Como ex-gerente de Saúde em Mossoró, gostaria de esclarecer a situação do projeto SAMU Regional, que estava sendo capitaneado ano passado pelo Governo do estado, em parceria com os municípios da nossa região.
Seria um Consórcio Público através do qual o Estado entraria com 60% do custeio e os outros 40% seria arcado pelos municípios. A implantação e aquisição de equipamentos seria toda de responsabilidade dos governos federal e estadual.
Foi criado o consórcio com a adesão de cerca de 80% dos municípios do Rio Grande do Norte. Em seguida foi realizado processo seletivo específico para contratação dos profissionais que iriam trabalhar para o consórcio já referido, tendo sido publicada a respectiva lista de aprovados.
No entanto, ao assumir o governo e encontrado tantas dificuldades financeiras já mostradas na mídia, o Estado do Rio Grande do Norte retirou-se do consórcio, não concordando obviamente com os termos leoninos da sua constituição e custeio, posto que o obrigava a arcar com ônus financeiro altíssimo.
É prudente salientar que hoje sou mera cidadã defensora do Sistema Ùnico de Saúde, e como tal tenho convicção de que Dra. Rosalba Ciarlini (DEM) já está dando os passos certos na direção de resolver o problema da urgência e emergência em nosso Estado, de forma responsável e exequível.
Quanto aos profissionais que foram selecionados, o foram na dependência da existência do consórcio, sendo a sua contratação vinculada ao fato do mesmo existir.
Jacqueline Amaral – Secretária Municipal do Planejamento de Mossoró.
Nota do Blog – Obrigado pelos esclarecimentos, secretária. O Webleitor Políbio Pedrosa, que pediu esclarecimentos quanto ao assunto, além de tantos outros, lhe agradecem pela fidalguia.
Veja AQUI o post que originou esse pronunciamento da secretária.
O que nao foi explicado é a quem devemos cobrar os gastos e restituiçao dos documentos,todos eles autenticados em cartório.Os prejudicados fomos nós incritos.
gostaria de sabe se esse concurso vai chama o pessoal aprovado ou nao,e como vai fica o serviço sem esse pessoal aprovado esperamos todos ser chamado, outra coisa e os gastos dos aprovado com documentos etc…
Só acrediro que o Estado está qyubrado,, quando for aberto o portal que mostra a vida financeira do Rn.O resto é lorota de incompetentes.
gostaria de sabero q/ jaclinne amaral sabe a respeito,se quando ela foi secretaria da saùde nao consegui nem resolve os problema do municipio,noa entende nada de saùde,quero sabe se a governadora vai ou nao vai coloca este pessoal p/ trabalhar.pois eu acredito muito no potencial dela e sei q/ ela vai resolver.