles que os elegeram e ainda elegem. Como espécies de mamulengos e João Redondos, ainda se contentam com as migalhas que caem das mesas fartas da oligarquia político-familiar numerada de Mossoró. Uma lástima, pois.

  5. francisco diz:

    Boa noite Carlos Santos concordo com você, neste momento Rosalba não precisa da ex-deputada Sandra pra ganhar a eleição pra Prefeita, pois já existe a vontade da polução de Mossoró sem sombra de dúvida de votar nela é o que se houve sempre que o assunto se trata de eleição em Mossoró, outra coisa aceitando a ex-deputada Sandra no seu palanque vai com certeza desagradar muitos eleitores seus é o que se houve também em rodas de conversas, consequentemente essas pessoas podem direcionar seus votos pra outro candidato que não seja a rosa. É o que já houvi em conversas por ai. Começando com o meu e de alguns familiares e pessoas que conheço. É o que penso. Um abraço cordial.

  6. George Duarte diz:

    O peitinho de vereador no próximo ano será bem gordinho. 12.000,00 mil temers. Qualquer Paulo doido queria. Rosado é igual a menino gostam de dinheiro.

  7. naide maria rosado de souza diz:

    Começar de novo é a humildade e grandeza de Sandra e não me espanta. Grande mulher. Corajosa. O que me deixa em estado de perplexidade é desconhecer o novo nome que surgiu para salvar Mossoró e deixou-a sem Insulina, merenda escolar, fardamento,etc… matéria fartamente levada ao conhecimento de todos por Sr. Ignácio e Nosso Blog.

Faça um Comentário

*


Current day month ye@r *

Home | Quem Somos | Regras | Opinião | Especial | Favoritos | Histórico | Fale Conosco
© Copyright 2011 - 2024. Todos os Direitos Reservados.