A Secretaria Estadual da Saúde Pública (SESAP) emite nota comentando o fim da greve dos servidores da Saúde. Para a Sesap, houve bom senso.
Diante do anúncio da decisão do Sindicato dos Servidores da Saúde (Sindsaúde) em suspender a greve iniciada na última segunda-feira (8), a Secretaria de Estado de Saúde Pública (Sesap) avalia que na decisão prevaleceu o bom senso e terá como principal beneficiário o usuário da rede estadual de saúde pública. Para a Secretaria, a atitude demonstra que a Sesap estava correta em defender, desde o inÃcio, que não havia razoabilidade para greve e que uma paralisação, neste momento de dificuldades financeiras vivenciadas pelo Estado, viria penalizar exclusivamente o usuário do SUS.
A Sesap ressalta que a garantia da assistência ao usuário sempre foi sua prioridade e espera que a atitude do sindicato reflita o reconhecimento da disposição efetiva e do compromisso da gestão pelos interesses da coletividade.
A Secretaria garante que sempre esteve aberta ao diálogo e que a interrupção deste mecanismo se deu por opção do Sindicato quando este decidiu pelo movimento paradista.
Medidas adotadas
A Sesap reafirma que permanecerá empreendendo esforços para melhorar as condições de trabalho do servidor da saúde e assistência ao cidadão e que todas as medidas adotadas são respaldadas nas constantes recomendações expedidas por órgãos fiscalizadores, como forma de controle externo realizado pelo Ministério Público e do Tribunal de Contas do Estado, seguindo estrita observância aos princÃpios basilares que fundamentam a Administração Pública.
Quanto à  manutenção da paralisação na Unidade Central de Agentes Terapêuticos (Unicat), a Sesap mantém o mesmo posicionamento quanto à s possÃveis faltas de servidores para participarem do movimento. A Secretaria continuará supervisionando o ponto eletrônico e aqueles que se ausentarem do trabalho terão descontados os dias faltosos. Quanto aos possÃveis prejuÃzos causados à população, em função da manutenção do movimento na Unicat, serão coibidos com medidas administrativas cabÃveis.
A Secretaria acredita que por meio deste entendimento e da coalizão de esforços será possÃvel a construção de um cenário mais promissor para a saúde pública do RN, num futuro próximo.
Faça um Comentário