No instantâneo acima do repórter fotográfico Carlos Costa, uma canoa singra as águas barrentas do rio Mossoró. A bordo, uma tripulação heterogênea em moldura singular.
Em cena, um pacato e introspectivo canoeiro anônimo, seu cãozinho rabugento, a senadora Rosalba Ciarlini (DEM) com ar apreensivo e a prefeita Fafá Rosado (DEM), remo à mão, “guiando” a belonave.
Parecem exploradores de um novo mundo. Mistura de sobreviventes da série Lost com representação surreal de uma campanha política nos igarapés amazônicos. Estamos em Mossoró, acredite. A foto não me deixa mentir.
As duas senhoras poderiam ser poupadas desse excesso, em meio à enchente do rio Mossoró. É exagerado o marketing para mostrá-las apreensivas com o problema. Em seus papéis políticos e num habitat menos insalubre e caudaloso, seriam mais úteis.
Quem parece mais natural é o cachorro, assim mesmo com pose de almirante. Sente-se, diria, como um orgulhoso oficial plebeu do “Encouraçado Potemkin.” Talvez cheio de soberba e pensando que é o tal. Afinal de contas, no convés estão uma senadora e uma prefeita sob seu comando. Começa a revolta.
Grande, totó!
Esta terra ainda vai cumprir seu ideal.
Que papelão. Ridículo.
Carlos, até pra ser Canoa é preciso ter sorte, esta pobre dessa canou sendo “guiada” pela Fafá. Coitadas…
Que cenario “DANTESCO”. Pobre cidade essa Mossoró, ter que passar por essa COMÉDIA-TRAGICO MOSCOW.
Que sena rídicula -UM DIA ESSE POVO NOS PAGA, ORA SE PAGA…
ESTA CENA É SURREAL.É LOUVÁVEL A AJUDA AOS DESABRIGADOS TANTO PELAS AUTORIDADES COMPETENTE( TEM OBRIGAÇÃO) COMO POR VOLÚNTÁRIOS.MAS NINGUEM PRECISA FAZER “CENINHA”POLÍTICA EM CIMA DA DESGRAÇA ALHEIA.E É O QUE PARECE CARACTERIZAR A CENA MOSTRATA NA FOTO.UMA PENA!
Ridícula.
isso teria sido evitado se uma das vias da tricotomização não estivesse entupida, um abração Idinaldo
“…São as águas de março fechando o verão…”
Sem comentários.
Volto para fazer outros comentários.Não resisti!!!!!!
É bem verdade que Rosalba tem alguns méritos como administradora publica,isso não se pode negar.Já o mesmo ainda não dá pra dizer de Fafá,pois esta ainda não disse à que veio.
Usando a expressão do Filósofo francês Joseph De Maistre “Cada povo tem o Gonverno que merece” pois cabe muito bem na cena da foto.O filósofo não critica os maus gonvernos, mas sim os responsáveis pela eleição de seus representantes.Vamos ver se este ano o Povo do Pais de Mossoró,tem mais cuidado na hora de votar.
E no que diz respeito ao seu comentário em relação ao cachorro na cena, eu discordo.
O coitado do cão estava ali morrendo de medo e se perguntando:
O que é que eu estou fazendo aqui?
A prova disto é que o Totó esta com o rabinho entre as pernas, por dois motivos, creio eu:
Primeiro: os remos estão do mesmo lado, e isso faz a canoa girrar e não chagar a lugar nenhum;
Segundo: envergonhado,afinal ele não é cachorro de circo.
E eu sigo aqui em Natal muito preocupada com os desabrigados da minha amada cidade, acompanhando todos os fatos pela imprensa.Rezando para que ações eficazes sejam tomadas para a resolução deste problema.
Enquanto Fafá está em uma canoa “vira, não vira”, a filha Fara-ó quer andar de lancha nas águas do rio Mossoró, já que pede em processo enviado à Justiça, por danos morais, 100.000,00 (cem mil reais) da revista Papangu e do jornal Página Certa – Réus no processo. Pense numa viagem bonita.
O quadro aki apresentado (foto) representa a realidade dos prefeitos de cidades interioranas do oeste potiguar. Em Governador pai e filho (ex e atual prefeito, respectivamente) fazem pior. A enchente do rio alagou poucas casas, nenhuma na zona urbana e algumas na zona rural. As pessoas saíram de suas casas com ajuda de vizinhos e amigos. A prefeitura chegou tarde. Para embelezar o quadro o prefeito trouxe lanchas e se aventurou, junto com seu pai, a transportar bodes, cabras, galinhas e porcos, sem a menor necessidade. Ontem apareceu até um helicóptero. E continua o “PÃO E CIRCO” na cidade de Gov. Dix-Sept Rosado…
Mossoroenses choram alagados ou sorriem? Nossos políticos fazem shows sobre a calamidade provocada pela sua própria ineficiência. O Rio Mossoró está sujo, assoreado, seu leito entupido de dejetos e o resultado é a água sem saber para onde vá. Afinal de contas o seu lugar foi tomado. A culpa? Ora, ora, se é difícil imaginar, lá estão eles e elas navegando a imundície, sobrevoando a tragédia, “chocados” com o desastre. E nós, as verdadeiras vítimas, mais do desgoverno do que propriamente das forças da natureza, não sabemos se choramos às perdas ou se rimos das palhaçadas dessas duas distintas senhoras. E a canoa? Como a água está sem destino à busca de eleitores.
Carlos, veja como política no Brasil é muito parecida com teatro. Quem em Mossoró não sabe que estas duas senhoras estão ensenando uma peça. Onde, nos bastidores, a Senadora cada vez mais perde espaço na prefeitura. E a Prefeita, inoportunamente, acha que isso não a afetatá na campanha vindoura. Lembrando o quadro dantesco da foto é exatamente o retrato da luta ferrenha que as duas estão enfrentando para emplacar seus afilhados em posições estratégicas. Se merecem
Ontem ainda vi na TV, políticos reunidos para descutir a limpeza do Rio Mossoró. Mas a natureza num já fez isso, ou eles vão dizer que foram eles? A única sujeira que ficou esta encalhada debaixo da ponte da leste-oeste, barrando água, e eles não tiram.
Mas o mais lindo e emocinante, foi a caravana da Prefeitura formada de carros altos e bonitos, passeando nas águas e acessando, cheios de felicidade para os alagados. O que tenho a dizer, é que eu quase chorei de emoção quando uma senadora deu xau, voce precisava ver, com certeza, voce teria chorado, porque conheço a sua sensibilidade. É que Carlos, num ano de eleição como esse, essa enchente meu amigo, é mesmo que queijo. Já imaginou quantos votos esse voto num vai conseguir, botando os pinhões pra carregar os móveis dos pobres. Quanto remédio vão dar aos doentes das cheias. Quanta cesta básica, e quantas e quantas e quantas…
No mais é esperar que essa catinga de bosta passe, eu que nunca esperava que um poema meu, publicado em 1983, fosse ficar tão atual: Ontem comprei / dois quilos / de bosta pura. Hoje não precisa comprar, ela está de graça, é só vir a rua Jerônimo Rosado.
Um abraço, Gustavo Luz
Caro Carlos Santos. O cenário retratado pela foto seria interessante e chamaria mais atenção, se o resultado da sensibilidade do autor, ou seja, o texto, não o houvesse ofuscado com toda essa beleza com que foi composto. Parabéns!
Seria cômico se não fosse trágico!
Cachorrada!!!! Mas tirem o pobre vira-latas dessa canoa! Ele merece respeito!
Pura demagogia !!!!!
A senadora assumindo sua posição na hierarquia no clã das HIENAS, depois de sentir que está em colapso sua aliança com os outros membros de sua espécie, fica de tocaia para aboncanhar ferozmente suas vitimas em busca de seu alimento preferido. O VOTO. E já em desobediencia à sua rainha , a outra hiena ri afinadamente fazendo o mesmo coro que só os ferozes de sua raça entendem.
Carlos,
Vc foi genial. Não precisa dizer mais nada. A foto e o comentário se complementam em sua totalidade.
Um abraço,
Antonio Pedro
O meu comentário pode parecer, a princípio, descontextualizado ou mesmo sem nexo, entretanto, as conexões possíveis demovem essas primeiras impressões. O fato é que, quanto mais eu leio e assisto o conteúdo noticioso da mídia tradicional, mais me refugio nos BLOGS e afins. Não é a toa que Paulo Henrique Amorim foi categórico: “A internet é a última fronteira onde o jornalismo livre é viável”. É possível afirmar que o acesso(ainda tímido)ao jornalismo digital pelo público ordinário já provoca mutações sensíveis, prova disso é o senso crítico cada vez mais aguçado dos leitores que permite identificar factóides e cenas rocambolescas em oposição às cenas que denotam real heroismo, desprovidas de quaisquer outros interesses: “A escadaria de Odessa” ou o lânguido deslizar da canoa nas águas caudalosas do Rio Apodi/Mossoró…
É triste a gente testemunhar duas senhoras que poderiam dar bons eexemplos, resolvendo fazer o povo de besta. Sou mossoroense e mostrei essa sua matéria a amigos meus aqui em Curitiba (PR). É motivo de piada e descrédito. Lendo so seu blog de tanta distancia ao lado de outras pessoas daí é que vejo como minha cidade continua sendo vitima. Eu e meus filhos nao temos vontade de voltar e ficar dependendo de prefietura e sofrendo pressao para seguir a ou b rosdao. Seu blog é um conforto e uma luz mostrando caminho de lucidês por que nos jornais é so oba oba e noticinhas de agrado. Essa foto e seu texto deveriam ser distribuidos por toda aciddade depois da enchente eé um alerta. Do seu letior fiel,
Prezado Carlos.
Será que Totó vota?
É esperar muito de um político que tenha noção do ridículo, mas as duas aí, sinceramente… Pobre povo mossoroense!
Se essa canoa virar aumenta a poluição do rio.
Desculpe-me do trocadilho, envergonha-me Mossoró, que já teve como sempre. A terra que já teve um gonvernante “Rosado”, já que depois disso, nunca mais tivemos nem teremos graças à Deus. Vão simbora carniças!!!!!!!!!!
Dizem que todo povo tem o gonverno que mereçe, Não é verdade não, todo povo tem o gonverno de quem recebe dinheiro. Quantos “DAS” temos????????????
O Ministério Público???????????
SILENTE!!!!!!!!!!!
O TCU?????
Silente?????
Cadeia nesses bandidos!!!!!!!!!!!!!
Pensei que era somente eu em Mossoró que achava que tinhamos uma senhora senadora D E M A G O G A !!!!!!!!!!!!!!!!!!!!
Nessa “canoa”não cabe mais Cláudia Regina.Será outra passageira.
Parabéns pelo texto. Excelente.
Por que será que o pobre o Totó está com o rabo entre as pernas? com medo do que estas senhoras são capazes de fazer com ele, ou com vergonha do mico que está pagando, de estar junto com elas????
Que pena q essa canoa no era no bairro quixaberinha, que fica com a situação muito parecida com essa, pois teriamos tirado o pobre cachorro e virado a canoa com elas duas dentro.