terça-feira - 09/11/2021 - 13:52h
Mossoró

Sem pagar administradora, Governo do RN pode ter aeroporto fechado

Empresa atua desde 2018 em Mossoró (Foto ilustrativa)

Empresa atua desde 2018 em Mossoró (Foto ilustrativa)

Por Vonúvio Praxedes (Do Blog Diário Político) e Blog Carlos Santos

A empresa Infraestrutura em Controle do Espaço Aéreo e Aeroportos (INFRACEA), com sede em Brasília, que administra o Aeroporto Dix-Sept Rosado em Mossoró, poderá suspender suas atividades a partir desta quinta-feira, dia 11 de novembro.

Caso a Infracea paralise seus serviços, os voos da Azul Linhas Aéreas serão interrompidos por tempo indeterminado. É a única empresa que opera nesse aeródromo, com voos diários.

A informação que o jornalismo TCM teve acesso é que a medida tem a ver com a falta de repasses de até três meses do Governo do Estado. O valor da dívida pode passar de 470 mil reais.

O aeroporto responsabilidade pública do Departamento de Estradas e Rodagem do RN (DER/RN).

O outro lado

O Governo do RN pronuncia-se em Nota Oficial sobre o assunto, estranhando a postura da empresa, mas admitindo o débito:

O Governo do Estado do Rio Grande do Norte, através do Departamento de Estradas de Rodagem, recebe com surpresa a notícia de possibilidade de encerramento das atividades da empresa INFRACEA, responsável pela administração do Aeroporto Dix-Sept Rosado, na cidade de Mossoró, sem qualquer aviso prévio, posto que, em face da necessidade de definição de valores devidos por ambas as partes, diversas providências têm sido encaminhadas, estando sendo tratadas todas as questões identificadas.

O Governo do Estado esclarece ainda que já providenciou a quitação da parcela correspondente ao mês de setembro, enquanto que a parcela do mês de outubro se dará até o final do presente mês, conforme estabelecido em contrato, assim como aquelas relacionadas ao reajustamento contratual, o que ocorrerá nos próximos dias, razão pela qual espera o adequado posicionamento da citada empresa.

História

A Infracea substituiu o DER/RN em junho de 2018 (veja AQUI) na gestão do Dix-sept Rosado. Antes, quem estava nesse papel era a Consultoria e Administração Aeroportuária EIRELLI-ME (CONSULTEAR), grupo também privado.

Os voos comerciais no aeroporto foram retomados no dia 13 de junho do mesmo ano, com alta demanda da empresa que passou a explorar o serviço, a Azul Linhas Aéreas. A iniciativa foi do Governo Robinson Faria (PSD).

A gestão Fátima Bezerra (PT) publicou no Diário Oficial do Estado (DOE), em julho de 2019, o Primeiro Termo Aditivo ao Contrato de Prestação de Serviços n.º 001/2018-PJ – veja AQUI, favorecendo a Infracea.

Falta cumprir sua parte nos compromissos.

Saiba mais sobre a Infracea clicando AQUI.

Acompanhe o Canal BCS (Blog Carlos Santos) pelo Twitter AQUI, Instagram AQUI, Facebook AQUI e Youtube AQUI.

Compartilhe:
Categoria(s): Administração Pública / Gerais

Comentários

  1. Lair Solano Vale diz:

    Se não fosse o dinheiro de Brasília e o aumento dos combustíveis ( mais e mais ICMS) até o nosso salário não estaria em dia.
    O Desgoverno tá se tornando caloteiro.
    Triste realidade. Tá na hora de mandar FB de volta para casa dela lá na Paraíba.

  2. Raniele Alves diz:

    Carlos !
    Esse desgoverno de Maria Fátima Silva Bezerra não têm limites, prende polícias no exercício do seu dever, mantém as estradas estaduais em péssimas condições, os hospitais estaduais são um Caos morrendo pessoas nas portas sem atendimentos , a Economia em frangalhos, as escolas em péssimas condições, ela só tá falando que vai colocar os salários em dias , coisa que é obrigação dela.
    E ainda têm gente torcendo pra ela ficar mais quatro anos, vai ser uma tortura tal qual o desgoverno de Jair Messias.

  3. Naide Maria Rosado de Souza diz:

    Diante da importância do fato, risco de fechamento de uma importante porta de acesso à cidade, que o governo pague o que é devido e, depois, venha se explicar. Somos todos ouvidos.

Faça um Comentário

*


Current day month ye@r *

Home | Quem Somos | Regras | Opinião | Especial | Favoritos | Histórico | Fale Conosco
© Copyright 2011 - 2025. Todos os Direitos Reservados.