Mossoró vive uma campanha incomum este ano. Muitas situações atÃpicas estão ocorrendo e outras tantas estão em marcha. Um exemplo? Seis dos atuais 21 vereadores já desistiram de concorrer à reeleição, um número nunca antes visto.

Gilberto Diógenes, Alex Moacir, Maria das Malhas, Sandra Rosado e João Gentil não concorrem (Fotomontagem: BSV)
Com a desistência anunciada nesse sábado (10) de EmÃlio Ferreira (PP), da bancada governista, vai se formando tendência também de renovação expressiva no legislativo. Do total de seis, três são governistas, um de oposição e outro se apresentava como “independente” (João Gentil), mas seu partido dá apoio ao projeto de reeleição da prefeita Rosalba Ciarlini (PP).
Veja quem já desistiu além de Emilio Ferreira:
1) João Gentil (Rede): ele disse que, por questões pessoais, não vai disputar à reeleição. A meta do partido, que apresenta nominata de 26 candidatos, é manter uma cadeira na Câmara Municipal;
2) Gilberto Diógenes (PT): não será candidato por questões pessoais. Apoia o nome da sindicalista Marleide Cunha à Câmara Municipal;
3) Alex Moacir (PP): lÃder do governo Rosalba (PP), Moacir está inelegÃvel. Teve condenação mantida em segunda instância por desvios de recursos na Fundação Vingt Rosado;
4) Maria das Malhas (PP): não será candidata à reeleição por questões de saúde. O neto Lucas das Malhas (MDB) é o nome da famÃlia à Câmara.
5) Sandra Rosado (PSDB): abriu mão de sua candidatura à reeleição e avisou que o nome do grupo ao Legislativo é a ex-deputada estadual Larissa Rosado (PSDB). Até então, a estratégia era emplacar Larissa como vice de Rosalba. Não deu certo.
Nota do Blog – Avisamos no dia 15 de setembro que o partido da prefeita Rosalba Ciarlini poderia ter mais desistência (veja AQUI), o que se confirmou hoje. A conta pode ter mais gente.
* INSCREVA-SE em nosso canal no Youtube (AQUI) para avançarmos projeto jornalÃstico.
Acompanhe o Blog Carlos Santos pelo Twitter AQUI, Instagram AQUI, Facebook AQUI e Youtube AQUI.
Na verdade, foram compelidos. Por questões pessoais, de saúde, jurÃdicas e abnegação. Entendo como desistência, a de Sandra, abnegação, em nome da filha, em gesto grandioso de mãe.
Antes do dia 26 este número chega a sete. Ou mais.
Em seis é que não fica.