O médico e secretário estadual da Saúde Pública, Domício Arruda, utilizou-se de seu endereço no Twitter para falar diretamente à sociedade mossoroense, sobre o Hospital Regional Tarcísio Maia (HRTM). Ao mesmo tempo, dirigiu-se a médicos desse hospital.
Suas palavras revelam como têm sido difícil o relacionamento entre Estado e médicos, com claro prejuízo à população que precisa desse hospital de referência funcionando a pleno vapor.
Veja só as palavras de Domício:
– AVISO AOS MÉDICOS DO HRTM: Confirmo depósito de 428 mil reais conta PMM para pagamento de plantões extra (Janeiro de 2012).
– INFORMAÇÃO AOS MÉDICOS DO HRTM: Compensação da conta SESAP do Banco do Brasil para PMM da Caixa Econômica leva dois dias úteis.
– LEMBRETE AOS MÉDICOS DO HRTM: Nenhum plano de saúde que eu conheça, paga honorários quinze dias após o final do mês trabalhado.
– APELO AOS MÉDICOS DO HRTM: Não faltem aos plantões alegando “atraso de pagamento”. 15 dias após mês trabalhado é mais que razoável.
– NOTICIA PARA A POPULAÇÃO DE MOSSORÓ: Um médico faltou ao plantão hoje por ” atraso no pagamento” dos plantões de Janeiro.
– ALERTA À POPULAÇÃO DE MOSSORÓ: Médicos do Tarcísio Maia ameaçam não cumprir plantões no carnaval apesar do pagamento já estar no banco.
– Ministério não fez a transferência mas o Governo Estadual fez. Isso não é só incompreensão É aquilo mesmo que você está pensando. Médico.
Domício Arruda apresenta-se com esse perfil no Twitter: Urologista em disponibilidade. Secretário Estadual da Saúde do RN em regime de dedicação exclusiva por tempo indeterminado.
Nota do Blog – O Estado, cumprindo seu papel, deve ser mais rigoroso na relação com seus servidores. E deve, por exemplo, dar nome aos “bois”. Quem são os faltosos? Quem está sendo negligente em seu papel como servidor e médico?
Algumas arguições suscitadas pelo Secretário de Saúde subsidiam uma AÇÃO POR DESÍDIA ADMINISTRATIVA contra o governo do estado e sua Secretaria de Saúde, a ser ajuizada pelo Representante do Parquet . Quanta desídia!.
A César o que é de César…
Pera aí,
vamos combinar sobre uma coisa? Nesse período boa parte de nossa prestimosa classe médica se encontra veraneando por esse extenso litoral potiguar. Qualquer motivo é motivo para a ausência. Se tiver uma boa motivação, fica melhor ainda. O secretário parece ter atuado no sentido de não dar motivações, pelo menos financeiras. Agora é, conforme diz o blog, cumprir com o papel de fiscalizar.
Mas tal ato implica em ação trabalhosa e desgastante, inclusive do ponto de vista pessoal, porque provelmente alguns colegas estarão em justificado repouso no período…Além de tudo abre um precedente perigoso para a classe médica, nada corporativa, como sabemos…
A medida se realizada, e realizada seriamente, teria um significativo impacto prático, moralizador. E aí secrretário, vai encarar?
Existe real desconfiança sobre as verdades vindas da SESAP, na pessoa do séc Domicio. Foi muito tempo de enganação, ainda é tempo de muito desconforto em se trabalhar em condições péssimas em que Pacientes se aglomeram em macas em frente aos consultórios , fazendo corredor de enfermaria. Médicos em repouso sujo, falta de recurso humano, hospital sucateado, e sem vagas. Isto não encoraja ninguém a trabalhar, alêm de não ter nenhuma garantia que vai receber, pois não há contratos.
Isso nao è papel DE SECRETÁRIO E SIM MOLEQUE DE RECADO.quem te viu e quem te vê.